Você sonha em ficar milionário? Aqui na Italia, com a crise, o maior sonho é conseguir simplesmente um contrato de trabalho. Antes que você pense: “quem é essa brasileira que não quer que a gente mude para a Italia?” vamos aos fatos. O canal de televisão italiano chamado La 7 estreou recentemente o programa “Il contratto – gente di talento” (O contrato – gente de talento).

A história é a seguinte: a produção do programa – através do auxílio de uma agência de emprego – seleciona 3 candidatos a uma vaga de emprego. Esses 3 candidatos passam por uma semana intensiva de estágio para no dia do programa receberem a grande notícia: quem dos 3 é o felizardo que vai assinar o tão sonhado contrato de trabalho.

Não pensem vocês que estamos falando de empregos super bem pagos, com mil benefícios e privilégios. É simplesmente um contrato estável de trabalho, que até poucos anos atrás era normalíssimo, mas em 2011 é praticamente uma raridade, tão raro que existem pessoas dispostas a assistir um programa do tipo! Na última edição a vaga aberta era de Junior Designer.

O programa tem também um blog onde está rolando uma discussão interessante sobre quais são as carreiras em alta na Italia neste momento. Achei muito interessante um dos comentários que dizia:

discutendo con un mio amico ho scoperto che un disegnatore tecnico in Cina prende uno stipendio medio di 2500€ e paga il 10% di tasse mentre in Italia un neolaureato che entra in uno studio come disegnatore può cominciare, se è fortunato, con 600€. che fare? che faranno i cinesi? ci useranno come disegnatori delocalizzati appena se ne accorgono?

(tradução: conversando com um amigo eu descobri que um disegnatore tecnico na China recebe um salário médio de Euro 2500 e paga 10% de impostos enquanto na Italia um recém formado que começa a trabalhar em uma agência como disegnatore pode começar, se tiver sorte, com Euro 600. O que fazer? O que farão os chineses? nos usarão como disegnatore fora da sede assim que se derem conta que custamos menos?)

A quem quiser comentar, deixo aberto o espaço para discussão.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here