Situação Turismo na Italia 2021 – A Confcommercio apresenta dados pouco animadores para quem trabalha no setor turístico na Italia. A pesquisa foi realizada em colaboração com a SWG e com dados IStat e Bankitalia e está disponível aqui.
Números do turismo na Italia em 2021 x 2019
Estamos muito longe de obter uma recuperação do setor turístico na Italia. Os números falam claramente: no setor de incoming são 60 milhões de turistas a menos em 2021 em relação a 2019 e 120 milhões de presenças a menos em 2021 se comparado a 2019.
Já no outgoing contamos com 13 milhões de viagens a menos de italianos em direção a outros países fora da Italia.
Quando a situação do turismo parecia começar a se recuperar já que o número de vacinados na Italia supera os 85% da população acima de 12 anos, vem a Omicron, mais restrições e o quadro volta a piorar.

Das 25 milhões de viagens programadas para o final de 2021, 5 milhões já foram canceladas. Outras 5,3 milhões de viagens foram modificadas reduzindo a duração das férias ou optando por destinos mais próximos. E ainda 7 milhões de viagens suspensas.
No Natal, 6 de cada 10 entrevistados afirmou que ficou no máximo 2 dias fora de casa, mas sem sair do Estado. Apenas 5% viajou para o exterior.
Se normalmente 20% dos italianos viajava para o exterior no Ano Novo, este ano a previsão é de um máximo de 8%.
A expectativa é que a situação melhore apenas no verão de 2022, daqui a mais de 6 meses e a mais de 30 meses do início da crise.
Situação Turismo na Italia 2021
Ivana Jelinic, presidente da Fiavet (Federazione Italiana Associazioni Imprese Viaggi e Turismo) comentou a situação: “é dramática (…). Nos últimos 3 dias tivemos mais de 6 mil vôos cancelados porque a equipe estava positiva ao Covid ou em quarentena.”
O setor turístico dá emprego a 86 mil pessoas, das quais o 70% é mulher.
Muitas pessoas ainda frequentam cursos para começar a trabalhar no setor turístico. Será um bom investimento a breve-médio prazo? As pessoas ainda tem vontade de viajar, mas terão recursos ao final da pandemia? Os governos ainda permitirão a mesma liberdade de ir e vir do passado? Um bom tema para refletir…
Leia também: Bitcoin e criptomoedas: é hora de começar a se informar


Deixe um comentário