A gente quer saber: por que você gostaria de morar na Itália? É uma idéia que passou pela sua cabeça? Um projeto temporário ou a longo prazo? Quando você gostaria de vir?

duvida

Conta aqui para a gente, quem sabe no meio da conversa você acha outras pessoas na sua mesma situação e poderão trocar figurinhas sobre isso.

Sugiro que você deixe o seu depoimento e também leia os eventuais comentários já deixados no blog. A comunidade fica mais rica se todo mundo participar…

Também é bacana saber a opinião de quem já mora aqui e pode compartilhar experiências pessoais. Afinal, uma verdade única e absoluta não existe. Tudo é uma questão de pontos de vista, não é mesmo? Comente abaixo!

 

 

138 COMENTÁRIOS

  1. Por eu ser descendente de italianos, penso em ir e fica de 1 a 2 meses. Amo a língua italiana, são música para meus ouvidos. Moraria sim na Itália, porém, quando leio que há dificuldade de se dar bem na terra da bota, devido à crise e que muitos italianos vão pra Londres ganhar a vida, me assusto um pouco, pois trabalho em restaurante as vezes aqui no Brasil, emprego no qual deve ter aos montes em Roma por exemplo. Irei em fevereiro de 2015, minha vontade é ficar pra sempre. Infelizmente não tive como tirar a cidadania por falta de 1 documento só, mas quero muito ficar por lá sim.

  2. Oi!!
    Gostaria de voltar a morar na Italia,porque ja tive a experiencia ,e a oportunidade de morar ai. E Amo tudo q se refere a esse país..sua lingua,sua cutura,sua historia,sua culinaria. Povo verdadeiro,sincero. E tbm a questao de segurança. Sou Brasileira…mas moraria o resyo da vida na Italia sem duvidas!

    Amo a italia!

  3. Gostaria de ir para a Itália de vez, viver lá até morrer. Vivi perto de Roma por 4 anos e descobri que meu coração é italiano. Tudo que vi e ouvi lá faz sentido para mim, é identificação total. Só sinto falta dos amigos e parentes quando estou na Itália.

    Sou professora de língua portuguesa e tenho de dizer que me deixei contagiar por um certo negativismo em relação à situação na época. Como cuidava da minha mãe, não consegui me dedicar à procura de emprego na minha área. Ando com muita vontade de voltar….

    Beijos!!

  4. Oi Bárbara, vim morar na Itália, em Milão, pois quero ampliar minha experiência no exterior. Já vivi em Portugal, voltei para o Brasil e agora quero viver de 6 meses a 1 ano aqui. Sou ítalo-brasileira q desejo aprender o Italiano fluentemente.
    Cheguei há um mês e estou em busca de trabalho, para conhecer cada vez mais e melhor esta região do mundo e sua cultura.
    Boa sorte a todos! Grande abraço

  5. Olá, gostaria de viver na Itália porque é um Páis fascinante, ja residi na italia(Teviso) entre os anos 1992 a 2001, atualmetne mais maduro trabalhando no setor comercial x vendas gostaria de ter uma oportunidade quem sabe em uma empresa Italiana ou brasileira na área comercial, empresa esta que tenha negócios com o Brasil. Sabemos que a Italia é o sexto/setimo parceiro comercial do Brasil Trabalho no setor cosmético, conheço praticamente toda Italia, pois trabalhava viajando. Aqui no Brasil da mesma forma. Na Italia posso encontrar melhor qualidade de vida, o Brasil esta extremamente violento, corrupção absurda, enfim não tenho intenção de ficar aqui por muito tempo, sou cidadão Italiano. abraço. Milton Cesar Boscariol

  6. Olá! Tenho planos de passar um tempo na Itália em 2015 porque sempre tive uma vontade muito grande de viver nesse país.
    Estou juntando uma grana e me programando para ir em fevereiro do próximo ano e ficar, no máximo, um ano. Minha maior motivação é aperfeiçoar na língua (já estou fazendo aulas aqui no Brasil) e vivenciar a cultura. Se conseguir um emprego na área (sou publicitária), será maravilhoso, mas caso não consiga tentarei ganhar a vida neste um ano fazendo outros tipos de trabalhos.
    Abraços e boa sorte a todos vocês.
    Bárbara, meus parabéns e agradecimentos pelo site.

  7. Trabalho em uma empresa Italiana, sempre tive vontade de morar fora do Brasil para aprender uma nova cultura. A Itália sempre foi a minha primeira opção, pois já estudei sobre o país e acho tudo o que se refere à ele maravilhoso.
    Se tivesse condições iria hoje mesmo, a vontade de ir é imensa.
    Estou me organizando para ir nas minha férias, quem sabe tenho sorte de ser tranferida para lá na minha empresa ou conseguir algo quando estiver passando as férias por lá. Tenho uma amiga que já reside à 13 anos e sempre me chama. Vou ver se agarro essa oportunidade para realizar meu sonho.

  8. Possuo a cidadania italiana, familiares moram lá e tenho muita vontade de ir embora para a Itália.

    Um dos países mais belos do mundo, rico em cultura e história…

    Pretendo em breve ir estudar e quem sabe ficar de vez…. Estou buscando um mestrado para fazer e um emprego para me manter…rsrs

  9. Oi sempre tive desejo de morar na Itália,sou descendente de italiano,e também já tive uma experiência de 8 anos no Japão, poriso cresceu ainda mais o meu desejo de ir morar na Itália,só precisava saber se e fácil arrumar emprego ai na Itália e se alguém tem algum contato com agencia de emprego,se alguem puder me ajudar eu agradeseria muito,para mim ir embora seria o tempo de renovar o passaporte meu e ter um emprego ai na italia

  10. Sempre tive um fascínio pela cultura italiana. Não faço a menor idéia de como deve ser morar. Sou funcionária pública aki no Brasil… sempre tive uma vida estável, tenho 2 filhos… mas diante um inesperável divórcio, resolvi q p recomeçar preciso ser radical. Joguei no google “trabalho na Itália” e cai aqui rs. Vou deixar meus filhos e arriscar um recomeço. N será por muito tempo, pq n poderia nunca deixá-los. Mas o tempo suficiente pra me refazer, e poder voltar em condições de ser melhor p eles. Decidi agora que será na Itália. Volto aki dpois pra relatar minha experiência.

  11. OLÁ A TODOS!! SOU MUSICO E ESTOU INDO PARA ITÁLIA EM FEVEREIRO DE 2015, PRETENDO ADQUIRIR MINHA CIDADANIA, OS PAPEIS JÁ ESTÃO EM MÃOS E JÁ FECHEI COM O ADVOGADO, MESMO QUE A ITÁLIA VIVA ATUALMENTE ESTE PERÍODO DIFÍCIL EU VOU INSISTIR POIS VIVER NO BRASIL A CADA DIA PARECE SE TORNAR IMPOSSÍVEL, A VIOLÊNCIA ESTA CADA DIA MAIOR, MORO EM BELO HORIZONTE, ATE ANO PASSADO EU DIZIA QUE MINHA CIDADE ERA TRANQUILA PRA SE VIVER, HOJE O CRIME ORGANIZADO, ASSALTO, AGRESSÕES DE TODOS OS TIPOS, FALTA DE TRANSPORTE QUALIFICADO, EDUCAÇÃO EFICIENTE, TEM ME FEITO DESISTIR ATE MESMO DE VIVER, VOU CONFESSAR PRA VOCÊS, NÃO TENHO MAIS SONHO NO BRASIL E NEM MESMO ACREDITO QUE TAO CEDO VEREMOS UM PAIS MELHOR, SOU UM JOVEM QUE VIVE POR VIVER NESTE PAIS, PODE ATE TER EMPREGO, MAIS NÃO TEMOS SEGURANÇA, ACESSO A UMA BOA ARTE , SEI LA NA VERDADE AMIGOS FIZ UM DESABAFO ME PERDOEM SE ESTOU SENDO PESSIMISTA DEMAIS, UM ABRAÇO A TODOS !!!!

  12. Oi bom dia! Eu moro a oito meses em Fiano romano, vizinho de Roma. Vou me casar com um italiano. Mas até o momento não encontrei emprego. Gostaria de saber de alguma revista ,tv ou agência de turismo que precisa de pessoas para fazer matérias sobre regiões , culinária, pesquisa etc. Gosto de viajar e interagir. Poder ser empresa brasileira ou italiana. Que paga para esse tipo de trabalho. Eu sei que aqui não é agência de emprego. Mas de repente você a mais tempo aqui pode me estruir. Achei esse espaço aqui muito legal. Parabéns por sua iniciativa. Obrigada.

  13. Eu quero morar na Itália por causa da minha descendência italiana e pelo meu amor ao pais, quero ir para morar mesmo, pretendo viver na Itália, mas como sou menor de idade ainda, tenho q esperar um pouco ainda, mas sim! Pretendo morar na Itália, trabalhar como que eu gosto ( arquitetura e engenharia civil ), não sei se esse ramo e forte lá, mas sempre q faço uma planta de uma casa, ou prédio me inspiro na construções italianas.

  14. Prezados,

    Estou viajando para MONZA em Janeiro/2015, tenha vasta experiência no setor administrativo e, atualmente, estou assessorando os diretores de uma empresa. Gostaria se possível, alguém indicasse algum setor e/ou vagas de emprego na região, podendo ser nas divisões da Cidade. Não importa a função ou vaga, preciso de trabalho para sustentar-me.
    Caso alguém veja minha publicação, sendo ainda jornal, TV ou mídia e se interesse em realizar algum projeto de fotos ou divulgação, contactar-me por e-mail.
    eusouvencedor@hotmail.com

    Desde já agradeço à atenção de todos.

  15. ola!
    tenho vontade de ir para italia pelo fato de eu já ter a cidadania, depois que casei e tive um filho o desejo de sair do brasil só aumentou, sei que problemas todo lugar tem, mais a questão e dá pra resolver ou não, a crise está em todo lugar e o brasil não está diferente dos outros paises a questão maior é que ai fora vc tem chance de chegar em algum lugar, coisa que aqui é complicado adoro brasil, mais gosto de qualidade de vida, gosto de cultura de segurança para minha filha que ela tenha posibilidades que aqui eu não vou conseguir dá pra ela, pretendo ir sim, não agora pois minha empresa tem só 1 ano e depende muito de mim mais quando ela rodar sozinha vou sim, arrumo minha vida ai e levo minha esposa e filha.

  16. Boa noite,

    Bom pessoal, li e reli o relato de cada um de vocês e me identifiquei com alguns casos. No meu especificamente, sempre tive um grande interesse na cultura italiana, gastronomia, moda, artes, tudo! Mas sei que só isso não basta para tentar um começo profissional na terra da bota. Primeiro porque não domino o idioma e segundo porque tenho ouvido muita coisa negativa sobre o desemprego. Tenho um dinheiro reservado e pretendo aumentar essa quantia. Mas a dúvida que paira sobre a minha cabeça é: valerá a pena tentar trabalhar na Itália, ou é só um sonho repentino? Devo só ir de férias? As possibilidades aqui no Brasil, estão muito limitadas, a corrupção e violência estão em níveis perigosos. O que eu faço?

  17. Queremos qualidade de vida, saude, educacao e seguranca, nao temos mais nada disso aqui no Brasil. Queremos criar nosso flho sem medo, sair para trabalhar teanquilos e saber que podemos tomar um leite sem formol. O Brasil está uma agressão a moral e direitos, oportunidades? Onde? Se ficar desemoregado aqui quase 1ano ora cinseguir outra coisa, sa noite para o dia a gente perde tudo!!!

  18. Tenho 51 anos, dupla cidadania, e ha quase 10 anos sou professora num Centro Universitário Italo brasileiro em São Paulo.
    Sou enfermeira e como meus filhos já são adultos e livres, seguindo suas carreiras, me sinto pronta para conhecer uma nova cultura, exercer minha profissão de enfermeira fora do Brasil e seria um sonho realizar meu mestrado numa universidade internacional.
    Será que consigo um emprego (talvez como babá ou cuidadora) que me sustente inicialmente até eu validar minha documentação?

  19. Como pude perceber a maioria pretende morar na Italia em busca de qualidade de vida, cultura, educaçao. Sou mais um. ´Tenho cidadania o q falta é coragem de pegar esposa e filha e partir, medo pois pensamos na familia em poder oferecer o que ja oferecemos aqui. Sei q com o tempo td se encaixa. Hj o Brasil esta uma terra de ninguem, as pessoas nao se respeitam a cultura e educaçao do povo é o grande problema, estamos algumas geraçoes atrasados.

    2015 vai ser o ano definitivo.
    Grazie

  20. Assim como a maioria, gostaria de morar na Itália Porque sou fascinada pelo país, fui de férias em 2008 e não tive nenhuma vontade de voltar pra casa. Mas cuidava da minha mãe e não pude ficar.
    Gostaria de voltar de vez pela qualidade de vida, educação e segurança.
    Que venha 2015 com várias mudanças e realizações.

  21. Olá.

    Estou programando minha viagem à Itália para Maio de 2015. Sou ítalo-brasileira e sempre gostei da cultura italiana, mora numa região colonizada por italianos, então nada melhor do que ir viver um tempo no berço dessa cultura. Pretendo ir para trabalhar e estudar moda. Sei que a crise está feia para esses lados, mas eu vou tentar mesmo assim. Quero aprimorar o italiano e conhecer novas experiências.

  22. Boa tarde.
    Eu tenho ha muitos anos vontade de morar fora, que por pura falta de iniciativa nunca aconteceu.
    Em 2011 fui conhecer Portugal, terrs do meu avô, entao tudo ficou mais claro, tenho a certeza que quero ir embora, na Europa tudo muito diferente, o jeito que as pessoas levam a vida, como valorizam as tradições, a historia, as festas, para mim ja é perfeito. Fora os lugares, como sao conservados, as paisagens parecem pinturas.
    Logico que nenhum lugar é perfeito, tem muita coisa dificil.
    Se vai ser para sempre ninguem sabe, a unica certeza e a vontade de tentar.

  23. Barbara ou quem puder ajudar – tem um restaurante em que já tenho proposta de trabalho na Itália, não é nem pelo salário e sim pela experiência – quero passar mais ou menos 1 ano – e gostaria de informações de quais são exatamente os documentos necessários para se trabalhar legalmente, todos os sites que entro falam e não explicam nada, se alguém puder ajudar.

  24. Desde criança sonho em viver na Itália, um país com história e cultura fascinantes. Estou à procura de uma maneira viável, seja pesquisando sobre ofertas de emprego, custo de vida, entre outros. Sou muito grato por ter sanado, não só minhas dúvidas, mas daqueles que também almejam viver o “sonho italiano”.

    Grazie mille rsrsrs

  25. Olá!!!!!

    Quero fazer um intercâmbio na Itália, amo tudo que se relacione a esse País. Será que vale apena?

    Gostaria de trabalhar no período que eu for (desejo ficar 6 meses) o que é necessário?

    Obrigada!!

  26. Adoro a cultura italiana,seu povo e suas tradições. Sou professora de Educação Física e estou cadastrada em alguns sites de trabalho e espero conseguir trabalho. Enfim, o Brasil e um país belo, porem não nos da as devidas condições de saúde, segurança e educação que precisamos para nossos filhos. Eu realmente tenho muito interesse de morar na Italia na cidade de Milão.

  27. Morar na Itália faz parte da minha vida,minha alma é italiana…..Sou italiana de coração,de descendencia,de alma,de vida…..Com 58 anos….ainda estou viva…..e Viva L”Itália,…..

  28. Pq eu gostaria de morar na Itália,na realidade gostaria de morar em Trento,cidade dos meus bisavos,tenho gemeos de 15 anos,nós tres temos a cidadania,e eu adoraria arrumar um emprego e morar em Trento, sair do Brasil sempre foi meu sonho, e hoje dos meus filhos,tenho um projeto em mente.
    Procuro emprego,no Brasil sou secretária em um Escritório de Advocacia,sou professora primária,posso cuidar de crianças idosos,enfim quero ir embora,mesmo sabendo da situação economica do país.

  29. Tive a oportunidade de morar em Milao entre 2005 e 2008. Porem como nao havia documentos para trabalhar “em regola” fui obrigado a voltar para o Brasil.
    Sempre tive e tenho esperança de um dia poder voltar pra Italia. Conheci pessoas maravilhosas de bom coração. Senti que lá poderia recomeçar minha vida de maneira digna.
    Gostaria muito de voltar porem com documentação em dia. Caso surga essa oportunidade nao pensaria 2 vezes em ir embora daqui.

    Gran saluto ragazzi

  30. Sou descendente de Italianos, minha filha mora na Alemanha, já tem dupla cidadania e eu mesmo com 54 anos gostaria de voltar as origens da família e estar mais pertinho da minha filhota.
    Gostaria de trabalhar, estudar a língua e se possível terminar minha Faculdade de Tecnologia
    da Informatica.
    Saludo!

  31. Tenho 53 anos, meu pai é Italiano, possuo cidadania Italiana, meu sonho é morar na Itália, tenho parentes em Ceprano.
    Estou aprendendo o idioma e espero procuro uma oportunidade de trabalho.
    Sou Massoterapeuta e acredito que esta área tem mercado na Itália.

  32. Bom nem sei por onde comecar,mas sei que quero viver nos experiencias, pois aqui no brasil canse.
    Acho que cheguei ao ponto de viver novos lugares, pessoas diferentes , pois aqui ja nao tem mais sentido eu continuar aqui ja morei na Italia durante 3 anos algo dentro de mim diz para ir embora para la dinovo ….

  33. Gostaria de morar na Itália, em Toscana, mais especificamente, porque estou numa fase em preciso conhecer o mundo, viver com prazer e por prazer…
    Sou advogada há mais de 25 anos, e estou saturada de responsabilidades e compromissos.
    Resolvi começar ou recomeçar de um outro jeito, abandonar velhos padrões, conceitos, situações e costumes arraigados e me dar a chance de viver de um jeito mais leve, num outro lugar, numa nova cultura, com outras pessoas…
    Estou investindo em gastronomia, e assim que tiver concluído os cursos que comecei, minha meta é conseguir um trabalho e me mudar.

  34. Meus motivos para querer ir para a Itália são semelhantes a alguns descritos. Infelizmente estou enojada com o que estão fazendo com o país, pouco me importa se a Itália viesse a quebrar economicamente, com certeza demoraria um bom tempo a mais para quebrar moralmente e jogarem a ética no lixo, que é o que tem nos acontecido aqui. Fora isso, quero estar por tempo indeterminado vivendo onde viveram os Bassi, antes de se aventurarem no Brasil. Documentos localizados, é questão de tempo para saber se posso andar por ruas sem medo de assalto, sem dar de cara a cada 30 metros com um usuário de crack, onde as pessoas podem ser respeitadas pelo que são, não pelo que elas possuem. Meus olhos precisam ver cultura e sinais de inteligência, não pessoas tentando convencer que funk é arte popular. A mais pura verdade é que cansei deste país, e o horizonte aponta um breu que não quero participar, porque mesmo que em trabalho de formiga com outras formiguinhas guerreiras, fiz a minha parte para que não chegássemos a isso…e é só decepção, não com os políticos, porque eles são somente o resultado da escolha de um povo que não faço parte. Se faço … pretendo imensamente deixar de fazer. Parabéns aqueles que ousaram viver seus sonhos, e conseguiram. Abraços.

  35. Eu adoraria morar na Itália até morrer! è uma país fascinante culturalmente, o idioma, a culinária tudo, eu e minha esposa gostariamos de fazer doutorado na Italia e ficar por lá Ela na área de Farmacia e eu em publicidade. Só não sei se seria possivel sem a nacionalidade Italiana!!!

  36. Vejo a Italia como um dos berços da gastronomia. Além disso é referencia histórica de nossa origem e evolução como sociedade. Sem duvidas dever ser um marco. Possuo passaporte europeu e acredito que seria de grande contribuição cultural e profissional para mim. Onde consigo informações de como conseguir trabalhar legalmente e aproveitando a minha cidadania.?

  37. Ola eu sou nova e busco uma nova vida quero morar la n sei o tempo correto apenas vou deixar a vida me levar mas tenho metas e planos como ir daqui 4 meses a 5 no maximo …

  38. Eu gostaria de saber como conseguir um trabalho na Itália com contrato, para conseguir um visto de trabalho, uma vez que a maioria dos empregos na Itália, são informais. Desde já, agradeço quem puder me dar informações.

  39. Ola;;;; depois de 30 anos Italia ,estou aqui no Brasil que e muito limdo, mas gostaria de ser ajudada pelo governo, e morrer na italia aomde deixei tudo de mim ,filhos ex marido, somhos, trabalhos e toda a minha vida ,pois vivi ali 30 anos. por causa de uma exquemia cerebral voltei para a Bahia,BR.mas a saudade mi mata dia apois dias, ja se passarao5 anos.temhe um geito de ter uma apozemtadoria na Italia para sobreviver? ja estou com 59 anos. se alguem puder mi ajudar agradesso pois o meu Amor e gramde por aquela terra. obrigada,aguardo respostas. meu tel 005571 93113583.

  40. è um sonho antigo,cultivado pelos meus avos que vieram de lá e tambem por ser um centro cultural maravilhoso e penso que seria maravilhoso para meu filho poder estudar em uma universidade italiana,ter mais um idioma,e se um dia ele quisesse voltar ao Brasil,voltaria com uma formação excelente

  41. Boa tarde a todos!

    Tenho hoje uma vontade imensa de ir embora do Brasil, por inumeros motivos e porque a Italia?
    Meu marido e filhos tem cidadania e ja estou cansada de tanta inversão de valores que hoje se aloja em nosso pais, a qual ficamos chocados e envergonhados em explicar a nossos filhos que tudo pode e nada acontece.
    Por eles terem cidadania penso em oferecer uma qualidade de vida melhor, uma saúde melhor, segurança, um estudo melhor…. Não conheço a Italia, sempre quis explorar meu país o qual é lindo mas perdendo toda a sua beleza que tanta corrupção e pouca ação contra tudo isso.
    Sabemos que as coisas não estão facil na Europa hj vive uma crise, mas penso e peço que me corrige se estiver errada, nos no Brasil sempre vivemos em crise ou seja ralamos muito para pagar contas e sobreviver e não penso que isso seria diferente ai…. Pois aqui isso é rotineiro na vida do brasileiro, sou artesã tenho 38 anos e dois filhos com 15 e 11 anos e quero ir embora para dar uma melhor oportunidade, cultura, educação, segurança e saúde para minha família!
    Fico pensando por onde começar para que isso aconteça, como buscar o melhor local para morar, para trabalhar e criar meus filhos, por isso penso que será bom fazer parte desse grupo e ouvir a cada experiencia seja ela positiva ou negativa
    Que Deus abençoe a todos!!!

  42. Olá! Sou professora de História e descendente de italianos. Tenho 48 anos. Gostaria muito de morar na Itália durante algum tempo para conhecer a cultura, o idioma, a história italiana e diversificar minha experiência como historiadora.

  43. Decidi ir pra Itália por ser descendente, ainda não possuo a cidadania, irei solicitar quando já estiver no país. Sempre tive vontade de morar, trabalhar no exterior e pretendo ir no final do ano. Acho a itália um lugar muito lindo e quero conhecer melhor a cultura.
    O objetivo principal de estar indo é para trabalhar mesmo, pretendo morar em Milão

  44. Eu moro no brasil, porém eu e minha família somos italianos, e eu acho que você além de uma mundana oportunista, é uma mulher medíocre e muito recalcada.

  45. Boa noite, Meu desejo e sonho é morar na Itália. Estive ai no ano de 2012 e fiquei apaixonado pelo povo que sincero e acolhedor, e que respeita seu próximo. Não tem nada que paga a sua liberdade de viver em segurança. Morar no Brasil está insuportável, temos um governo que sempre quer ferrar com o povo. O Brasil não nos oferece nada. Aqui não temos segurança, não temos saúde, não temos transporte e muito menos escola. Mas uma coisa tenho certeza que tem. Temos um governo rouba descaradamente, e o povo que paga o preço. tenho 56 anos casado, trabalhei de 1985 a 1996 na Pirelli Brasil Campinas. Gostaria muito de ter uma oportunidade de viver na Itália.

  46. Aparentemente cansei de ser Brasileiro kkkk, gostaria de vender tudo e simplesmente mudar!!!
    É um lugar bom de se viver????
    Só indo…

  47. Estou providenciando os documentos para me naturalizar, não é fácil mas vou tentar
    se alguém tiver boas dicas para me dar fico mui grato

  48. Tenho 54 anos e tenho duas filhas com mais de 30 nos, Meu ciclo de vida já se fechou, quero reabri-lo na Itália já que nasci no Brasil e vivi 54 bons anos aqui, em minha primeira pátria.
    Roma, é como se fosse, também minha terra, pois a escuto desde que entrei na escola, faz parte do Ocidente, assim como o Ocidente faz parte Roma, ou Roma gerou o Ocidente e parte Do Oriente.
    Sou cozinheiro Brasileiro brejeiro. Já tive três Restaurantes e os administrei por anos. Assim minha função máxima é cozinhar, também é a forma com que criei minhas filhas. Sou artista plástico premiado e bissexto. Mas a função principal sempre foi o fogão. Uma imersão nos costume e na gastronomia Italiana me faria renascer e construir mais uma vida.

  49. Depende… tem seus prós e contras… Por que você se cansou de ser brasileiro? Será que se você mudar de país vai deixar de ser brasileiro? rs… Ou vai ficar com saudades do Brasil?

  50. Bom, a ideia de ir para fora do país, seja para estudar ou trabalhar, surgiu simplesmente por conhecer outra cultura e como é o dia a dia no estrangeiro, e claro, estudar e trabalhar fora do Brasil o reconhecimento no mercado de trabalho, ao voltar, será bem maior. Porém não apenas por riqueza em cultura como também tenho interesse em conhecer outra parte da família que só se vê por redes sociais. Segundo parentes e amigos que já estiveram por essa região da Europa, garantem que brasileiro é bem recebido e que a experiência é maravilhosa!

  51. oi gostaria de saber de alguem que ja moro na italia se eu for pra morar ja tenho cidadania, sou cabelereira
    meu marido trabalha construcao vamos conseguir trabalho nem que pra aluguel comida obrigado

  52. Olá Barbara, meu desejo e sonho é morar na Itália, o povo é sincero e acolhedor e respeita seu próximo. Quero viver em segurança, conhecer pessoas mais sinceras. Morar no Brasil está insuportável, temos um governo mentiroso que sempre quer ferrar com o povo. O Brasil não nos oferece nada. Aqui não temos segurança, não temos saúde, não temos transporte e muito menos escola, é só roubo, o atual governo do pt e seus aliados só apoiam bandidos, traficantes, criam leis e regras que só beneficiam vagabundos, bandidos e corruptos e a coisa vai piorar por aqui. Trabalhamos para pagar os impostos autos o nos governo rouba descaradamente, e o povo que paga o preço, não aguento mais me acabar de trabalhar para dar dinheiro pra esse sistema maldito.
    Tenho 44 anos casado sou descendente de Italianos, meus bisavós por parte do meu avô e da minha avó eram Italianos, vieram para o Brasil no período da segunda guerra e aqui morreram.
    Gostaria de saber se eu indo a Itália fica mais fácil dar entrada no processo de dupla cidadania? Porque se fazer isso aqui pelo consulado talvez eu morra esperando rsrsrs.
    Gostaria de ir a Itália com os documentos necessários, dar entrada e ficar por lá, arrumar trabalho e vida nova… obaaa… falar é fácil rsrs, mas é meu sonho quero por em pratica esse meu sonho.

  53. Sou cidadã italiana, assim como meus pais e minha filha.
    Basicamente gostaria de mudar para a Itália, pois desejo muito que minha filha tenha a oportunidade de viver em um continente decente, onde as pessoas tem seus direitos preservados e trabalhando, conseguem ter uma vida digna até o fim.
    Claro que em todos os lugares há problemas e imigrar não é um mar de rosas, mas garanto que um país que leva a sério seus cidadãos e dá condições dignas de desenvolvimento pessoal é melhor que aqui.
    Um abraço a todos e sucesso!

  54. Bom, sou estudante de letras, e estou estudando o portugues e fazendo um curso a parte da lingua Italiana. Sou completamente apaixonada pela Italia. Sua cultura, literatura, filosofia, suas musicas, sua arquitetura, sua gastronomia, tudo eu acho espetacular. Quando ouço ou vejo ou assisto algo que mostra a Italia, me emociono, sou uma romantica ao extremo, confesso, mas eu meio que tenho que ser por estudar literatura. Tenho um incendio em mim pela Italia. Para mim, nao existe lugar mais belo de se viver. Infelismente ainda nao tenho aquela condiçao em poder fazer uma viagem, sou estudante apenas, me viro quando posso, com algumas coisas. Preciso tirar passaporte, preciso de dinheiro para ir. Essa realidade infelismente. Mas, tenho um amigo, que o pai dele mora la na Italia, e estamos pensando em ir, porem falta isso. Creio que seria uma viagem inesquecivel e sem vontade de voltar ao Brasil. Moraria la, seria um sonho realizado, mas enquanto isso, pesquiso, e fico por aqui, tentando de alguma forma ir la, nem que seja para fazer uma excursao de uma semana. Bom, quero pedir desculpas pela acentuaçao em algumas palavras, mas estou com problemas no teclado, rs. Enfim, adorei esse site. Parabens, e sucesso pra voce sempre. Um beijo.

  55. Sou descendente de italianos, tanto pai quanto mãe, tenho dois filhos que pretendem conhecer e morar na Itália. Um dos filhos é Músico e Professor de Educação Musical. Este pretende se especializar em culturas europeias. Estamos em fase de reconhecimento de Cidadania Italiana. Quanto às dificuldades atuais que o mundo está vivendo, estamos acompanhando pelos noticiários. Solicito, seja possível, um breve relato dos prós e contra de investir nessa ideia. Desde já parabenizo a sua iniciativa de criação deste canal de informações. Um grande abraço.

  56. Tenho nacionalidade portuguesa e meu marido é filho de italiano. Estamos indo para Itália para ele pegar a cidadania. Iremos para Verona e vamos com a cara e coragem. Pretendemos ficar e arrumar trabalho em cozinha. Somos cozinheiros e formados em gastronomia. Temos mais de 8 anos de experiência em cozinha e somos apaixonados pela cultura italiana. Temos certeza que dará tudo certo. A crise do Brasil sempre foi muito maior do que a crise na Europa e aqui nunca falta trabalho para profissionais com experiência, competência e comprometimento!!! Em cozinha fazemos de tudo um pouco. E pra quem tem boa vontade e disposição não falta trabalho!

  57. Olá !!!
    O meu maior sonho é morar na Itália sigo fazendo minha dupla cidadania pois quero ter um trabalho melhor lá , atualmente estou cursando Italiano aqui na minha Terra , que fica no sul do Brasil -Caxias do Sul Rs – Terra da uva e do Vinho , aqui temos muito da cultura italiana meus avôs e meus pais falam o dialeto italiano até hoje então pra mim isso tudo é muito normal . Por ter convivido com tudo isso e ser um descendente de Italiano vou para a Itália tentar minha vida , trabalhar e estudar .
    Não aguento mais viver no Brasil pelo fato que meu país esta todo corrompido , saúde não funciona , escola não funciona , aqui a nossa política é uma droga , nossos impostos vão pro bolso dos deputados e presidentes .
    AMO A ITÁLIA .
    Ismael Censi

  58. Sempre gostei de música italiana, já trabalhei por duas vezes em uma multinacional italiana aqui no Brasil, gosto da língua, conheço um pouco mas quero me aperfeiçoar. Falo inglês e gostaria de aprender melhor o italiano na própria Itália. Conheço alguns italianos e me falar muito bem de seu país.

  59. Tenho uma irmã por parte de pai que mora na Itália a uns 10 anos, resolvi que agora em junho ou julho de 2015 vou para la passear e gostaria de tentar a vida por la, pelo menos por um tempo. Não falo outro idioma a não ser o português, será muito difícil conseguir um emprego de garçonete ou algo assim para me manter e até mesmo fazer um curso para aprender o idioma deles? Interessados em trocar experiências meu email para contato é polianacnc@gmail.com

  60. Oi Barbara, sou brasileira mas tenho também cidadania Italiana, sou casada e tenho dois filhos um de 2 anos e meio e outra de 4 anos e meio meus filhos possuem a cidadania , mas meu marido não. Tenho um grande sonho de morar na Itália já meus quatro avós vieram dai e ainda temos parentes aí que só conhecemos por internet, gostaria muito de aprender a língua a cultura e passar para os meus filhos sou estatística e meu marido economista porém a muito tempo não exercemos nossa profissão pois temos um comercio de auto peças, já estamos cansados,porque é muito dificuil manter uma empresa no brasil com a carga tributária enorme sem contar a corrupção excessiva agora. Gostaria de poder arrumar um emprego na Itália e nos mudarmos definitivamente para Itália

  61. Gostaria de morar na Itália. Já fui três vezes a passeio e passei a amar este país. Reconheço as dificuldades e até o preconceito contra estrangeiros mas, estaria disposto em viver por lá. Aprender a língua, curtir a cultura e tentar uma nova vida. Atualmente estou sozinho, divorciado e com 50 anos. Professor de Educação com especialização em futsal e judô além de ser formado em jornalismo. Gostaria de trabalhar com turismo para brasileiros.

  62. Olá, atualmente estou morando aqui na Itália porque estou fazendo um curso de língua Italiana. O problema é que só poderei ficar aqui até o fim de abril, pois se fosse acima de 3 meses deveria haver o visto. Já estou no penúltimo nível da língua, mas não vale a pena fazer o visto para terminar o curso, porque seriam somente por 4 semanas a mais. Assim, gostaria de trabalhar aqui e poder viver na Italia!! Amo este país, me sinto realmente em casa. 😀

  63. Quero viver na Itália é um sonho que pretendo realizar em breve, sou descendente cresci com meu avô que era italiano da região de Marche (Ascoli Picheno) e desde pequeno este amor pelas minhas raízes só aumenta estou prestes a conseguir minha cidadania e enfim conhecer a terra aonde meu avô cresceu este é meu maior sonho.

  64. Meu nome é Paulo e sou descendente de italianos também, lado materno e paterno. Minha mulher e eu (oficialmente casados em Set), pretendemos nos mudar para a Itália assim que eu terminar a faculdade de Administração com Comercio Internacional. Desde criança eu tinha a vontade de conhecer “la nostra terra”…meus avós viviam falando em italiano e de como era a “terrinha”…ainda me lembro deles me ensinando a mexer com as mulheres rs.

    Hoje estou com 31 anos, e completamente insatisfeito com o Brasil. Não vejo um futuro como desejo aqui na terra na esperteza. Esperava que as coisas fossem melhorar…com hospitais dignos, segurança, transporte eficiente, mais transparência do governo, que fossem mais honestos…com educação digna do povo que rala. Mas NADA aqui funciona, moro em SP capital e não tem como sustentar mais um país como esse. Me sinto um otário todos os dias.

    Portanto …juntando a insatisfação com a vontade de conhecer esse belo país…Itália em breve! Pretendo levar meus pais também…não vou deixá-los aqui. Minha irmã graças ao esforço dela e do seu marido está bem e não demonstrou interesse em morar fora agora, todo ano eles viajam para a Europa e gostam muito da Itália também, logo não será difícil realizarmos as festas que costumava-mos fazer nos finais de ano e feriados.

    Minha mulher e eu queremos ter nosso primeiro filho em breve e de maneira alguma queremos que essa criança viva cheia das privações e incertezas daqui. Nós 2 somos de cidades interioranas e em nossa época a insegurança era bem menor …os serviços, por mais precários que se apresentassem, ainda funcionavam e por mais que houvesse hiper inflação as possibilidades ainda eram maiores que as impossibilidades.

    Seria legal saber como é a vida do brasileiro que já vive na “terrinha”…se é mais fácil tirar a cidadania morando aí…pergunto isso pois já comecei a providenciar os documentos para tirar mas há muita coisa que se perdeu com o tempo (Foram meus tata que vieram para o Brasil em 1905). Se alguém puder me escrever, para conversar seria legal. Gostaria de saber como está o mercado de trabalho, entre outras coisas.

  65. Olá, Barbara, tenho algumas dúvidas, estou prestes a conseguir minha cidadania europeia (sou descendente de alemães) mas meu grande sonho é a ITÁLIA. Consigo morar ai sem a burocracia de passar por processo para adquirir visto? E será que eu teria muita dificuldade indo sem saber falar italiano, apenas com inglês?
    Obrigada *—*

  66. porque sou denscendente e pretendo requerer a minha cidadania italiana, em breve só esta faltando um documento.

  67. Boa Noite a todos
    Sou descendente de Italiano gostaria muito de ir mora não tenho tempo definido por ficar, moro sozinha queria conhecer além de ser um belo país gostaria de tentar, trabalhar, estudar sei que não fácil mais esforços não são em vão. Oportunidades são únicas em nossas vidas..em fim gostaria muito de uma oportunidade

  68. Boa tarde a todos. Meu nome é Sandra,sou brasileira mas vivo em Portugal. Quero morar em Itália em primeiro lugar amo o país, segundo que já crei meus filhos e agora quero viver o resto de minha vida em um lugar que gosto ( Itália ).Sei cozinhar muito bem. Se alguém puder me dar uma chance de viver em Itália agradeço. De prefêrncia na região da Toscana. Beijinhos a todos do site.

  69. Meu nome é Ana Marina. Tenho vontade de morar na Itália pq tenho a Cidadania Italiana. Também pq me aposento este ano. Amo a língua italiana e já estudei em Firenze. Estou pesquisando os valores de imóveis, qual o melhor lugar e como fazer para levar a renda pra lá.

  70. Meu nome é Ana Marina. Tenho vontade de morar na Itália pq tenho a Cidadania Italiana. Também pq me aposento este ano. Amo a língua italiana e já estudei em Firenze. Estou pesquisando os valores de imóveis, qual o melhor lugar e como fazer para levar a renda pra lá. Gostaria de mais informações. Abraço a todos.

  71. Meu avô era da Itália e sei que tenho família em Salermo. Não conheço ainda a Itália mas queria muito conhecer e morar por lá…. Quem sabe um dia algumas portas se abram para mim e apareça alguma oportunidade de trabalho. Amo crianças e animais poderia cuidar de algum…. Quem sabe. Não custa tentar não é ?

  72. Gostaria de trabalhar e morar na Itália, por não conhecer tenho sobrenome italiano mas não conheço nada e nem falo a língua,a minha bisavó veio da Itália mas eu não tenho nem um registro dessa vinda sei apenas por informação de sites que ela e da região da Lazio província de roma. Porem isso mim parece um sonho distante mas não imponível vou continuar , quem sabe um dia.

  73. Eu gostaria de morar na Itália, para fujir do bolivarismo, eu não me considero brasileiro, eu odeio o sistema brasileiro, os impostos são abusivos, o salário mão paga a alimentação e o pior é ver o dinheiro indo na mão de corruptos e para a implantação do sistema comunista. Qualquer emprego para limpar banheiro na Itália eu estou disposto.

  74. Gosto da cultura, da lingua que e muito bonita, os italianos ( povo ), são muitos educados, mesmo em
    crise, que creio eu vai passar logo, gostaria de morar em Milão, Roma, ou outra cidade, curso superior
    completo e técnico também, aqui nem emprego existe, me ajudem a ir pessoal, kkkkkkkk , porque aqui tá muito dificil, os politicos roubam nossa dignidade e oportunidades. Estou tirando o passaporte
    só preciso de uma vaga de emprego e local prá ficar.kkkkkkkkkkkk

  75. Boa Noite!
    A minha intenção de ir para Italia é estudar e me profissionalizar na area que me formei sou designer de moda e na itália tem ótimas escola de moda da qual pode me acrescentar muito no curriculum e porque este país é muito encantador.

  76. Boa a todos, meu nome é Dalva e desde pequena sonhava em conhecer o outro lado do oceano,
    mas pensava sempre nos USA e até economizei muito para ir estudar línguas la, mas o destino decidiu uma outra trajetória para min,quando tinha 20 anos comecei a trabalhar em uma empresa alemã focada no mercado europeu e um dia conversando com o meu chefe ele me perguntou, porque eu trabalhava tanto, porque além de trabalhar no escritório de dia, de noite eu trabalhava no MC Donald tbem e eu falei do meu sonho e ele me perguntou e porque não a Itália, Itália? eu exclamei… não sei nunca tinha pensado! e ele me disse se vc quiser te arrumo emprego e casa para morar la, e eu é claro aceitei e depois de 3 meses estava desembarcando em Itália, no inicio era tudo muito sinistro, naquele tempo os jovens saiam da Itália para ir para os USA e e fiz o contrario e pior so tinham velhos ou então poucas crianças, queria fugir voltar para o Brasil, Itália era um paiz morto, em breve hoje depois de tantos anos a Itália é mais moderna que o Brasil até demais e naquele tempo estrangeiros la era bicho raro, eles eram ainda muito conservadores e não se misturavam, mas com o tempo tudo mudou, fiz meus estudos trabalhei muito mas não consegui um bom emprego e ai entrei em depressão, eu morava no Piemonte norte da Itália região muito conservadora e muito racismo, eu aprendi o que era racismo ali, bom como eu não conseguia trabalho na minha área comecei a procurar em outros países e conheci a frança em 2001, passei 7 meses la mas não consegui nada, voltei para Itália, até que em 2008 caiu nos mesu pes um emprego em Paris no inicio era para olhar uma criança,mas aceitei do mesmo jeito, depois de um ano encontrei o emprego dos meus sonhos daqueles que vc não ve a hora de acordar para trabalhar, era a primeira a chegar e a ultima a sair, mas infelizmente tem sempre alguém para atrapalhar os seu sonhos e no meu caso foi o Presidente Zarkozi, com uma lei que ele fez em agosto de 2011 quando minha carta se sejour terminasse não iam renovar, a empresa fez de tudo para me manter com eles, os advogados da empresa rejeitaram o aviso e pediram o renovo da minha permissão para tarbalhar, so que estava demorando muito a sair então eu vim para o Brasil esperando a resposta e ali mais uma vez o destino meteu o dedo, fiquei uma semana sem olhar meu email e qdo vi tinha passado o tempo para me apresentar e recuperar minha carta de sejour, tive que voltar para a Itália, SO EU FIZ UMA ENORME BESTEIRA NUNCA PEDI A CIDADANIA ITALAINA e qdo fui ver minha permissão para trabalhar na Itália tinha acabado e eu não renovei porque nunca pensei de voltar a morar na Itália de novo, mas depois de um ano não consegui nada e tive que voltar para o Brasil, estou a mais de um ano e não consegui emprego e agora não sei o que fazer, tenho um Excelente currículo, mas tbem tenho 48 anos então para o padrão brasileiro eu sou velha, mas se eles soubessem que com 48 anos consigo fazer o trabalho de 3 jovens sem pestanejar, então essa é mina historia, estou tentando de todos os modos sair do brasil mas me deparo sempre com essa clausula “VELHA”. Bom quem quiser informações sobre Itália eu sou uma esperta, não so Itália mas a maoir parte da europa, entrem em contato comigo meu numero é 011 94 88 26 823 Tim email mariadalava33@hotmail.com .Obrigada a todos

  77. Vou resumir minha vontade em tudo o que foi dito por outros no porque de ir para Italia e por la ficar .Na verdade sou aposentado bem como minha esposa ela é advogada e eu engenheiro sou neto de italiano,porem não consigo provar por falta de documentos.Desejo de todo o coraçaõ morar nesse pais belo e rico culturalmente o Brasil se tornou um pais cruel com seus cidadãos onde somente quem esta nas mamatas do judiciario e dos politicos estaõ numa boa naõ existe empregos dignos somente sub empregos a educaçaõ,a saude,a segurança naõ presta o custo de vida esta alto e somente cobrança de impostos sem retorno de beneficios.A maioria dos jovens estaõ desempregados o crime esta tomando conta do pais a corrupçaõ esta impregnada.Acho que com o meu salario e o de minha esposa podemos viver tranquilamente ate podermos tentar em adquirir uma casa modesta para ficarmos de vez.

  78. sou descendente de italiano minha bisa vó era italiana
    por isso escolhi a Itália sou pintor de casa e desenhista
    e trabalho com escultura modelagem porque penso que na Itália
    posso aumentar meu orçamento pois tenho mulher e filho
    e estou precisando muito

  79. Ola, boa tarde. Sou descendente de italianos e ja tenho reconhecimento de cidadania Italiana. Aqui no Brasil, sou corretor de imoveis, mas no ultimos tempos, estou pensando em morar alguns anos na Italia com o objetivo de alavancar euros……hehe. Estou estudando sobre a economia, a recessao, salarios, em fim, “N” coisas que precisamos saber antes da decisao final. Uns dizem que é otimo e rentavel viver aí, outros depreciam…….estou meio confuso. Se puderem me auxiliar nas informacoes, fico grato. Abraco

  80. Tudo depende de qual eh o seu padrao de vida no Brasil e quais suas expectativas na Italia. Lembre-se que ao contrario do Brasil, na Italia as diferenças de salario são pequenas.
    A menos que vc chegue aqui com um cargo importante em uma empresa importante, vai ser dificil juntar euros….

  81. Nunca havia pensado em sair do Brasil, embora sempre soube que meus avós eram italianos e tenha convivido com a cultura em casa. Minha mãe falava fluentemente a língua. A cozinha era toda italiana.. Costumava ouvir a música também enfim, vivi numa cultura basicamente italiana. Mesmo assim eu não me interessei por esse universo. Eu gostava de ser Brasileira. Amava mesmo. Tinha muitos sonhos em relação ao País. Não achava minha família interessante. Os anos se passaram, eu cresci, fui para a Universidade, me tornei professora. Meus pais faleceram eu me vi sozinha. Sem meus país e sem filhos. Comecei a questionar muitas questões relacionadas a minha vida. Na faculdade, construí um memorial , como um trabalho acadêmico. Neste momento, descobri minhas raízes. Uma forte sensação de proximidade com a Itália tomou conta de mim. Neste percurso, descobri o quanto meus país eram maravilhosos. Quantas coisas magníficas me ensinaram e quem eram eles? Foi assim que me aproximei da Itália. Descobri que meu avô, nasceu numa cidade muito antiga. Que ela ainda existe é que provavelmente a julgar pela sua idade, meu avô andou pelas suas ruas. E que provavelmente ainda tenho parentes lá. Gostaria de saber sobre meu bisavô, talvez quem sabe encontrar seu túmulo. Por todos esses motivos, decidi este ano, ir para a Itália. Quero resgatar minhas raízes. Quero estar mais próxima de mim mesma. Já estou com parte da documentação, sei que não será fácil mas estou cada vez mais convicta de que sou mais Italiana que Brasileira. Em tudo que pesquiso e estudo, encontro semelhanças com a minha gente! Serå um grande resgate enum imenso aprendizado.

  82. Faço História na faculdade e meu sonho é aprender a língua italiana e poder ter oportunidades ótimas lá. Pois posso conhecer uma história de um país fascinante e que passou por grandes dificuldades no passado, em especial, Roma. Não que meu país seja interessante mais tenho esta vontade grande de ter estas oportunidades.

  83. Tenho vontade de morar na Italia em função do ensino da musica, por estar em busca de uma condição melhor de vida que vá além da parte financeira, ao acesso a educação, tenho algumas espectativas se poderão ser alcançadas eu não sei, mas estou realmente é um pouco cansado das dificuldades e custo de vida altissimo aqui no Brasil que anda contra a qualidade de vida cada vez mais!! Mas infelizmente não tenho ideia como poderia fazer essa mudança, pois não tenho descendencia italiana!!!

  84. Olá! Primeiramente a Itália é maravilhosa, mágica, exótica, histórica, é viver o passado da humanidade, é aprender cultura e sentir o prazer de sabores e perfumes, é um lugar de paz onde se vive de verdade e se eu pudesse viver aí, sei que por mais que passasse algumas dificuldades, eu viveria feliz! Não sou feliz no meu país! Sei que todos os países tem seus problemas e podem até dizer como já vi por aí dizerem que a Itália não é as mil maravilhas, e ainda se ouve falar de uma crise, mas penso convicto de que a situação da Itália passa longe (para melhor) da nossa situação no Brasil!
    Nasci em São Paulo Capital e penso que 50% de mim é Italiano já que meus bisavós por parte de pai vieram dessa linda terra, meus avós ambos filhos de italianos e uma família que manteve os costumes, os hábitos, os trejeitos, me deram o sangue di tutti buona gente. Eu me pergunto: Por que saíram da Itália? Por que fizeram isso, pelo amor de Deus? Bom! Tiveram seus motivos e se não fosse assim eu jamais estaria aqui contando um pouco da minha história e sei que posso mudar ela e um dia e contar de novo, só que em italiano mesmo! Quem sabe?
    Sabendo que somos parte italianos, sempre pensei em conseguir a cidadania e com essa ideia meu irmão saiu a campo em busca de documentos encontrando quase todos, mas falta um para o conjunto se completar! Contratamos uma pessoa na própria Itália, mas não obtivemos exito na busca ainda! Isso ficou em”Standby”!
    O engraçado é que nesse meio tempo de procura, pra ser mais exato já de 2010 pra cá, minha mãe (sem parentesco italiano), que é vinte anos viúva, vinha vivendo sua vida solitária, mas com esses sites de relacionamento conheceu, desenvolveu um namoro com um italiano de sua idade e por fim casou-se! Com a cara e coragem ela foi embora pra Itália mesmo depois de tantas criticas minhas, brigas e alertas pra ela não ir, pelo receio de dar tudo errado e ela sofrer ou algo mais grave acontecer, enfim todo medo que eu tinha pensando que o mundo era tão complicado e perigoso quanto é o Brasil!
    Hoje ela está lá, não quer voltar! Meu irmão também está aproveitando suas férias lá! Eu, Graças a ela, pude conhecer a Itália, fiquei um mes sentindo de corpo e alma aquele lugar e preenchi meu coração com os outros 50%, ah…..40% , que seja vá, da vontade de estar, viver e de ser parte da Itália! Na verdade a minha situação aqui no Brasil é muito difícil, vou sobrevivendo e buscando um meio, um plano de um dia conseguir viver aí! Não desistirei Jamais!

  85. Sou médico, formado há 21 anos, e decididamente cansado do Brasil como um todo. Não sou descendente de italianos, mas sempre tive muita simpatia por sua cultura. Tenho dois filhos , um com 15 anos e outro de 10 anos, tenho vontade de ver como posso validar meu diploma e trabalhar na terra da bota .

  86. Sou medico cardiologista, tenho dupla cidadania e sou apaixonado pela Italia,estou estudando italiano e tenho vontade de comprar um pequeno imovel na Italia para poder viver la poragumas semanas por ano.Gostaria de legalizar todo restante de minha documentaçao italiana,pois passaporte italiano ja tenho.Gostaria de ajuda e orientaçao de alguem que ja realizou este sonho,
    muitissimo obrigado!

  87. Sou professora universitária, na área de Educação. Mas, conheci a Itália quando minha filha se casou com um Italiano de Milão. Meu marido e ferrovíario aposentado e pretendemos nos transferir para Milão. Somos pessoas acostumadas a trabalhar e pensamos que poderemos trabalhar com famílias brasileiras, no comércio, na vida doméstica, etc. Quem precisar de pessoas honestas, bem formadas, com disposição para o trabalho, por favor, nos procure.

  88. p quem esta interessado em tirar cidadania italiana ……….entre em contato …44-9930-6659

  89. Barbara, gostaria de ir pra Italia para trabalhar, o que vc acha?? A vida aqui no Brasil ta dificil, tenho amigos Italianos que moram na Italia. Voce acha que consigo arrumar logo emprego??

  90. Olá sou estilista e trabalho com moda há 8 anos, trabalhei com visual merchandising/vitrinismo, marketing de moda, produção de catalogos e desfiles e ´tambem como estilista (jeans,malha,alfaiataria). A vida no Brasil está muito dificil, por tanto decidi ir para a Italia ainda esse ano, mais precisamente Roma. Falo muito pouco o italiano, e o meu ingles é intermediário.
    Tenho amigos em Roma, gostaria de saber se é possivel eu trabalhar na area de moda sem ter fluencia italiana, e quanto se ganha sendo um profissinal dessa area em Roma?

    Obrigada!

  91. Olá, sou metalúrgico e gostaria muito de trabalhar na Itália. Acho facinante esse País! Totalmente desacreditado do Brasil, muita corrupção.

  92. Porque eu gostaria de morar na Italia?
    Conheço bem o país, falo italiano fluente, gosto dos costumes e da vida na Italia, morei por três anos no país, mais por ter a minha familia morando no Brasil voltei, agora se tivesse a oportunidade de arrumar um emprego e escola para a minha filha caçula, voltaria com muito praser.
    Que tipo de emprego? qualquer um de badante a barista desde que eu pudesse ter o fixo no final do mes.

  93. Bárbara, gosto muito do seu realismo e opiniões ! Tenho cidadania italiana e alguma experiência em pizza. Embora pareça ser um lugar que nem todos recomendam, penso ir para Napoles aprimorar nessa área da pizza. Me aconselharam a área de panificação ao norte da Itália. Não me considero iludido em relação à Itália mas consigo viver com o necessário de verdade e disponível para o trabalho em qualquer turno. O que você acha ?

  94. Eu sonho em morar na Itália, mas não sei como seria fazer transferência de pensão e aposentadoria e como poderia conseguir um visto de permanência, alguém pode me ajudar?
    Me aposento em próximo ano.
    Por que eu adoraria morar na Itália, bom , se eu disser que em outras reencarnações eu estive lá, irão me chamar de louca, então vamos para outros motivos: Odeio o calor e amo o firo, estou ciente que deverei saber a qual região devo ir, onde cai neve por exemplo e onde o calor é ameno.
    Embora eu ainda não tenho ido pra lá, mas estarei lá em 2016, io parlo Italiano molto bene, pois é , sem nunca ter ido pra lá, como posso eu falar Italiano assim, aí voltaríamos lá no primeiro item e não me seria bom discorre-lo.
    Alguém pra me ajudar positivamente, pois vejo alguns sites que falam mal da Itália, e para mim é questão de pontos de vista, pois o que é bom pra vc pra mim pode não ser e vice versa.
    Obrigada!

  95. Todos meus avós vieram da Italia. Conheci por 15 dias esse maravilhoso Pais,mas gostaria de morar e trabalhar lá sem duvida nenhuma ,pois me sinto italiano.Ou como químico no setor de biotecnologias em fermentação alcoólica ,ou com vendas ou mesmo como sommelier de cervejas ,qual tambem formado.Será que é dificil conseguir isso lá?

  96. Provavelmente será mais difícil arrumar emprego na Itália do que no Brasil, mas se você levar isso em conta e se preparar nada é impossível.

  97. Olá Amira, você pode procurar um patronato da Itália, quem sabe eles possam te ajudar. Não entendo nada de aposentadoria… Sorry. Quem sabe outro leitor que já passou por isso possa te ajudar.

  98. Gostaria sim de trabalhar e morar na Itália, no ano passado viajei para lá e gostei muito da região de Lombardia, gosto da cultura, lingua e também da facilidade de mobilidade. Estou pensando em voltar em 2016 e pretendo conseguir um emprego e me mudar para Lá. Acho fascinante os castelos e a preservação da cultura dos italianos.

  99. Olá! Eu gostaria de morar na Itália porque minha irmã vive ai. É o parente mais próximo que tenho de mim, estou feliz que ela esteja bem, mas sentimos muito a falta uma da outra. Já estive na Itália, duas vezes, gosto do idioma e das pessoas, ela mora numa cidade pequena. Sei o quanto está difícil emprego por lá, enviei muitos currículos, mas sou ilustradora e design gráfico, sei que lá tem muita gente que trabalha com isso. Enfim, gostaria de viver em família, rsrsr,

  100. Ola, boa tarde.
    Meu nome é Paulo, sou descendente de Italiano (oficialmente Avô) . Tenho toda a documentação dele, através de uma “pasta” existente no Consulado que pertence a um primo já naturalizado. Estou em fase de juntar a documentação de meu pai, já falecido, pra oficializar a minha cidadania.
    Tenho 60 anos completos, sou Administrador de Empresas, voltado para área de hotelaria, alimentação etc. (Restaurantes, hospedagens, Higienização, Financeiro pois já fui bancário). Enfim, possuo grande experiência profissional.
    Mantenho relação matrimonial estável, sou divorciado com três filhos “maiores e emancipados” .
    Gostaria de fixar moradia na Itália de onde conheço Roma/Florença, apenas no foco turístico.
    É notório que não posso “arriscar” uma ida sem que tenha um trabalho certo (qualquer que seja), para garantir a nossa (minha e de minha companheira) sobrevivência no novo pais. Visto que teríamos que abandonar no Brasil, não que isso fosse um problema (aliás seria excelente), uma vida razoavelmente estabilizada com residência própria inclusive.
    Enfim, a ideia já vem de uns três anos para cá, sempre crescendo, em virtude principalmente ao conflito governamental instalado no meu pais natal.
    Aguardo um breve retorno, com alguma informação/ajuda para a conclusão do projeto ora apresentado.
    Certo de poder contar,
    Grato
    Paulo

  101. Boa Noite amigo, estava procurando dicas para morar na Itália e encontrei esse aqui.
    Muito Legal os comentários de todos.
    Pretendo ir para lá até julho 2016, vou sem planos e tentar alguma coisa.
    Essa é a minha última cartada para encontrar algo que me faça feliz na vida. ficarei feliz, caso alguém tenha alguma dica legal. Abraços

  102. Olá boa noite,
    Bem eu estou pensando em ir para a Itália e trabalhar por curto prazo, mas se eu receber uma proposta de trabalho que me permita me estabelecer e continuar morando também me agradaria.
    Eu estou terminando meu estagio em uma empresa aqui no Brasil na área metalúrgica, porém fiquei sabendo que as oportunidades nessa área na Itália são maiores, queria saber se é verdade, e se for por onde devo começar ? qual empresa, cidade enfim.
    Obrigado pela atenção

  103. – Salve salve ! Tenho interesse por muitos motivos que nem cabem por aqui, mais logo venho buscar informações pra melhorar o meu conhecimento sobre o lugar. Meu primeiro intuito é trabalhar e estudar fotografia como um todo, com certeza todo o meu foco esta nisso e aqui pelo que vejo, tem pessoas querendo ajudar pessoas e tenho buscado justamente por isso. Como posso continuar com essa meta, por tanto quem souber por gentileza entre em contato, e só tenho agradecer o espaço para nos ajudar com toda essa batalha, Obrigado.

  104. Bom dia. Meu nome é Ricardo, tenho 39 anos e moro em São Paulo. Trabalho na área de segurança ha 13 anos. Sou também motorista. Estou a procura de trabalho nesta área, obrigado!!!

  105. Sou descendente de italianos, minha família está tentando a cidadania, tenho vontade de ir para Itália para ajudar no projeto já que todos estão no Brasil e também como uma oportunidade de conhecer a cultura, língua e estes lugares maravilhosos. Estes são meus planos para médio e longo prazo, penso em trabalhar no país também e estudar, caso seja possível; sou de São Paulo, formada em direito porém trabalho no mercado imobiliário há quase 9 anos, procuro uma mudança radical em tudo na minha vida.

  106. Eu gostaria porque tenho a cidadania italiana. Tenho 54 anos e não consigo mais arrumar emprego no Brasil. sou aposentado, e para fazer bicos preferia fazer na Europa, se é que existe ainda esse tipo de trabalho aí.
    Talvez com minha aposentadoria conseguisse pagar uma estadia.

  107. Olá.
    Vivi na Itália durante quase 6 anos, jogando futsal profissionalmente, até o final de 2009. Tenho cidadania e casei com minha esposa (brasileira) na Itália, além de nossa filha também ter nascido em Andria (BA).
    Retornei ao Brasil devido à instabilidade do esporte, tratado de modo amador, e hoje faço faculdade de Engenharia Mecânica (há três anos e meio, equivalente na Itália à Laurea Trienalle), e trabalho na SHV Energy Brasil (na Itália Liquigas Spa.), como Consultor Comercial.
    Depois de 6 anos estou retornando à Itália, de férias durante todo o mês de março / 2016, mas já comecei a projetar o retorno de modo definitivo, e estou procurando entender como o mercado de trabalho recebe profissionais como eu (técnico – comercial).
    A Itália é um país mais seguro que o Brasil, onde vivi muito bem e conheci pessoas fantásticas, que vejo pode me proporcionar uma maior estabilidade e segurança, e condições mais tranquilas para minha família estudar e crescer. Além das belezas infinitas do país, claro.
    Gostaria de saber como está o mercado de trabalho, trocar informações e quem sabe estudar prováveis oportunidades de emprego.
    Grande abraço e parabéns pelo site.

  108. Ola, eu porem gostava de viajar ate a italia para estudar e me formar na area de Arquitectura. Quais sao as ideias possiveis que eu deveria ter?

  109. Eu sonho desde criança em morar,viver de verdade na italia,principalmente no sul.Adoro a cultura,sou descendente de italianos e isso foi alimentando essa vontade e hj com 47 anos,gostaria de ver meu filho mais novo tendo uma vida melhor,uma cultura nova,uma vivencia nova,melhor chance de formação e ainda manter acesa essa descendência que temos.E ele com 11 anos de idade tem isso muito aceso,o apego as raízaes.

  110. Meus avos eram italiano,eu gostaria de cuidar da minha cidadania aqui no brasil e impossivel ja tentei mas non consegui .Por isso gostaria de morar na Italia .

  111. Quero ir morar na Italália para conseguir a minha cidadania, já que aqui é tudo muito burocrático e lento, demoram-se anos!!
    Feito isso, quero me estabelecer, estudar e trabalhar em Verona.

  112. Quero ir para a Itália para obter a minha cidadania italiana. Aqui é tudo muito lento e burocrático e demoram-se anos…
    Feito isso quero me estabelecer, estudar e trabalhar em Verona.

  113. Itália, penso logo em comida… rs Quem não pensa imediatamente nessa culinária rica, linda e deliciosa ?! rs

    Estou aguardando data de embarque, para trabalhar em um dos navios da Costa Crociere, demorará uns 3 ou 4 meses ainda, por isso gostaria de ir para a linda Itália trabalhar, comer, aprender, comer, até que chegue minha esperada data de embarque.

    Como são os trabalhos aí ?! Alguém que já more/viva pode nos contar um pouco ? #ajudaluciano

    lucasbbza@gmail.com

    Obrigado e boa sorte a todos ! 🙂

  114. Quero educar minha filha de forma diferente, quero que ela cresça em uma lugar onde há segurança, boa educação, bom estudo e uma vida social melhor que temos aqui. Realmente é a melhor opção que vejo.

  115. Bom dia Barbara, tudo bem?

    Então estou acompanhando seu site e achei bem bacana as dicas, também sigo o Saga.
    Eu e minha Noiva estamos pensando em nos mudar para Itália, ainda não decidi o local que irei.
    Sou cidadão italiano, ela tem descendência alemã e italiana, vamos nos aprofundar nisso, tenho um bom entendimento do idioma, porém nada muito avançado, mas consigo me virar legal. Tenho Bacharel em Adm falta somente traduzi-lo e valida-lo no consu, gostaria de algumas dicas de bons locais para se morar, onde possamos ter trabalhos que nos suprem e possam nos dar boas oportunidades, ela é Design de Interiores e cursa arquitetura, e tentaremos fazer a transferência da universidade também.

    Fato, moro no sul em SC, e realmente estamos buscando uma melhor qualidade de vida, pois aqui ta tenso, temos bons empregos salários apreciados, porém sair de casa com medo a cada dia é complicado, trabalhar 5 meses para pagar impostos pior ainda, sem mencionar tudo o que ocorre.

    Tenho uma irma que mora em Reggio Emilia, porém não mencionai nada pra ela sobre o assunto hehe

  116. Boa noite!
    Parabéns pelo post! Eu pretendo ir para Itália daqui 1ano ou um pouco mais. Durante esse período pretendo me dedicar a aprender mais a língua. Estou procurando por colegas que tenham a mesma intenção e estejam em condição parecida, vou sozinha e estou um pouco perdida. Acredito que podemos nós ajudar, vou a procura de emprego.
    Thais

  117. Eu não aguento mais esse país. Parece que as coisas aqui vão ficando cada vez pior e sem saída… A Itália sempre me chamou a atenção por ser um país que parece ser muito receptivo com brasileiros e de pessoas muito educadas. Queria conseguir me estabilizar e viver uma vida melhor nesse país que acho maravilhoso.

  118. Minha descendência é italiana, adoro tudo que venha da Itália, Principalmente a Gastronomia,
    Tenho vontade de montar um restaurante em Toscana, na verdade, preciso de Ajuda.

  119. Olá sou descendente de italiano tenho 45 anos a minha vontade de ir para italia é antiga com intenção de morar e conhecer todo esse país é principalmente trabalhar e conhecer uma pessoa para toda minha vida.

  120. Boa pergunta…Não muito fácil de se responder,mas um pouco relativa ! Sim,eu gostaria sim de morar em outro país fora o Brasil. Infelizmente não tem como se viver mais em um país onde reina gente que só pensa em si ( políticos ) A violência tomou conta de tudo,é bandido dando ordens de dentro de presídios, pais de família sendo mortos banalmente, Presidenta esculachando seu povo sofrido,parlamentares que só pensam em seus bolsos,enfim…Se for delatar aqui o que se está acontecendo com o Brasil,não terá nem como responder a pergunta em questão ! Infelizmente não tem como viver nesse país,por isso tem muitos Brasileiros espalhados por aí… Minha resposta é Sim ! tanto é que ano que vem ( 2017 ) iremos tentar a sorte por lá…obrigado !

  121. Ola sou Lidiane moro em Portugal a 2 nos sou em enfermeira mas nao posso atuar tenho q fazer equivalencia ..trabalho como auxiliar cuido de idosos …quero ir p italia sera q consigo trabalho o que eu preciso???

  122. Sou divorciada, tenho 48 anos e gostaria muito de trabalhar como baba ou domestica na Italia. Meu desejo e morar definitivamente la. Tenho muita experiencia.

  123. Boa noite! Por ser descendente de italiano por ser um sutaque creio eu mas facíl de entender e por ser um País de religiosidade católica e clima conteporaneo sempre tive vontade de morar na Italia minha foi era de Cecilia provincia italiana poderei ser muito util qualquer proposito de traabalho desde que ganhoo suficiente pra viver bem melhor que aqui sera bem vinda meu contato pelo waths zap eo 55 12 9 97089241 SKYPE jmoraesabreu

  124. Boa noite me chamo Julio Moraes de Abreu.Tenho 53 anos com espirito jovem cheio de energia sou da area da Enfermagem cuidador de idoso sou servidor publico municipal com boas referncias trabalho setor publico ha 14 anos como vigilante sem ATAS registro em carteira.Ensino Médio Completo, Informática e Inglês Básico. Como faço pra entrar contatos com consulado italiano e comunidade italiana aqui no Brasil que souber mas detalhes alguma proposta de emprego favor podem me adicionar meu meu zap 12 9 97089421

  125. me chaamo julio moraes descedente de italiano minha vo era da provincia de Cecilia alem doque disse acima e afirmo aceito proposta tambem de trabalhar em restaurante como copeiro ajudante de cozinha coisa parecida contato pelo zap 12 9 97089421 teriam me arrumar visto pra viagen.Pra vive aqui no Brasil ta muito complicado rellaçao falta de segurança saude e salarios

  126. Tenho muita vontade de viver na Itália. Minha namorada é italiana e vive em Nápoles, eu em São Paulo. Conseguimos nos ver poucas vezes por ano, (praticamente 1 vez) quando ela consegue alguma folga no trabalho e quando tem um dinheiro sobrando pra poder vir pro Brasil. Nunca fui pra lá e não conheço pessoalmente a família dela. Minha família é de origem italiana, porém não conheço ninguém que vive lá.(exceto minha namorada). Com respeito a emprego, em Nápoles é praticamente impossível encontrar, pois para os próprios italianos está difícil. Nosso sonho é de casar, porem não posso largar meu emprego aqui e me aventurar sem nenhuma segurança. Sei que em outras cidades, é possível encontrar algumas oportunidades. Se puderem me ajudar com algo ou informações de algumas oportunidades, agradeço !!! vlw!!

  127. gostariamos de morar em outro lugar pois nao vejo uma direção para o brasil….é fogo tu trabalhar um mes inteiro e só pagar tuas contas e olhe lá ,,,alem de toda insegurança e corrupçao que existe,,,,eu gostaria de uma nova oportunidade e acho que passou da hora ,,,,,talvez saudade da familia possa ser superado por um futuro melhor que nao vejo aqui,,,,eu minha esposa e filho vamos se Deus quizer ir embora do Brasil.

  128. Ciao Barbara!
    Sou estudante apaixonada pelo idioma e dou aula, pretendo encaminhar minha cidadania (mais fácil conseguir no Brasil ou na Itália?) e fazer intercambio (daqueles que envolvem casa de família) gostaria informações respeito porque ainda não encontrei esclarecimento. Parabéns pela matéria! Abbaccio

  129. Estou amadurecendo a ideia de me mudar, ainda. Estudando as possibilidades.

    A Itália foi o primeiro país que pensei, por admirar a região da Toscana (nunca estive lá), pela minha descendência e a pela língua expressiva.
    Espero ampliar minhas conexões e vivenciar outras culturas.

  130. sou descendente minha vo veio da italia, estou com a ideia de ir para la tentar uma nova vida. eu sempre quiz mas faltou coragem, porem agora decidi.conto com a sorte para arrumar um emprego logo para começar.

Comments are closed.