Blockchain é uma palavra que você deve adicionar ao seu vocabulário porque provavelmente vai alterar as nossas vidas radicalmente daqui alguns anos. Hoje tive o privilégio de aprender um pouco sobre isso durante “Blockchain for dummies”, uma das imperdíveis palestras da BTO, o Buy Tourism Online.
Blockchain para principiantes

Para explicar a importância que a Blockchain terá em nossas vidas, Michele Cignarale começou elencando os fatos que revolucionaram a vida da nossa sociedade.
Os fatos que revolucionaram a história da humanidade
Em 1455 Gutemberg inventou um sistema mecânico de tipos móveis que deu origem a imprensa. A partir daquele momento os textos podiam ser impressos e compartilhados em grande volume (até então os livros eram escritos à mão) e a leitura – que até então era privilégio de poucos do Clero – começou a ser difundida.
No início do século XIX o vapor revolucionou a forma de produção – que passou de manual à mecânica – e aconteceu a famosa “Revolução Industrial”.
Em 1989 Tim Berners-Lee inventou o World Wide Web, ou seja, a internet, que revolucionou a forma de comunicação no mundo todo.
Em 2008 Satoshi Nakamoto inventa a Blockchain, um tipo de protocolo super seguro que nasceu relacionado a Bitcoin, mas oferece muito mais possibilidades como vamos ver em seguida.
Blockchain: um protocolo seguro

Em seguida Cignarale recorreu a uma história para explicar o conceito do Blockchain:
Quando ele era garoto, a avó dele pedia para ele ir ao mercadinho perto da casa dele para buscar pequenas encomendas: leite, farinha, pão. A avó escrevia em uma folha de papel a lista das compras, mas a avó dele não queria dar o dinheiro diretamente para ele pagar para não ficar circulando com dinheiro. Então a moça do supermercado entregava os produtos para ele e depois anotava tudo o que tinha entregue em um caderno verde. Chegando em casa com as compras, a avó anotava em um caderno vermelho tudo o que tinha recebido.
O conceito de blockchain é parecido, os dados de uma operação são registrados em diversos databases, mas são databases muito mais complexos e distribuídos processados por supercomputadores e praticamente impossíveis de serem fraudados.
Características da Blockchain: Distribuição, Transparência, Certeza, Imutabilidade
Mais do que Bitcoin
Durante a palestra Michele Cignarale praticamente não entrou em detalhes sobre Bitcoin, ele foi além, explicando que este é um tipo de protocolo que pode ser utilizado de formas diversas. No futuro poderia substituir notários, poderia garantir a autenticidade de documentos (inclusive passaporte, quer coisa mais antiga do que um caderninho como o passaporte que você pode perder…), a autenticidade de opiniões deixadas em hotéis (atenção TripAdvisor!), enfim, um novo tipo de protocolo que vai revolucionar nossas vidas.
Faço questão de registrar aqui o dia em que entrei em contato com o conceito de Blockchain pela primeira vez. Quem sabe daqui 10 anos, quando a BTO estiver completando seu vigésimo aniversário eu vou poder reler e achar interessante como o mundo mudou.


Deixe um comentário