Transforme seus sonhos em projetos. Coloque seus projetos em prática.

Quem nunca se pegou sonhando… com um corpo novo, uma vida nova, um novo trabalho, uma nova viagem. Sonhar é bom, nos faz sentir bem, mas realizar sonhos é ainda mais gratificante. O objetivo deste artigo é ajudar você a começar. Um passo por vez.

Como realizar sonhos

O primeiro passo para realizar sonhos é transformá-los em projetos. Invés de falar: “eu sonho com uma viagem para a Italia” você deve criar um projeto: “Em 2024 eu vou viajar para a Italia”.

A diferença entre um sonho e um projeto é que o projeto tem uma “data de entrega”, um prazo para ser realizado.

É claro que você deve tentar ser o mais realista possível. Se você começa do zero não pode colocar este prazo para amanhã.

Se você está pesando 90 quilos e quer chegar a 60, sabe que não é realístico pensar que daqui 1 semana terá perdido 30 quilos. Existem até métodos que podem fazer você perder 10 quilos em 10 dias, mas muito provavelmente os resultados alcançados rapidamente poderão ser perdidos rapidamente também, se não houver um projeto para mantê-los.

Criar um projeto com prazo para ser realizado

O prazo de realização é importantíssimo para que o seu sonho se transforme em um projeto. Mas quanto tempo é necessário para transformar um sonho em realidade?

É aqui que começa o trabalho de elaboração do projeto. Ao criar o projeto você deve começar a desmembrá-lo, quem sabe indo do final até o começo.

Transforme seus sonhos em projetos. Coloque seus projetos em prática.

Os detalhes que vão fazer o seu sonho se transformar em um projeto

Por exemplo: “Eu quero ir para a Italia”. O que eu preciso para ir para a Italia?

Em primeiro lugar precisa decidir quanto tempo vai querer ficar na Italia.

É uma viagem de férias? Uma viagem para estudar por um prazo determinado? Uma viagem para reconhecer a cidadania italiana? Uma viagem para morar na Italia para sempre?

Se for para passar férias você pode decidir o tempo: por exemplo tenho 15 dias de férias.

O passo seguinte é verificar o que é preciso para uma viagem de 2-3 semanas. Você vai precisar de uma passagem aérea para começar. Quanto custa uma passagem da sua cidade até a Italia? Pesquise preços, coloque no papel ou em uma planilha de cálculos.

Depois você vai precisar decidir o que gostaria de ver. Se ainda não tem ideia, comece a consultar roteiros de viagem. Felizmente existem várias opções online bastante detalhadas. Por exemplo aqui tem um roteiro de viagem para a Italia de 15 dias indicado para quem vai para a Italia pela primeira vez.

Com base neste roteiro levante os custos necessários com hospedagem, deslocamento entre as cidades, melhores opções de meio de transporte, gastos com alimentação, passeios, etc.

Quando você tiver uma noção de custo para realização do seu projeto poderá passar para a fase seguinte.

A mesma coisa vale para quem quer estudar na Italia. Primeiro você precisa saber o que quer estudar na Italia? Quer apenas estudar italiano? Quer fazer universidade na Italia? Um curso de especialização? Quais são as escolas que tem este tipo de curso? Quanto dura o curso? Quanto custa o curso? Quanto custa hospedagem próximo ao local do curso? Alimentação?

Leia também: Quais são as universidades italianas entre as melhores do mundo – Ranking 2022

Se você quer trabalhar na Italia, com o que gostaria de trabalhar? Pesquise como é a sua profissão na Italia, como são os salários, quais são as empresas que oferecem oportunidades nesta área de atuação.

Vale a pena aceitar qualquer trabalho na Italia para começar uma nova vida? Já fiz esta reflexão aqui no site em 2011 e acho que ela continua válida até hoje. Leia aqui.

Se o projeto for morar em outro país, seja otimista, mas sem perder o bom senso. Informe-se sobre os golpes do emprego fácil.

Não pense que qualquer coisa nova é melhor do que o que você já tem, as mudanças sempre vem com pontos positivos e negativos.

Prepare-se lendo a experiência e opinião de pessoas que já passaram pela situação que você quer viver, mas lembre-se que é só uma das experiências possíveis. E que todo mundo muda de ideia.

Leia por exemplo “O que eu mais gosto e o que eu menos gosto da Italia (depois de 15 anos morando na Toscana)“, texto que escrevi em 2020 e que ainda concordo (embora a situação da saúde na Toscana tenha piorado muito nos últimos dois anos, com listas de espera demoradíssimas para tratamentos e exames).

Os custos de realização do projeto / sonho

Quando você começa a colocar o seu sonho no papel e o transforma em um projeto, ele começa a ter várias etapas e para cada etapa você pode começar a fazer um levantamento de custos.

Saber quanto custa realizar o seu sonho é fundamental para poder passar ao passo sucessivo.

Como obter o dinheiro para realizar o seu projeto?

De repente se o seu sonho é simplesmente uma viagem de férias para a Italia você pode chegar a conclusão que basta economizar uma certa soma do seu salário por mês e em 12 meses ou 24 meses você poderá fazer a sua viagem.

Pode ser também que você perceba que mesmo que trabalhe o dobro, suas entradas são tão baixas que não são suficientes para chegar no valor necessário para realizar o seu projeto.

É necessário então repensar a situação.

Como você pode obter uma renda extra? Que tipo de trabalho você poderia fazer para obter dinheiro suficiente para realizar o seu projeto? Existem métodos alternativos para realizar o projeto?

De repente você pode decidir começar a estudar criptomoedas e quem sabe aprender a fazer trade de Bitcoin para ganhar uma renda extra.

Aqui no Trabalho na Italia também damos dica de como ganhar dinheiro na Italia para quem mora ou pretende morar na Italia.

Depois que decidir optar por uma forma de renda extra comece a agir para obtê-la.

Coloque seus projetos em prática

A ação é fundamental. Comece a agir na direção da realização do seu projeto, do seu sonho. Como diz a propaganda da Nike “Just do it”, simplesmente faça.

Não se prenda ao perfeccionismo, esperando a situação ideal. Saiba que você poderá cometer erros no caminho, mas esses erros depois te levarão aos acertos. O importante é seguir na direção da realização do seu projeto.

“Il modo migliore per fare una cosa è farla.”, ou seja, “a melhor maneira de fazer uma coisa é agir”

Um passo por vez. Pode ser que você leve mais tempo do que o necessário. Mas ao começar a obter resultados é provável que se sentirá cada vez melhor e mais seguro de poder fazer e acontecer.

Não existem garantias de sucesso, mas se você não começar a agir hoje as chances de fracasso são muito maiores.

Vamos lá, vamos transformar sonhos em projetos e vamos realizar nossos projetos. É uma sensação maravilhosa olhar para trás e poder ver tudo o que fizemos de interessante.


E você, qual o seu sonho? Já começou a transformar seus sonhos em projetos?

Barbara Bueno
Barbara Buenohttps://barbarabueno.com
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o site BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...) e obteve habilitação como assistente turística na Italia. Hoje voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever!

Artigos mais recentes

Sugestão de Leitura:

COMENTE ABAIXO:

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui