É a pergunta mais repetida nos fóruns e grupos de brasileiros na Itália no facebook, vira e mexe alguém joga lá a fatídica perguntinha “se não gosta da Itália por que não volta ao Brasil?” Outra variante bem clássica é: “se a crise na Itália está tão péssima por que está ainda aí na Itália?”. As respostas abaixo são pura ficção, qualquer semelhança com a vida real será mera coincidência…

mudar-de-pais

Vamos lá:

1- Porque minha vida está tão desgraçada que só tenho dinheiro para comer e pagar o aluguel da casa que compartilho com mais 5 pessoas. Pode me mandar uma graninha?

2- Porque eu estou casada com um ricão, mas foi pura sorte, viu! Vem aqui trabalhar e ser assalariada para você ver o que é bom, vem…

3- Porque depois de anos de suor e sacrifício comprei minha casa mas ainda tenho 25 anos de financiamento para pagar. Com a crise o valor dos imóveis diminuiu e está difícil vender, embora a prestação esteja me matando. Quer comprar um apartamento?

4- Porque meu ex-marido me proibiu de levar as crianças para o Brasil e a lei está a favor dele. Me ajuda a montar um plano de fuga com as crianças?

5- Porque eu estou ilegal, trabalho como escrava, meus empregadores ameaçam me denunciar e tenho medo de ser presa! Você sabe como me tirar dessa?

6 – Porque eu pedi tanto empréstimo no Brasil para me manter na Itália que se voltar me matam!

7 – Porque tenho que cuidar da minha sogra que sempre foi um amor de pessoa comigo e está muito doente. Eu e meu marido não podemos abandoná-la neste momento e ela não quer ir ao Brasil de jeito nenhum.

8 – Porque não tenho emprego na Itália e nem no Brasil, você não sabe de uma vaguinha de trabalho no Brasil? Sou formada em xxx, mas aceito qualquer trabalho…

9 – Porque eu atualmente vivi mais anos na Itália do que no Brasil então para mim casa é Itália. Mas nem por isso sou cega e não vejo que a economia aqui está uma m… ainda bem que fui ajuizada e construí meu pé de meia. Vem agora para você ver!

10 – E você, se não está contente com o Brasil, por que ainda está aí?

5 COMENTÁRIOS

  1. Quero ir mas não tenho um trabalho na Itália com toda a crise prefiro a Itália o Brasil o nosso lario não dar nem pra comer e na Itália pelo menos dar para comer pagar aluguel e viver claro que não vai dar para construir um patrimônio mas

  2. A felicidade pode estar em qualquer lugar, depende de nos interiormente estarmos bem!
    Nao depende do pais e sim do proprio ser humano conhecer seus limites e buscar ser melhor a cada dia, poder doar um pouco de si a quem necessita tambem nos torna seres humanos melhores!
    Abraco e muito sucesso, saude e alegria!
    MIlton CEsar
    Campo GRande – MS – Brasil

  3. crise se encontra em qualquer pais, basta ser honesto trabalhador e sempre seguir em frente so assim se vence a crise

  4. Olá Barbara, poderia me informar como está a crise agora na Itália? Deu uma atenuada?

    O ex primeiro-ministro Matteo Renzi envidou notáveis esforços com vistas a recuperar a economia italiana, mas eu não sei se estão se produziram efeitos.

    Tenho dupla cidadania e penso em morar aí.

Comments are closed.