Estava faltando um ponto de encontro dos brasileiros que trabalham na Italia: quem são, o que fazem, como vivem? De que maneira podemos nos unir e nos ajudar? Foi pensando nisso que decidi escrever esse post com a esperança que seja um ponta pé para uma discussão interessante e que sirva para melhorar, de alguma forma, a nossa vida aqui na Italia.

Às vezes não precisamos claramente de nada: já temos um trabalho, uma profissão na Italia e não precisamos pedir nada para ninguém. Ótimo! Mas por que não trocar figurinhas? Conselhos? Dicas? Simplesmente bater papo juntos?

Que tipo de ajuda você espera encontrar?

Você chegou até aqui, neste simpático blog, o que é que você está procurando?

Muita gente acha que somos uma agência de empregos ou que estamos contratando brasileiros, mas aqui apenas trocamos informações. Óbvio se alguém souber de uma dica de emprego, divulgamos, como avisaríamos a um amigo próximo e querido.

Qual a sua história?

Vamos nos apresentar! Queremos conhecer os brasileiros que trabalham na Italia! Vou começar me apresentando (para quem ainda não me conhece):

Me chamo Barbara Bueno, moro em Florença desde o início de 2005, trabalho com comunicação digital. Nos últimos anos me dediquei a projetos estimulantes como por exemplo a campanha Voglio Vivere Così da Regione Toscana: entre outras coisas eu escrevia o blog oficial em língua inglesa, o Around Tuscany. Acompanhei campanhas nas redes sociais de mais de uma dezena de clientes no setor da moda, turismo, arte e cultura. Fiz assessoria de imprensa de clientes italianos que buscavam visibilidade no Brasil. Criei e mantenho diversos blogs como o BRASIL NA ITALIA. Estou sempre aberta a parcerias, especialmente se relacionadas a comunicação e aos meus países favoritos: a Italia e o Brasil (não necessariamente nessa ordem). Na Italia sempre consegui os meus empregos sem ter indicação de ninguém (e tem que diz que na Italia só é possível arrumar emprego com o famoso QI, o Quem Indica). O único QI que aceito é aquele de quem já trabalhou com você e te recomenda pelas suas qualidades. Estou aqui para conhecer outros brasileiros, descobrir novos projetos interessantes, conhecer histórias estimulantes de brasileiros que se integraram bem na Italia e que podem servir de inspiração.

E você, qual a sua história?

58 COMENTÁRIOS

  1. sou do sindicato dos cabeleireiros em São luis Ma e tou procurando cursos rapidos de italiano, e vou aproveitar as dicas ,obrigado,pelo boas informaçoes.

  2. ola como esta descilpe me a ausencia mas, estive/estou meio doente. ainda no Brasil quando ira para Italia ?
    Aonde planeja passar festa de final de ANo? Boa dica ?? MIlano lah a Festa E’ belissima.. na praca de Duomo…….

  3. melhor forma de aprender italiano E’ ver filmes em Italiano ou escutar musicas e preocurar as palavras em dicionario fica facil assim bem rapido ou vejah nos sites virgilio/ ou yahoo italia as noticias
    a lingua e quase pareceida nao se muda muita coisa precisa somente acostumar o ouvido..
    boa dica escute muicas e leia jornal italiano.

  4. barbara estou indo pra italia o ano que vem e quero muito trabalhar aii? nMe de umas dicas por favor.

  5. Ja tenho local aonde ficar, estou precisando dicas de trabalho e vou melhorar meu italiano , atualmente sou vendedor de games e informatica, trabalho informalmente como fotografo. Obrigado pela atencao. Abraço

  6. ola barbara sou italo-brasileiro e ja falo italiano tenho família la na Itália e ja tive a oportunidade de ir la duas vezes , mas agora gostaria de ir e permanecer ( arrumar trabalho , estudar e etc) tenho 18 anos , queria saber sobre o seu ponto de vista se realmente é possível arrumar emprego somente deixando currículo (nao me importo com qual area seja ) e tudo mais , tenho um curso tecnico de manutenção de computadores e ja trabalho com isso a algum tempo . então se você puder me falar um pouco de como estão as coisas por ai , ainda mais agora com a crise e a saida do 1° ministro . muito obrigado aguardo respostas não so sua mas de outras pessoas que residam ai ok .

  7. Arrumar emprego depende de vários fatores:
    1. Para quem você está enviando CV
    2. Como é a sua apresentação /CV
    3. Que tipo de emprego está procurando
    4. Onde você mora e como entrega o CV
    5. Sorte

    A única coisa que tenho certeza é que quem fica dormindo não pesca peixe. 🙂

    Boa sorte!

    abs

    barbara

  8. Olá, Bárbara. Sou cidadão ítalo-brasileiro, ou seja, tenho dupla cidadania, conseguida aqui no Brasil. Sou advogado com especialização em Comércio Exterior. Pretendo imigrar para a Itália para trabalhar, aprender italiano e, talvez, importar bens italianos. Tudo, claro, com seriedade. Sou, também, marceneiro.
    Você poderia me ajudar a conseguir trabalho na Itália. Eu iria com minha esposa e filha (7 anos). Ah, minha esposa ainda não tem a dupla cidadania, apenas eu e minha filha temos. Minha esposa conseguiria trabalhar na Italia? Obrigado!

  9. ola queria saber se alguem aqui conhece uma cidade na italia chamada velletri fica próximo a roma e é bem bonita.
    estou perguntando porque é pra la que estarei me mudando ano que vem (pretendo) pois ja tenho casa la e tudo mais . e gostaria de saber se tem alguem que more la ou tenha alguém pra me indicar lugar para trabalho . gostaria de saber também se tem alguém que esta indo se mudar para as redondezas no próximo ano tambem ?

  10. Oi Barbara, morei em Civitanova Marche 6 meses, faz 1 ano q retornei, estou procurando qualquer trabalho pra voltar, sou formado em educação física, ex jogador de futebol, trabalho com criança em escolinhas, e faço eventos também, gostaria de ajuda se for possível, desde já agradeço!!!

    Diego Leal – diegomacaco@msn.com

  11. Olá,

    Sou mais Italiano que brasileiro e hoje estou procurando emprego na área de Tecnologia da Informação na Itália. Meu sonho é viver e morrer na Itália, fazer o caminho contrário do meu nonno!!
    Quem souber onde na Itália é bom para procurar lavoro na minha área ou quiser fazer contato fico a disposição!!

    Grazie tanto! Putti.

  12. procuro minha familia na italia meus avos vieram da italia so sei que ele se chamava jacomo pilato e matheus pilato saode sicilia
    MEUS AVOS CHAMAVAM MATHEUS PILATO E ROSA GRANDINI MEU BISAVOS CHAMAVA JACOMO PILATO E AUGUSTA GRANDINI AVOS MATERNOS IZIDOSIO GRANDINI E CONSTANÇA GRANDINI AMBOS VIERAM PARA O BRASIL NO PERIODO QUE A ITALIA ESTAVA NO FUNDO DO POÇO DAI ELES NAO VOLTARAM MAIS MAIS TENHO ELES COMO HEROIS E GOSTARIA MUITO DE SABER SOBRE A VIDA DELES AI REGISTRO NACIMENTO OU ALGO ASSIM POR FAVOR TALVEZ ALGUM DE VCS PODEM ME AJUDAR
    HELCAR@IG.COM.BR EU PAGO O TRABALHO FEITO PRA QUEM AJUDAR ME

  13. sou brasileira tenho 27 anos resido em itu, sou jornalista, nunca sai do meu pais, gostariA DE TRABALHAR NA ITALIA

  14. Barbara estou morando em Firenze na piazza della indipendeza, preciso muito da saber se podes me ajudar a encontrar um trabalho. Obrigado

  15. Olá Barbara,
    Estou indo para Bolonha em junho, vou fazer um curso intensivo de italiano para depois cursar gastronomia na ALMA em Colorno, perto de Parma. Se der tudo certo ficarei por aí uns 3, 4 anos. Sou cidadão italiano e pretendo arrumar um trabalho, de possível na minha área – Consultor de sistema ERP (Dynamics AX – microsoft), senão qualquer coisa para que me ajude a pagar as despesas.
    Se tiver alguma notícia me dá um toque. Vou me manter informado no seu site.
    Obrigado.

  16. Quando sei de alguma dica compartilho aqui.
    Uma dica é se inscrever no Centro per l’Impiego de Florença, tem um na Via Cavour.
    Abs
    Barbara

  17. Boa noite Barbara. Minha mulher vai fazer o phd provavelmente em Florença. Óbvio que eu também não quero ficar parado e gostaria de saber quais são as condições para se conseguir um “permisso giorno” (desculpe se a grafia estiver incorreta, só começarei o meu curso de Italiano no final do ano). Também gostaria de saber como fazer para se inscrever em alguma Universidade para poder estudar também. Sou formado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado)
    Ficarei aguardando. Grato.

  18. Olá,
    sou artista e fui contrata por um circo aí da Italia. Eles deram a entrada na minha documentação e não saiu. Deram a entrada em julho e até agora nada. Sei que preciso do Nulla osta pra ter o visto, mas ele não foi emitido ainda e nem sei se será.
    Há alguma outra maneira de eu trabalhar aí legalmente por 1 ano? O contrato com o circo é um ano, não posso ficar menos.
    Oq você me indica? Não quero perder essa oportunidade por causa dessa demora pra emissão dos documentos.
    Obrigada

  19. Ola Querida. Li seu perfil e algumas coisas aqui desta pagina achei super interessante este eu zelo e cuidado ao tentar responder cada, espero que possamos trocar ideias bem legais.

    Vinicius Léscio, Brasileiro (Capixaba), 24 anos, Escritor, Empresário, Bacharel em Teologia com área maior em Assistência social e Psicológica, Musico, Ator, Versionista, Cantor, Diretor Artístico, Apresentador, Artista Plástico, Produtor, Cenógrafo, Coreógrafo, Roteirista.Técnico em Informatica, Gestor educacional.

  20. Ola, Boa Tarde!

    Sou Claudia e estou desempregada aqui no Brasil mais de 3 anos, quero muito trabalhar na Italia como eu faço. Por favor alguem me ajude.

    Obrigada.

  21. Boa tarde, Procuro emprego na Itália, tenho experiencia como taxista 12 anos, motoboy 3 anos, minha esposa trabalha com limpeza, estamos disposto a trabalhar e morar por favor tida ajuda é bem vinda, Muito obrigado.

  22. Gostaria que me falasse algo, pois pretendo o ano que vem, ficar uns meses na Itália, gostaria de fazer um Curso/Treinamento, nas fabricas de gaitas em Castelfidardo, lá tem varias pelo que me consta, se souber algo a respeito e quiser dividir a informação, agradeço muito.
    Dizem que ai tem um ” manual de afinação de acordeon”, aqui no brasil nao encontrei, se souber algo sobre isso, favor me passar.
    como sou decendente de italiano, falo meio bem, acho que não terei problemas serios de comunicação.

    Abraços – Amarildo

  23. faço faculdade de moda aqui no brasil,mas quero estudar moda na italia e trabalhar la,poderiam me ajudar???desde ja agadeço

  24. Olá Bárbara, bom dia.
    Estou terminando meu curso de medicina aqui no Brasil e gostaria de fazer residência médica lá na Itália. Mas quando eu for pra fazer a residência provavelmente já estarei com a minha cidadania pronta (pretendo ir antes de me formar pra conseguir minha cidadania, já estou com os documentos prontos).
    A minha dúvida é quanto a validação da medicina na Itália, pra eu poder exercê-la por lá, além de me especializar. Como que faz? É só fazer uma prova? Aonde encontro informações sobre isso?

    Obrigada.

  25. Oi Bárbara! Adorei o seu site. Conheço a realidade italiana que você descreve. Assim como você cheguei em Milão em 2005 depois de uma experiência de 3 anos em NYC. Morei em Torino outros 3 anos. Viajei muito e agora moro em Napoli. Conheci o meu atual marido que é napolitano. Sofro muito a diferença norte e Sul da Itália além da crise que está uma coisa de louco. Eu ja cheguei na Italia com cidadania italiana e no inicio foi bem legal. Sou fotografa e consegui alguns trabalhos con contratto a proggetto e tudo, mas as coisas foram sempre piorando. Nesse exato momento estou em um quarto de hotel em Florianópolis pensando se vale a pena voltar para o Brasil. Nao sou de Florianópolis mas vim de férias com meu maridino para mostrar a ele o melhor do Brasil em termos de qualidade de vida. O nosso programa de viagem começou em São Paulo (cidade caótica mas muito interessant), depois chegamos em Curitiba (lugar maravilhoso, amei) e agora estamos em Floripa, mas acabamos de chegar e ainda não posso dizer nada. Como tantos brasileiro expatriados penso em voltar para o Brasil. O teu site saciou a minha curiosidade em saber o que pensavam os outros brasileiros como eu.

    Obrigada,

  26. Oi Roberta, tudo bem?
    Obrigada pela visita. Espero que você tome a melhor decisão para vocês. Cada escolha, implica um novo caminho, com novas características, né?
    Depois me conte sobre o que você decidiu e como vai a nova fase. Existe alguma cidade do Brasil onde é possível viver com qualidade de vida? Eu adoraria saber. Existem muitas cidades deliciosas no Brasil, mas elas são mais para passar férias do que para morar porque oferecem pouco em termos de serviços ao cidadão.
    Quem sabe aí no sul é diferente. Um abraço para você,
    Barbara

  27. Estou separando os papéis para a dupla cidadania…mas minha dúvida é outra, estou me formando em Bacharel em Eng. Mecânica, eu consigo atuar nos países do grupo do EURO, com esta formação tendo a dupla nacionalidade?

  28. A sua dupla cidadania nada tem a ver com o seu diploma de Bacharel. O que você tem que ver é se o seu título universitário é válido na Itália (provavelmente não e você terá que refazer pelo menos metade da Universidade na Itália).

    Não sei como funciona para Engenharia, mas você pode pesquisar com calma sabendo que nada tem a ver com a sua cidadania italiana.

    Abs Barbara

  29. ola, Barbara tudo bem ? queria saber se tem emprego para marinheiro auxiliar de convés ? e da marinha mercante , marinha civil .. já agradecendo atenção….

  30. Olá Barbara boa tarde, sou gaucho conheço a Italia. Se por ventura você conhece alguma pessoa com sobrenome Grandini me passa por E-mail ou face . A titulo de amizade , vou te agradecer.

  31. Boa noite, gostaria de saber se um Advogado pode atuar na Itália sendo formado no Brasil.

  32. Boa noite, gostaria de saber se um Advogado formado no Brasil pode atuar na Itália.

  33. Oláa Pessoal,
    Gostaria de comprar uns acordeons na itália para enviarem para o Brasil .
    É possível ??
    Onde encontro um fornecedor ??
    Att.

  34. Olá Barbara, tudo bem?

    Sou carioca, tenho 26 anos, moro no Rio e tenho o sonho de morar na Itália. Gostaria muito da sua ajuda, de verdade! Podemos nos comunicar por e-mail? Como faço para falar com você?

    Desde já, muito obrigada!

    Beijos,

  35. Bárbara, boa tarde.
    Eu tenho a cidadania italiana desde 2010 e minha esposa está nos trâmites legais para conseguir por casamento. Gostaríamos de passar uma temporada na Italia, conseguir um trabalho por lá também. Você nos indicaria algum site de empresas italianas que recrutam brasileiros com dupla cidadania? Qual seria sua dica? Atenciosamente, Paulo Forti.

  36. Olá Barbara gostaria de saber se é fácil trabalhar com mecânica automotiva, já trabalho aqui no Brasil nessa área mas as coisas aqui estão piorando, e sempre quis conhecer as origens do meu sobrenome, vocês tem alguma dica sobre ir para a Itália, já estive pesquisando sobre a crise, mas ta melhor do que aqui.

  37. Boa noite eu meu marido e nossos filhos estamos pensando en ir para italia morar pois meu marido e filho de italiana e queremos pedir a cidadania dai pois sai mais rapido.
    Que cidade vc indicaria para quem esta chegando para procurar uma moradia???
    Obrigada

  38. Olá, Barbara. Tudo bem?

    Sou brasileira e sonho em viver na Itália. Estou aguardando concluir o bacharelado em Direito para tentar algo por aí. Será que eu poderia atuar na minha área em algum tipo de empresa de exportação ou teria de estudar na Itália pra poder validar meu conhecimento?
    Se puder me ajudar, te serei muito grata. Um abraço!

  39. ciao barbara sou Daniel Tardelli, moro brasil, eu quero morar na italia na toscana comune di lucca.,sou bisneto do italiano da toscana, eu quero trabalhar na marine mercanttile, sou marinaio di macchine di navi, tenho carta aberta internacional para trabalhar em qualquer pais, tenho esperiencia de caldeira de baixa pressão e alta pressão, já trabalhei no restaurante e na pizzaria e facio massa,e sou mecanico diesel de navio e caminhão,tem como me ajudar me arrumar emprego, na italia, e local pra mim ficar na toscana, eu estou desempregado e non quero ficar no brasil mais, meu sogno e morar na italia e falo italiano atraves da minha nonna teresa tardelli que filha do italiano, sou solteiro tenho 54 anos de idade e me ajudar per cortesia
    meu tel cellular do brasil 021-972789878 da vivo e tenho meu mail e facebook,
    daniel.tardelli2012@hotmail.com
    face;daniel.tardelli52
    ou face;daniel.tardelli2012@hotmail.com

  40. Olá, estou com 27 anos e uma vontade enorme de sair do Brasil, desde pequena sou encantada pela Itália, me recomenda algum site para procurar emprego, estadia ou mais informaçoes? Conhece grupos que ajudam brasileiros recem chegados?

  41. Olá, estou me formando em direito e gostaria de saber quais as opções para alguém como eu usar o meu diploma na Itália. Já estive na italia , sou descendente com dupla cidadania encaminhada e quero muito morar no país, mas quero estar preparada para o mercado para o qual me encaixo. Alguém poderia me ajudar me dando informacoes ? Obrigada

  42. Barbara, boa noite ! Estou no brasil, quero saber o que vc me fala sobre morar em veneto. Trabalho e qualidade de vida.

  43. Oi barbara, Boa noite
    Falo de Balneário Camboriú, Santa Catarina!
    Eu e um amigo estamos iniciando curso de italiano agora é ano que vem nessa mesma época estaremos aí na Itália! Gostaríamos de saber se você nos recomendaria alguma cidaDe específica no litoral para trabalharmos e praticarmos nosso italiano! Siu formada em direito e meu amigo tem cursos especializastes em gastronomia, gostaríamos de um trabalho que lidasse com o público a princípio e lá, futuramente, investiríamos em nossas carreiras! Poderia nos dar algumas dicas?!
    Fico ansiosa no aguardo de sua resposta

  44. Boa noite Barbara, como vai?Estou atualmente, morando em Monza-MB, sou de Goiás e minha esposa tem um sonho de morar aqui na Itália porque seu avô era daqui, sou Bacharel em Direito e ela esteticista, e formada em educação física.No entanto ela arrendou sua clinica em Goiás, e nesses 60 dias que chegamos ela já comprou algumas máquinas de estética e esta trabalhando, e eu estou em processo de validação de diploma via Portugal,contudo não posso trabalhar na área, tenho carteira de motorista profissional “D”, e permesso di soggiorno familiar, se souber de alguma coisa pra eu trabalhar me avise, (FURGÃO,CAMINHÃO, ETC…)ou qualquer outra coisa, desde já fica meu muito obrigado, OBS: MINHA ESPOSA E MINHA FILHA TEM DUPLA CIDADANIA ITALIANA.

  45. Olá Barbara, sou pedagoga no Brasil, formada também em letras, fiz uma especialização no Japão e uma pós no Brasil.Sou concursada e atuo faz 13anos em sala de aula…Porèm há 5 anos me.casei com um italiano, que mora comigo no Brasil,temos.dois filhos e ele quer voltar p Itália e o que mais me impede de ir e que eu iria me anular me.tornar uma casalinga r por os diplomas na gaveta….antes do primeiro filho estava cursando direito e tranquei no 4 ano…Q dica vc me daria p viver e trab na bota?

  46. Ola Barbara,
    Eu e a minha namorada estamos querendo arriscar nossas vidas na italia, tentar conseguir um futuro melhor!
    Estamos querendo arriscar em LECCE, o que voce me diria sobre essa cidade e sobre servicos?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here