Última atualização: 21 de janeiro de 2023
Se você está sonhando em fazer as malas e partir pro outro lado do Oceano em busca de melhores oportunidades seja bem vindo! Este artigo é exatamente para você: aqui você vai encontrar informações úteis e práticas sobre trabalho na Italia: quais os documentos necessários, como fazer para encontrar um trabalho, como funcionam os contratos, qual o salário médio e mais. Como essa é uma comunidade para brasileiros, dicas de outros leitores que já trabalharam na Italia também são muito bem vindas!
Índice
O que é necessário para trabalhar legalmente na Italia?
Se você for um cidadão da comunidade européia, mas não tiver cidadania italiana, não será necessário um pedido oficial para morar ou trabalhar na Italia, embora seja necessário fazer o pedido de um permesso di soggiorno. Neste caso, mesmo que você ainda não tenha um trabalho, é possível morar na Italia por um período de tempo suficiente para encontrar um trabalho. No entanto, não importa quanto tempo você demora para encontrar o trabalho, não podem pedir para você deixar a Italia se você conseguir comprovar que está seriamente procurando trabalho e que existe uma boa probabilidade de conseguir um (por exemplo, se tem agendada entrevistas de trabalho). Em algumas circunstâncias, se você recebe o salário desemprego em um país da União Européia, é possível continuar a receber esse benefício na Italia por um período de até 3 meses. Para tornar isso possível é necessário contactar as autoridades do país que paga esse benefício. Os cidadãos da UE que visitam a Italia com a intenção de encontrar um trabalho devem procurar o “Ufficio Stranieri” da Questura dentro de 8 dias da chegada na Italia, para obter um recibo da autorização de permanecer na Italia por 3 meses enquanto se está em busca de emprego. Uma vez que você encontra trabalho, é necessário levar o recibo acompanhado de uma carta do seu “datore di lavoro”(empregador) confirmando o seu trabalho para então obter um “permesso di soggiorno”. Além disso é necessário fazer o pedido para o “permesso di lavoro” que será válido apenas enquanto você estiver empregado.
Se você é um cidadão que não faz parte da comunidade européia (por ex. brasileiro), você precisa de um visto, que pode ser pedido na Embaixada Italiana do país onde você é residente. Existem diversos tipos de visto:
- “visto per motivi di studio” : a validade equivale a duração do curso e pode ser renovada anualmente até o final do curso previsto. Com este visto é possível trabalhar part time, com um contrato de trabalho que não supere as 20 horas semanais.
- “ricongiungimento familiare”: pode ser pedido pelo estrangeiro que soggiorna regularmente na Italia e que seja titular de uma “carta di soggiorno” ou de um “permesso di soggiorno per lavoro subordinato, per lavoro autonomo, per asilo, per studio, per motivi familiari o per motivi religiosi” com duração não inferior a 1 ano.
- “visto d’ingresso per motivi di lavoro” (visto de ingresso por razões de trabalho), que você deve obter diretamente no seu país de origem ou residência (ou seja, no Brasil). Esse tipo de visto é possível para lavoro “subordinato“, lavoro “autonomo” e lavoro “stagionale“.
Para iniciar uma relação de trabalho subordinato a tempo indeterminato, determinato o stagionale o seu “datore di lavoro” (empregador), seja ele italiano ou estrangeiro regularmente soggiornante, deve apresentar uma “specifica richiesta nominativa di nulla osta presso lo Sportello unico competente per il luogo in cui l’attività lavorativa dovrà effetuarsi”.
Para exercitar uma attività non occasionale di lavoro autonomo, industriale, professionale, artigianale o commerciale ou para constituir uma società di capitali o di persone o accedere a cariche societarie é necessário possuir os requisitos morais e profissionais pedidos pela lei aos cidadãos italianos para o exercício de cada uma das atividades e pedir o visto de ingresso no órgão de representação diplomática competente.
Se você já está na Italia e já tem um permesso di soggiorno por outros motivos é possível trabalhar legalmente na Italia, para isso você deve pedir na Questura competente a conversão do seu “titolo di soggiorno”.
Fonte das informações: Ministero dell’Interno.
Como encontrar um trabalho na Italia do Brasil?
O melhor modo de encontrar um trabalho morando ainda no Brasil é através da referência de amigos e conhecidos. O que acontece se você não tem nenhum amigo que more na Italia? Bem, foi exatamente para isso que foi criada a comunidade Trabalho na Italia: para você ter a oportunidade de encontrar outras pessoas na mesma situação que você ou que moram na Italia e podem dar conselhos úteis.
Fique ligado sempre nas vagas abertas que divulgamos.
É recomendável também criar um perfil no Linkedin que é um social network muito utilizado na Italia pelas empresas.
Leitura recomendada: Como usar o Linkedin para conseguir trabalho
Uma outra alternativa é preparar um Curriculum Vitae em italiano e sair distribuindo pela internet. Mas atenção: distribua os CV com critério para não perder o seu tempo e o de quem o recebe. Faça uma seleção de empresas italianas onde gostaria de trabalhar, procure a seção “Lavora con noi” no site, veja se tem vagas abertas ou se é possível fazer uma candidatura espontânea. Deixe a preguiça de lado porque já diz o ditado, procurar trabalho é já um trabalho! Mas atenção: seja gentil e humilde.
Como encontrar um trabalho na Italia já na estando na Italia?
Se você já mora na Italia teoricamente as coisas são mais fáceis porque você já terá os documentos que autorizam que você trabalhe legalmente. Além disso, se o empregador estiver precisando de alguém para cobrir uma vaga amanhã você já está aqui.
As agências de emprego são uma ótima alternativa, conheço diversas pessoas que já arrumaram trabalho temporário através delas (algumas vezes o trabalho temporário acabou virando definitivo!). Em geral, antes da vaga ser sua você participa de uma série de entrevistas em grupo e individual.
Você pode encontrar uma lista com as melhores agências de emprego da Italia aqui.
Uma outra boa idéia para professionais é visitar as feiras do setor. Por exemplo: se você trabalha com comunicação, participe de feiras, palestras e eventos sobre comunicação. Ou se você faz comunicação de moda, todas as feiras e eventos relacionados ao mundo da moda. Tenha o seu portfolio / site sempre a mão, troque e-mail/facebook/twitter, informe-se sobre as tendências e como você poderia se inserir no mercado. Leia jornais, sites, blogs, informe-se sobre o que acontece ao seu redor, participe, seja ativo!
Se você está mais preocupado em arranjar um trabalho qualquer para pagar as contas e a carreira pode esperar, imprima diversos CV com foto e saia distribuindo em lojas, bares, hotéis. Falar inglês é um ótimo diferencial, especialmente em cidades turísticas (e na Itália são muitas!). Boa sorte!
Quanto ganha em média um trabalhador na Italia?
A Italia é um país complicado, cheio de regras e burocracia então essa é uma resposta longa e complexa.
Itália é um país que preza a igualdade
Isso significa que todo mundo tende a ganhar mais ou menos a mesma coisa ou que pelo menos a faixa de renda não tem uma variação tão grande quanto no Brasil. Um pedreiro que trabalha em feriados e domingos e tem 4 filhos mais esposa desempregada pode chegar a ter um salário melhor do que um funcionário administrativo sem filhos e solteiro, por exemplo. Embora a desigualdade esteja aumentando nos últimos anos, parta com essa informação como base para você imigrante recém-chegado.
Falando sempre do ponto de vista de quem respeita as leis e trabalha com contratos ou licenças regulares, se você ganhar pouco o governo tende a “complementar a sua renda” para que você tenha o mínimo necessário para viver. Se você ganhar muito vai pagar muitos impostos e é como se trabalhasse para o Estado (pode chegar a pagar 70% do que ganha para o governo em taxas e impostos diretos ou indiretos). Isso significa que nem sempre trabalhar mais horas vai te dar uma renda maior no final do ano.
Outra coisa importante a se saber é que o governo fornece serviços como escola e saúde com uma qualidade razoável (em alguns estados excelentes em outros menos…) de acordo com a sua renda (gratuito para os mais pobres, com tickets mais baixos ou mais altos de acordo com a renda, mas em geral sempre acessíveis). Obviamente me refiro a renda que você declara na Italia, depois de 1-2 anos que estiver morando e trabalhando legalmente no país.
Qual a renda média italiana por ano (dados oficiais)
Abaixo você pode conferir uma tabela com os dados médios das famílias fornecido pelo I.stat relativo ao REDDITO NETTO ano 2017 (lembrando que o I.stat é o banco de dados produzido pelo instituto nacional de estatística da Italia, ou seja são dados oficiais).
Ou seja, uma família com 1 pessoa no núcleo familiar teve uma renda líquida de Euro 21.242 por ANO (em 2017). Já uma família com o mesmo contrato como “dipendente” composta de 4 pessoas no núcleo familiar teve uma renda líquida de Euro 43.044,00 por ANO (em 2017). Existem variações de acordo com a área da Italia (no sul e ilhas os salários são mais baixos).
A enorme variedade de contratos de trabalho
Antigamente a Italia era conhecida por ser um país onde os trabalhadores tinham direito a muitos benefícios como férias pagas, direito a período de ausência por doença e gravidez remunerado, aposentadoria digna, 13º salário (e eventualmente também 14º!) e estabilidade no trabalho, o que na prática significava que você dificilmente poderia ser demitido, mais ou menos como acontece com os servidores públicos no Brasil, no entanto esse tipo de contrato era comum seja na esfera pública como privada.
As coisas estão mudando. Os famosos “Contratto a Tempo Indeterminato” são raros de encontrar. Hoje em dia, o normal é que as empresas contratem pessoas com contratos sem nenhum benefício: nem férias, nem direito a período de ausência por doença, a aposentadoria é 1/3 do que era, e esqueça 13º, o que dirá 14º! Tem uma data de início e fim. O valor do salário ao mês é praticamente igual ao que recebia um trabalhador com o Contratto a Tempo Indeterminato, mas os benefícios que a empresa antigamente pagava ao INPS para cobrir aposentadoria/gravidez/doença não chegam nem a metade do que eram.
Para tentar explicar melhor a situação: um funcionário que ganha Euro 1000,00 por mês netti (líquido) com um contratto a tempo indeterminato ganha muito mais do que uma pessoa que ganha os mesmos Euro 1000,00 com uma Partita Iva.
Isso porque no caso da Partita Iva, ao receber os Euro 1000,00 do seu empregador/cliente você terá que pagar os relativos impostos depois (e esse valor a ser descontado pode variar de acordo com o setor, idade e tipo de partita Iva…). Já no caso do contratto a tempo indeterminado geralmente após os Euro 1000,00 você não paga outros impostos e ainda tem outros benefícios na hora da declaração de renda se fica abaixo de um certo valor.
Leve em conta também que com um salário de 1000 euros você vive apertadíssimo, fazendo conta quando vai no supermercado. Aqui o custo de vida é alto, ainda mais em grandes cidades como Florença, Milão ou Roma.
O aluguel de um apartamento pode superar os 600 euros ao mês, você ainda tem que comer, pagar aquecimento (aqui existe inverno!), luz, água, condomínio. A Italia é conhecida como um país onde se tem uma qualidade de vida digna, não um país para ficar rico. Não se iluda!
Mas se por acaso você for a exceção e conseguir ficar rico na Italia? Venha contar para a gente aqui o que fez, o site terá todo prazer em compartilhar a sua história! E se tiver vagas de trabalho a oferecer para brasileiros compartilhe aqui gratuitamente.
Leia: Quem são os 46 bilionários italianos na lista dos mais ricos do mundo da Forbes
O que acontece se eu trabalhar ilegalmente (sem contrato)?
Trabalhar ilegal é a maior furada porque você não está amparado pela lei. Isso significa, por exemplo, que se o seu empregador resolver não pagar o seu salário depois de 1 mês de trabalho, ele não paga e ponto. Você não tem para quem reclamar porque oficialmente não está trabalhando.
Se acontecer algum acidente no trabalho você também não está amparado. Em geral quem trabalha sem contrato trabalha mais horas e ganha menos do que um trabalhador com contrato.
Além disso, você não terá nenhum documento para comprovar a sua renda caso decida fazer uma compra ou financiamento. Enfim, é fria!
Vale a pena ir para a Italia neste momento?
A Italia passou por uma fase desafiadora nos últimos anos: primeiro foi o coronavírus em 2020 com o primeiro lockdown de massa.
Depois quando a situação parecia estar se normalizando, as fronteiras da Italia foram reabertas para o mundo (inclusive para o Brasil), mal deu tempo de reestabilizar as coisas e veio a guerra da Ucrânia. E como consequência: inflação, preço do combustível e eletricidade altíssimo.
Em 2023 a gente sente por aqui uma grande vontade de vida, de voltar a rotina, viagens, normalidade.
No ano passado muitas empresas turísticas, como hotéis, restaurantes e beach clubs reclamavam que não encontravam trabalhadores. De um lado a gente sabe que os salários pagos eram baixos e geralmente duram poucos meses, o tempo de uma estação turística de verão ou de inverno. Então muitos trabalhadores preferiam manter os benefícios dos subsídios do que voltar a trabalhar e perdê-los. As leis na Italia são estranhas assim. Nem sempre incentivam a produção e o trabalho.
Vamos ver se o ano de 2023 traz um pouco mais de estabilidade de forma que a gente possa voltar a programar o nosso dia-a-dia a médio prazo.
Se você deve arrumar as malas no Brasil, largar tudo e vir para Italia? Cada caso é um caso. Faça uma lista do que você tem a perder largando o Brasil e do que você tem a ganhar morando na Italia. E se vier, quando as coisas ficarem difíceis por aqui, releia a sua lista. Se quiser pode compartilhá-la aqui na seção de comentários para a gente palpitar.
Aprenda italiano: você não precisa ter dinheiro para isso, mas deve ter muita dedicação. Não perca as dicas para estudar italiano por conta própria.
Além disso recomendo que troque idéias com outros brasileiros que já estão aqui, a conversa pode ajudar você a ter uma visão mais “real” do que significa viver e trabalhar na Italia. Boa sorte!
Já trabalhou na Italia? Conte sua experiência aqui pra gente!
—————-
Crédito das Imagens : ler- Cristiano de Jesus; luneta – Aoleques; lente – Bernardo Borghetti, dinheiro – Christian Santinon; contrato – thinkpanama; choro – Emiliano; malas – heather champ
Deixe um comentário