Binance é confiável?

14/10/2022 – Hora de abrir conta em uma corretora de criptomoedas. Você ouviu falar na exchange Binance e está prestes a criar a sua conta, mas antes de continuar surgiu a dúvida: a Binance é confiável? Descubra aqui.

Índice do artigo:
– A Binance é confiável?
— Banco mais Antigo do Mundo x Binance
— Maior corretora de criptomoedas do mundo
— Binance no Brasil
— Binance na Italia
— CZ, o CEO da Binance
— Binance e a imprensa internacional
— Binance hackeada
– Conclusão: Binance é confiável

A Binance é confiável?

Para poder avaliar o quanto a Binance é confiável a gente precisa pesquisar o máximo possível em dados e número da empresa, notícias de jornais, tweets do CZ (o CEO e fundador da Binance) e de outros usuários da Binance na rede. Quanto mais você ler sobre a empresa, melhor.

Mas é claro que a gente vai te ajudar a mostrar o caminho das pedras, para você poder pesquisar e conferir as informações e checar sempre as novidades e atualizações.

O mundo das criptomoedas ainda é novo e as corretoras de criptomoedas ainda tem poucos anos de vida se comparadas aos bancos tradicionais. Mais jovem não significa mais insegura. Precisamos estudar os dados.

Banco mais Antigo do Mundo x Binance

A Binance é confiável? O banco mais antigo do mundo é confiável?

O banco mais antigo do mundo ainda em atividade fica na Italia e se chama Monte dei Paschi di Siena (MPS). Foi fundado em 1472, ou seja, em 2022 completou 550 anos.

Mas olha só, o MPS, banco tradicional, está cheio de problemas, andou na corda bamba da falência. Se você ficou curioso e quer saber mais assista o Data Room di Milena Gabanelli publicado no Corriere della Sera.

Já a Binance foi fundada em 2017 e em 2022 completou seus primeiros 5 aninhos de vida. Uma criança, você deve estar pensando. Mas no mundo contemporâneo de hoje é possível atingir recordes em apenas 5 anos.

Maior corretora de criptomoedas do mundo

Já faz tempo que a Binance é sempre mencionada como a maior corretora de criptomoedas do mundo. Ela está sempre lá em primeira posição no site da CoinMarketCap (confira aqui a posição da Binance de hoje).

Tela da CoinMarketCap mostra Binance na primeira posição na lista de corretoras spot

Mas maior corretora baseado em quê? A CoinMarketCap explica como são classificadas as corretoras da sua lista: “A CoinMarketCap classifica e pontua as corretoras com base no seguinte: Fator de Tráfego no Site; Média de Liquidez; Volume, assim como a Confiança de que o volume informado pela corretora é legítimo. Os pesos são atribuídos aos fatores mencionados acima e a Corretora Spot recebe a pontuação de 0,0 a 10,0.”

Só tem um pequeno detalhe: a CoinmarketCap foi comprada pela Binance em abril de 2020. Será que os dados da CoinmarketCap estão corretos? Será que a Binance é confiável?

Vamos então pesquisar em um outro ranking de corretoras de criptomoedas, o CoinGecko. E lá você também vai encontrar a Binance na primeira posição (confira a posição atualizada aqui).

Tela da CoinGecko no dia 13 de outubro de 2022 mostra corretora Binance em primeiro lugar
Tela da CoinGecko no dia 13 de outubro de 2022 mostra corretora Binance em primeiro lugar

Como a CoinGecko elabora essa lista? Eles explicam: “O Trust Score é um algoritmo de classificação desenvolvido pela CoinGecko para avaliar a legitimidade do volume de negócios de uma corretora. O Trust Score é calculado por meio de diferentes métricas como liquidez, escala de operações, placar de ciberssegurança, entre outras. Para maiores detalhes, confira nossa metodologia completa.”

Binance no Brasil

Em notícia publicada no jornal Valor Econômico no dia 03 de outubro de 2022, o jornalista Ricardo Bomfim informou que a “Binance inaugura dois escritórios no Brasil”.

“Um dos escritórios é em São Paulo e o outro no Rio de Janeiro. Essas unidades apoiarão os 150 funcionários da corretora no Brasil, que eram 60 no início de 2022. “

A Binance afirmou que o Brasil está entre os 10 principais mercados da empresa no mundo e é o maior da América Latina.

Bônus Binance – Veja aqui como abrir conta na corretora Binance e ganhar bônus de boas vindas!

Binance na Italia

No dia 27 de maio de 2022, o principal ecossistema blockchain e provedor de infraestruturas de criptomoedas do mundo, anuncia que em 27 de maio obteve o registro no cadastro de operadores de moeda virtual gerenciado pelo Órgão de Agentes e Mediadores (OAM), que cuida de forma exclusiva e autônoma das Listas de Agentes e Mediadores de Crédito para operar na Itália.

“O registro em nome da Binance Italy, a pessoa jurídica do grupo em nosso país estabelecida nos últimos meses, permitirá que a empresa ofereça produtos criptográficos a seus clientes e é um testemunho concreto do compromisso da Binance em se adaptar às regulamentações locais no campo das criptomoedas. Além disso, representa uma parte importante da estratégia de crescimento da Binance na Itália que permitirá à empresa fortalecer sua presença em nosso país, abrindo escritórios e ampliando a equipe de profissionais atuantes na área.” diz o anúncio oficial no site da Binance.

CZ, o CEO da Binance

Para saber mais sobre uma empresa é recomendável obter o máximo de informações possível sobre quem está no controle da empresa. Como pensa essa pessoa? Quais são seus ideais, visão de mundo e visão de negócios?

No caso da Binance, o fundador da empresa e atual CEO se chama Changpeng Zhao e é conhecido como “CZ”. Ele costuma escrever artigos interessantes. Um dos artigos que recomendo onde ele fala sobre sua visão de mundo e de empresa é: “Os princípios do CZ, CEO da Binance“.

CZ também é bastante ativo no twitter, mas atenção porque existem diversos perfis falsos. O perfil original de CZ no Twitter é https://twitter.com/cz_binance. Repare que tem um símbolo azul oficial do Twitter que garante que aquele é o perfil oficial.

Acontece muito da gente começar a ser seguido, ser inserido em listas ou receber mensagens privadas de um perfil fake do CZ. Atenção porque você pode receber links para sites enganosos ou ser vítima de phishing.

Já o perfil oficial da Binance em português é: https://twitter.com/BinancePT

Leia também o máximo possível em jornais, em vídeos no YouTube, em blogs. Quanto mais suas fontes de informação, melhor.

Binance e a imprensa internacional

O CZ costuma reclamar publicamente dos jornalistas e da imprensa. Por outro lado a Binance “compra” a imprensa, ou pelo menos alguns veículos de comunicação.

Aqui a notícia de que a Binance injetou 200 milhões de dólares na Forbes divulgada em 10/02/2022. De acordo com a BBC, a Binance tinha aberto uma causa por difamação contra a Forbes em 2020. Dois anos depois ela faz um belo investimento no meio de comunicação que a difamou.

Binance hackeada

Outra notícia que foi destaque em outubro de 2022 foi o fato da Binance ter sido hackeada.

Logo que o episódio aconteceu e começou a ser divulgado online, o Ceo da Binance, CZ, publicou um tweet comentando que a imprensa estava dando a notícia de forma errada: “Títulos errados. Nós precisamos melhorar a qualidade das ‘notícias’” – comentou CZ anexando a captura de tela da NBC News, Markets Insider e Investor’s Business Daily.

E para completar o seu ataque à imprensa tradicional adicionou: “É por isso que as novas gerações não lêem jornais”.

Por que CZ ficou tão irritado com as notícias sobre a Binance hackeada? Mas afinal, a Binance foi ou não hackeada?

Porque o que aconteceu não foi que a empresa Binance foi hackeada, nem mesmo a rede BSC foi diretamente hackeada.

O problema teria acontecido em um “bridge”, uma ponte entre duas redes chamadas BSC Token Hub. Este bridge não é a rede BSC mas uma aplicação que roda na rede BSC e converte as moedas / tokens entre redes diferentes.

CZ explicou ainda que a BSC Token HUB é a ponte entre a BNB Beacon Chain (BEP2) e a BNB Chain (BEP20 ou BSC).

Este ataque ao BSC Token Hub teria criado BNBs extra, praticamente criando dinheiro, que começou a ser rapidamente transferido para outras redes. Isso se a Binance não tivesse percebido o fato e decidido “congelar” a rede BSC.

Ué, você pode estar pensando: mas a rede BSC não era descentralizada? Se é descentralizada, como ela pode ser “bloqueada”? Quem explica como tudo foi efetuado foi Dardania em um artigo publicado em BNB Chain.

O prejuízo estimado por CZ foi de cerca 100 milhões de dólares, o equivalente a queima de BNB do último trimestre. Em outras palavras, o CZ quis dizer que o valor foi muito baixo para poder realmente criar um impacto nos negócios da Binance e na segurança da empresa e do dinheiro dos clientes.

Este tipo de ataque tem se tornado cada vez mais comum nos últimos tempos.

Em janeiro de 2022 a Crypto.com foi atacada e perdeu cerca de 35 milhões de dólares (leia notícia na Forbes aqui) e na época muitas pessoas gritavam ao “apocalipse”. Felizmente a empresa está se mantendo sólida, pelo menos por enquanto.

O episódio da Binance foi pelo menos 3 vezes maior, se usarmos como referência os dados divulgados pelo próprio CZ. Mas ele conseguiu passar a ideia via twitter como se fosse pouco relevante diante da dimensão da Binance.

Conclusão: Binance é confiável

Voltamos a pergunta central deste artigo: “A Binance é confiável?”

Eu diria que a Binance é uma empresa gigante, que se falisse poderia ter consequências devastantes para o setor das criptomoedas e portanto a hipótese que isso possa acontecer é bastante remota.

Ou talvez não.

O Bitcoin sobreviveu ao falimento da Mt. Gox (leia aqui), um portal que detinha 70% das transações do mundo inteiro.

Os investidores do Canadá sobreviveram a suposta fraude da Quadriga CX que virou até série da Netflix chamada “Trust No One: The Hunt For The Crypto King“. Abaixo o trailer oficial em inglês:

Será que o mundo das criptomoedas poderia suportar uma eventual falência da Binance ou ela ficou grande demais para quebrar?

Se a Binance quebrasse que consequências isso teria nas outras corretoras e na confiança e reputação da criptomoedas tendo em vista também que o BNB, moeda da Binance é a 5º criptomoeda por volume do mundo e a BUSD, a stable coin da Binance é a 7º (no momento em que escrevo este artigo)?

Eu, pessoalmente, acredito que a Binance é confiável, é uma empresa muito interessante seja para fazer trade de criptomoeda, para investir dinheiro (A Poupança da Binance ou Binance Earn é muito interessante).

Inclusive nós somos parceiros da Binance porque acreditamos que a empresa é séria.

Veja: Código de Indicação Binance 2022 (com 20% de desconto nas taxas spot para sempre!)

De qualquer modo, diria sempre para nunca colocar todos os seus investimentos em um único cesto, em uma única empresa.

Divida seus investimentos em várias empresas e possivelmente não apenas em criptomoedas se você quer estar seguro de não “perder tudo” o que tem.

Mas esta é apenas a minha conclusão, faça sua própria pesquisa, ou como dizem em inglês “DYOR” (Do Your Own Research).

Se você tiver algo de interessante para acrescentar a esta reflexão, comente abaixo. Se achou o artigo “A Binance é confiável?” interessante, compartilhe com seus amigos.


Artigo escrito por:
Avatar de Barbara Bueno

Publicado

em

por

código de indicação Binance 20% de desconto taxas spot para sempre

Abra sua conta na Binance através deste link e ganhe 20% de desconto nas taxas nas negociaçes spot. Para sempre! Certifique-se que inseriu o seguinte referral id: IX4YCBJL

CARTÃO CRYPTO.COM APP REFERRAL
https://crypto.com/app/zcjm3945gg para criar sua conta Crypto.com e ganhe USD 25,00

Compre online na Loja Amazon Brasilnaitalia

Procurando um lugar onde se hospedar nos seus primeiros dias de Italia?

Utilidades

Seções do site

Os mais lidos

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *