Emprego fácil na Italia? Cuidado para não cair neste golpe!

Muita gente está a espera daquele convite de trabalho perfeito e irrecusável para se mudar amanhã para a Italia. Uma proposta de emprego fácil na Italia indicada por um amigo daquele seu conhecido que garante que você não precisa se preocupar com nada: basta se organizar e partir o mais brevemente possível.

Índice do artigo:
– Atenção a esse golpe do emprego fácil na Italia!
– As principais vítimas do tráfico de pessoas
– O que é o tráfico de pessoas
– Exemplos de golpes comuns
– “Coração Azul”: a campanha contra o tráfico de pessoas do Ministério das Relações Exteriores do Brasil
– Como evitar cair no golpe do tráfico de pessoas
– O que fazer caso você seja uma vítima de tráfico de pessoas na Italia

Atenção: todo cuidado é pouco na hora de se aventurar em um outro país, especialmente se você não conhece a língua, a cultura local e como as coisas funcionam. A gente adora um milagre, mas fique atento a propostas de emprego fácil na Italia!

Por trás de ofertas irrecusáveis pode se esconder o chamado “tráfico de pessoas”. O nome parece terrível, mas as coisas podem acontecer de forma tão natural que quando você percebe já não sabe mais como sair da tal situação dramática.

Claro, existem trabalhos honestos e boas propostas também. O objetivo desse artigo é ajudar você a conhecer o fenômeno e se prevenir, para viver a melhor experiência possível na Italia. Por isso recomendo que continue a leitura do artigo…

As principais vítimas do tráfico de pessoas

De acordo com o Relatório Global de Tráfico de pessoas publicado em 2020 pela Organização das Nações Unidas, o tráfico de pessoas acontece em todos os países e áreas e consiste principalmente no uso de pessoas para trabalho forçado, servidão doméstica, exploração sexual.

Para cada 10 vítimas detectadas globalmente, 5 são mulheres adultas e 2 são meninas. Em menor porcentagem estão homens e meninos.

O que é o tráfico de pessoas

O tráfico de pessoas consiste no “recrutamento, transporte, transferência, alojamento ou acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração. A exploração incluirá, no mínimo, a exploração da prostituição de outrem ou outras formas de exploração sexual, o trabalho ou serviços forçados, escravatura ou práticas similares à escravatura, a servidão ou a remoção de órgãos.”

Mas por que fazem o tráfico de pessoas? Os principais motivos estão ilustrados na imagem abaixo publicada pela cartilha informativa do governo brasileiro.

Recapitulando, objetivo do golpe pode ser:

  • Exploração sexual e prostituição forçadas
  • Adoção ilegal de crianças e adolescentes
  • Remoção de tecidos e órgãos humanos
  • Casamento forçado
  • Exploração de trabalho análogo ao de escravo
  • Servidão por dívida

Exemplos de golpes comuns

Aqui você vai conhecer alguns exemplos usados para tentar enganar você no momento em que você estiver mais frágil e precisando de ajuda. Os exemplos foram publicados na cartilha informativa do governo brasileiro.

1- Viagem para acompanhar o marido

Maria é esposa de José. Ele foi convidado a trabalhar no campo em uma cidadezinha da Italia. Maria o acompanhou na mudança de país. Quando chegaram no local, foi atribuído a ela o papel de cozinhar para os proprietários e limpar a sede da propriedade, mas o detalhe é que Maria não recebia qualquer remuneração por esse trabalho. Inclusive, ela era impedida de deixar o local. O dono da propriedade cobrava dívidas de alimentação e de aluguel, até usava a força para mantê-la na propriedade.

2- Proposta de trabalho garantido

Joana reside no município “A” e recebe uma proposta para mudar para outra cidade, com o objetivo de trabalhar no serviço doméstico. Joana muda de cidade. Lá, descobre que foi enganada e passa a ser obrigada a se prostituir.
Além disso, Joana tem seus documentos retidos e passa a ser impedida de voltar para casa;

3- Vou ajudar o seu filho a ter um futuro melhor

Camila é mãe e tem poucos recursos financeiros. Ela está muito assustada com a responsabilidade da maternidade. Eis que surge uma proposta levada por uma pessoa muito gentil, que diz: “Camila, o seu filho merece tudo de
melhor e tem um casal perfeito que quer muito ter um filho, mas não pode. A adoção no Brasil é muito complicada! Então, você entrega o bebê que ajeitamos tudo!”.

“Coração Azul”: a campanha contra o tráfico de pessoas do Ministério das Relações Exteriores do Brasil

O Portal Consular do Ministerio das Relações Exteriores do Brasil está fazendo uma campanha para alertar os brasileiros sobre como funciona o tráfico de pessoas e como evitá-lo.

Casos de tráfico de pessoas são extremamente graves e constituem crimes cruéis. Iludidos por promessas de uma vida fácil no exterior, muitos caem na conversa de quadrilhas especializadas e acabam sendo explorados.

Os principais conselhos do folheto de informações são o de evitar dar o seu passaporte e documentos de viagem na mão de terceiros, informar-se sobre o endereço da sua casa e o local onde irá trabalhar e manter contato com familiares e amigos.

Como evitar cair no golpe do tráfico de pessoas

Existem algumas dicas para ajudar a evitar cair no golpe:

1- Aprenda Italiano

Existem cursos gratuitos online para aprender italiano por conta própria. Ao saber se comunicar na língua do país onde deseja morar vai poder entender melhor seus direitos e deveres e vai poder se defender melhor.

2 – Tenha sempre o controle dos seus documentos

Não dê seu passaporte ou documentos de viagem para outras pessoas e tenha uma cópia sempre com você ou no seu smartphone.

3- Antes de viajar informe-se

Pesquise informações sobre a cidade (em italiano se chama Comune) onde vai morar. Todos os “Comune” italianos tem um site internet com informações sobre a cidade. Basta digitar no Google “Comune di” seguido pelo nome da cidade.

Use o Google Maps para ver detalhes via satélite do local onde vai morar. É fácil: basta digitar o endereço da sua futura residência no Google Maps, selecionar satélite e usar o zoom para aproximar.

4- Mantenha seus familiares e amigos informados sobre a sua aventura na Italia

Não desapareça: dê notícias de para onde você está indo, endereço, telefone e mantenha contato durante a sua viagem. Assim se acontecer alguma coisa eles vão saber da onde começar a te procurar e se você ficar muito tempo sem entrar em contato vão perceber que algo está errado.

Leia o artigo com as várias opções para telefonar da Italia para o Brasil.

5 – Tenha sempre um Plano B

A gente nunca sabe o que pode acontecer quando muda de país, por isso o ideal é se preparar antes de partir. Tenha um plano B, uma alternativa para o caso de imprevistos. A melhor opção é sempre ter uma reserva de dinheiro a disposição (de preferência em euros).

Ao chegar na Italia você pode abrir uma conta corrente com custo zero e ter um cartão ou usar o seu smartphone para sacar seu dinheiro ou efetuar pagamentos sempre que precisar.

O que fazer caso você seja uma vítima de tráfico de pessoas na Italia

Se você for vítima do tráfico de pessoas peça ajuda para as instituições oficiais dos governos do Brasil e/ou da Italia.

Entre em contato com o Consulado do Brasil da sua jurisdição:
– Consulado do Brasil em Roma
– Consulado do Brasil em Milão

Como foi reforçado na cartilha do governo brasileiro: “Existem casos em que a vítima de tráfico de pessoas está ciente das condições de trabalho às quais será submetida. Esse conhecimento e consentimento da situação não livra o agressor das consequências penais. Assim, se alguém se deslocar de um país para outro, tendo conhecimento de que trabalhará com prostituição e de que perderá sua liberdade no processo, ainda assim, será configurado como crime do tráfico de pessoas. O consentimento da vítima é irrelevante. Isso se dá pela condição de
vulnerabilidade social, econômica e/ou cultural em que a vítima se encontra.”

Se algum leitor tiver alguma experiência ou informação para deixar o artigo mais completo é só comentar abaixo. Se você conhece alguém que já passou por isso conte para a gente o que indica fazer nessa situação.


Artigo escrito por:
Avatar de Barbara Bueno

Publicado

em

por

Tags:

código de indicação Binance 20% de desconto taxas spot para sempre

Abra sua conta na Binance através deste link e ganhe 20% de desconto nas taxas nas negociaçes spot. Para sempre! Certifique-se que inseriu o seguinte referral id: IX4YCBJL

CARTÃO CRYPTO.COM APP REFERRAL
https://crypto.com/app/zcjm3945gg para criar sua conta Crypto.com e ganhe USD 25,00

Compre online na Loja Amazon Brasilnaitalia

Procurando um lugar onde se hospedar nos seus primeiros dias de Italia?

Utilidades

Seções do site

Os mais lidos

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *