Vale a pena aceitar qualquer trabalho para morar na Italia? A resposta depende do seu perfil e objetivo. Aqui vamos falar mais sobre o assunto e explicar as várias possibilidades que você tem.
Índice do artigo:
– Para quem está construindo um projeto de vida na Italia a médio-longo prazo
– Quando não vale a pena aceitar qualquer trabalho?
– Como encontrar um emprego na sua área
– Um plano B
– E se eu quiser só passar uns meses viajando pela Italia?
Para quem está construindo um projeto de vida na Italia a médio-longo prazo
Depois de refletir um bocado e pensando do ponto de vista de quem está pensando em mudar para a Italia para viver na Italia definitivamente (ou a médio-longo prazo) a minha resposta é “não”.
Me refiro obviamente a um grupo de brasileiros que teve oportunidade de terminar uma faculdade e acumular alguns anos de experiência na área no Brasil. Para essas pessoas, chegar na Italia e encontrar um trabalho – por exemplo como garçom – é a maior furada que possa existir.
Quando não vale a pena aceitar qualquer trabalho na Italia?
Em primeiro lugar, a menos que você seja um profissional disputadíssimo no seu setor dificilmente alguma empresa italiana vai te oferecer um emprego quando você mora no Brasil. Então a palavra “aceitar” já é um pouco sem sentido. O mais correto seria dizer “procurar” qualquer trabalho.
A questão é que procurar emprego envolve um gasto de tempo seja para procurar emprego como vendedor de loja ou como um profissional da sua área. E, provavelmente, se você gasta o seu tempo para procurar emprego como vendedor, sobrará menos energia para procurar o trabalho que você realmente quer.
Além disso, se você vai ter que aprender tudo de novo mesmo (não pense que é fácil trabalhar com algo que você nunca fez antes), melhor já aprender no seu setor. Sim, porque o modo de trabalhar na Italia provavelmente é diferente do brasileiro porque a cultura é diferente (já é diferente de empresa para empresa em uma mesma cidade, imagina em países diferentes).
Se você gostava do seu trabalho no Brasil, chegar aqui na Italia e ter que fazer uma coisa que não tem nada a ver com a sua personalidade simplesmente para conseguir se manter ao final de cada mês será um sofrimento. Sua moral pode ir parar lá embaixo e pode levar tempo (anos) para você recuperar sua auto estima.
Como encontrar um emprego na sua área
Se você realmente quer trabalhar na Italia para construir uma nova vida por aqui, deve levar a sério esse compromisso. Isso significa muita dedicação, horas na frente do computador pesquisando, usando Google, Linkedin, visitando foruns, sites de universidades e empresas. O passo número 1 é decidir em que área exatamente você gostaria de trabalhar na Italia.
Descubra o nome da sua profissão em italiano, quais são as empresas fortes no setor na Italia, que profissionais trabalham nessas empresas. Use as redes sociais para conversar com esses profissionais e pedir dicas sobre a carreira na Italia. Informe-se sobre a necessidade de títulos universitários para exercer a profissão.
Confira semanalmente o site das empresas em busca de vagas abertas. Siga essas empresas principalmente no Linkedin, Facebook e Twitter. E claro pesquise sempre as ofertas de trabalho no site oficial da empresa.
Prepare um currículo em italiano correto, mas saiba que o currículo é o último passo para conquistar uma vaga. Sua atitude conta muito, mas não confunda atitude com insistência. Quando não existe vaga aberta, não adianta insistir. Procure as vagas abertas!
Aproveito para lembrar que buscar um emprego na sua área e não aceitar qualquer trabalho não significa ser arrogante. As empresas italianas valorizam muito a humildade, esteja aberto e disposto a aprender.
Informe-se sobre os vistos de trabalho, fica sempre mais fácil se você já tiver tudo em ordem porque entre escolher você e um outro que não tem problemas com documentos, provavelmente é mais fácil a segunda opção.
Nem sempre é fácil conseguir uma vaga morando no Brasil. Se você resolver deixar para tentar diretamente da Italia traga uma quantia que dê para pagar suas despesas por pelo menos 6 meses.
O valor necessário depende dos seus luxos e do estilo de vida que você pretende manter, mas lembre-se que o aluguel de um simples quarto em uma cidade grande pode custar até Euro 500,00 ao mês, mais outras despesas como alimentação, saúde, transporte e várias. Ou seja: Euro 1000,00 ao mês é o mínimo do mínimo.
Um plano B
E se você chegar na Italia, passar 5 meses aqui e nada de encontrar o tal emprego na sua área? Bem, nesse caso é necessário um plano B que pode ser voltar ao Brasil ou procurar um emprego qualquer.
Na hora do aperto qualquer coisa vale. Mas não saia do Brasil disposto a qualquer coisa. Você já vai sair pensando errado e provavelmente vai enfrentar mais dificuldades do que o necessário… Bem, essa é simplesmente uma opinião pessoal.
Para os leitores que já passaram por uma experiência de trabalho no exterior aproveito para passar a bola: vocês concordam ou discordam? por quê?
E se eu quiser só passar uns meses viajando pela Italia?
Aí o quadro muda de figura porque o ponto principal será a aventura da viagem e uma forma de ganhar dinheiro será simplesmente a forma de você realizar o sonho da viagem. A preocupação não será construir uma vida estável a médio e longo prazo e sim realizar um projeto de viagem. Viver uma experiência.
Conheço muita gente que faz isso há anos e é muito feliz. Como vivem? Alguns tiveram a sorte de entrar no mundo de bitcoin e vivem de investimentos em criptomoedas. Se você não tem ideia sobre o que estou falando comece por este artigo: “Bitcoin e criptomoedas: é hora de começar a se informar“.
Outros já trabalhavam de forma remota (fazendo layout, realizando sites, cuidando da SEO profissionalmente) e simplesmente trabalham enquanto viajam.
No site Fora da Zona de Conforto tem outras dicas de como viver no exterior.
E tem quem tenha entrado para grandes redes de hoteis e viajado o mundo a cada seis meses.
Se você tem uma experiência do tipo compartilhe com a gente!
Leia também: Como ganhar dinheiro na Italia
Deixe um comentário