Sobre desemprego na Itália

Schermata 2014-02-28 a 12.04.09A manchete de hoje do jornal italiano Corriere della Sera não é nada otimista para quem está pensando em fazer as malas e arriscar a sorte na Itália. O jornal diz: “Desemprego ainda crescente: 12,9% – Um milhão de vagas de trabalho a menos desde 2008”.

Mas não são apenas os números sobre o desemprego geral na Itália que chamam atenção. O que deixa realmente perplexo são os dados dos jovens (15-24 anos) em busca de emprego: 42,4% estão desempregados. O que esse dado pode indicar? Que quem já tinha um emprego na Itália, até tem conseguido mantê-lo, mas quem chega agora no mercado de trabalho encontra muita dificuldade em uma vaga nova.

A matéria ressalta por exemplo, como o número de gente perdendo emprego está em constante crescimento: de 2012 para 2013 houve um aumento de 478 MIL pessoas sem emprego que se somaram aos já desempregados dos anos anteriores.

O dado é preocupante, seja para quem quer mudar para a Itália como para quem já mora aqui, porque indica que as condições de vida estão piorando no país. E com mais gente desempregada, mais as diferenças sociais aumentam e consequentemente aos poucos chegam todos aqueles efeitos colaterais que a gente detesta: violência, serviços públicos insuficientes e por aí vai.

Como sempre, só espero que a Itália não se torne o Brasil e que o Brasil melhore muito a sua distribuição de renda porque acho ridículo ler aquelas mensagens do facebook que ensinam como dirigir para evitar roubos, sequestros relâmpagos. Sem falar dos tutoriais que ensinam a como reagir a assaltos… é o fim da picada, não é? Desigualdade social é uma lástima!


Publicidade:


Artigo escrito por:
Avatar de Barbara Bueno

Publicado

em

por

Tags:

código de indicação Binance 20% de desconto taxas spot para sempre

Abra sua conta na Binance através deste link e ganhe 20% de desconto nas taxas nas negociações spot. Certifique-se que inseriu o seguinte referral id: IX4YCBJL

CARTÃO CRYPTO.COM APP REFERRAL
https://crypto.com/app/zcjm3945gg para criar sua conta Crypto.com e ganhe USD 25,00 em CRO

Compre online na Loja Amazon Brasilnaitalia

Procurando um lugar onde se hospedar nos seus primeiros dias de Italia?

Utilidades

Seções do site

Os mais lidos

Cidades da Itália

Comentários

14 respostas para “Sobre desemprego na Itália”

  1. Avatar de Eloysa
    Eloysa

    Ola barbara achei maravilhoso o trabalho que vc faz!!!!ajudando as pessoas,fiquei 10 anos na Italia sou chimica,trabalhei por 8 em Milano,enfelismente em 2013 a firma onde trabalhavo fechou!!tive que voltar para o brasil,mais a verdade e que Minha vida meus planos estavam ai amo esse pais onde tive oportunidade recolhecimento profissional,enfim penso em voltar o prossimo ano espero que as coisas melhore quem!!!um abraço parabens pelo seu trabalho successo um abraço bacio.

  2. Avatar de Eloysa
    Eloysa

    Ola barbara achei maravilhoso o trabalho que vc faz!!!!ajudando as pessoas,fiquei 10 anos na Italia sou chimica,trabalhei por 8 em Milano,enfelismente em 2013 a firma onde trabalhavo fechou!!tive que voltar para o brasil,mais a verdade e que Minha vida meus planos estavam ai amo esse pais onde tive oportunidade recolhecimento profissional,enfim penso em voltar o prossimo ano espero que as coisas melhore !!!um abraço parabens pelo seu trabalho successo um abraço bacio.

  3. Avatar de Giuseppe
    Giuseppe

    Ciao Barbara, come stai?

    Olha essa matéria sobre a desocupação na Itália, é bem interessante!

    http://www.ilpost.it/2014/03/01/numeri-disoccupazione-italia/

    Abraço!

  4. Avatar de Barbara Bueno

    Olá Giuseppe, tudo bem?
    Obrigada pelo link, a matéria é bem interessante.
    Na verdade está mais ou menos na linha do que eu digo: quem já tinha um trabalho na Itália tem menos dificuldades neste momento. O problema é para quem chega agora no mercado de trabalho, caso dos jovens e recém formados, por exemplo. Ou mesmo dos estrangeiros.

    Além disso, um outro fato que talvez o artigo não tenha mencionado é que muitas pequenas empresas estão fechando suas portas. Consequentemente, os proprietários dessas pequenas empresas não apenas não dão mais trabalho a ninguém como ficam digamos “desocupados”.

    Em várias cidades, a quantidade de lojas que fechou as portas é impressionante. Digo isso porque teve cidades que fiquei um ano sem ver quando voltei metade das lojas que conhecia não existia mais.

    Espero que esta crise passe logo. Quem sabe Matteo Renzi será capaz de realmente fazer alguma coisa por esse país? Vamos aguardar, esperando nas boas novidades.

    Um abraço para você e obrigada pela participação.

    Barbara

  5. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Estava pensando em ir para Itália com uma mão na frente e outra atrás, pelo jeito, a coisa esta feia.

  6. Avatar de Barbara Bueno

    Ah, com certeza… Vir para sofrer, é melhor sofrer perto da família e onde falam a sua língua, né não?

  7. Avatar de denis
    denis

    Pena que não tive a fortuna de conhecerti. Morei em milano por 13 anos, retornei ao Brasa 01/2014. Estava morrendo de saudades do brasil e 3 meses dopo descobri que não consigo viver aqui. Desigualdade, violência, assaltos e um estilo de vida nada condizente com aquele que estava habituado na Itália. Trabalhava como operador de maquinas e o pior de tudo é que mio capo me há detto che posso tornare quando voglio; che mio posto c´e ancora. Mia preocupazione é com essa instabilidade da italia, Qual o teu ponto de vista em relação ao futuro da italia?

  8. Avatar de Barbara Bueno

    Denis,
    Se você tem trabalho garantido, e portanto, a certeza de que terá como se manter, as coisas ficam mais fáceis para você, não é mesmo?
    A única coisa é ter certeza se o lugar para você está mesmo disponível ou é blabla, aquelas coisas que as pessoas sempre falam pensando que a hipótese é remota.
    Além disso, ninguém melhor do que você conhece a Itália. Reflita sobre o porque você quis ir embora, relembre do seu dia a dia e faça uma lista de pros e contras. Haja energia para ficar indo para lá e para cá, mudando tudo e recomeçando do zero, hein? Uma coisa é sair de férias, outra mudar de vida… Pense bem antes de tomar sua próxima decisão.
    Um abraço e boa sorte,

    Barbara

  9. Avatar de Maria Auxiliadora
    Maria Auxiliadora

    Olá. Tenho 45 anos, curso superior e gosto muito de cuidar de idosos. Você saberia me informar se há vagas para cuidadores de idosos na Itália e se é uma profissão valorizada? Desde já agradeço.

  10. Avatar de Andressa Ramos
    Andressa Ramos

    Nossa, queria muito ir pra Itália e estudar lá mas vendo isso não sei mais o que fazer , estou muito confusa , precisaria de um emprego pra viver nesse país mas se está assim nem vale a pena. Acho melhor ficar aqui no Brasil mesmo .

  11. […] Leia também nosso artigo sobre o crescente desemprego na Itália. […]

  12. Avatar de Fernando
    Fernando

    Bom dia,
    estou pensando em ir para a Itália trabalhar de marceneiro.
    Tenho conhecimento aprofundado nessa área e gostaria de sua opinião sobre esse assunto.
    Tenho cidadania Italiana.
    Desde já agradeço sua resposta.
    Abraços e sucesso

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Olá.
    Preparei toda a documentação para tentar frequentar a Universidade Italiana (traduções juramentadas, regularizações, etc). Por fim não consegui me matricular via consulado. Um funcionário do Consulado me disse que uma forma de conseguir se matricular em Universidades Italianas é saindo do Brasil com um visto de trabalho e requerendo na Italia o Permesso di Soggiorno per motivi di lavoro. Uma vez em posse desse permesso, o acesso a Universidade é tranquilo.
    Existe uma possibilidade de eu encontrar um trabalho, seja lá qual for, mesmo ainda estando aqui no Brasil, considerando meu motivo maior?

  14. Avatar de Viviane Gericke
    Viviane Gericke

    Bom dia Bárbara ;

    Como funciona a enfermagem na Itália muito quebrada/;?Precisam de enfermeiros obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *