Por que pagamos impostos?

A Italia tem fama de uma carga tributária altíssima, especialmente para pequenos empreendedores. Eu sempre pensei que os cidadãos pagavam impostos para contribuir com as despesas públicas (hospitais, escolas, estradas, por exemplo).

Para minha grande surpresa vi em um video que os economistas tem uma explicação um pouquinho diferente. Leia abaixo e me diga depois se você concorda, discorda ou tem algo a acrescentar…

Os impostos existem principalmente por 3 motivos

1 – Impor uma moeda

Se o Estado não aceitasse o pagamento de impostos exclusivamente em uma moeda – na moeda que ele “imprime” – os cidadãos poderiam se apresentar por exemplo com um saco de arroz, uma cadeira ou com os produtos que produziram.

No nosso sistema o Estado impõe a sua moeda assim as pessoas são obrigadas a utilizar a moeda definida pelo governo.

Aliás essa é a grande proposta revolucionária do Bitcoin, uma moeda descentralizada. Leia mais sobre Bitcoin e criptomoedas aqui.

2- Para redistribuir a riqueza

Em um sistema social moderno deve ser levado em consideração que todos devem estar bem, existe um nível mínimo de qualidade de vida que deve ser válido para todos os cidadãos.

Esse é um sistema baseado na solidariedade porque não dá para ser feliz se o seu vizinho está na miséria. Até porque se os pobres se tornam excessivamente famintos, violentos podem incomodar inclusive os ricos.

Dessa forma os impostos servem para distribuir a riqueza inclusive para aqueles que tem menos de forma a manter uma qualidade de vida para todos. (ok, digamos que os Europeus entendem isso melhor do que os brasileiros onde tem gente que até faz curso para aprender como evitar ser assaltado…)

Isso inclusive tem a ver com o post sobre o que eu mais gosto e o que eu menos gosto da Italia (depois de 15 anos morando na Toscana)

3- Para eliminar a liquidez em excesso

Se o governo imprime muita moeda e essa moeda é tanta a ponto de gerar inflação, de não ser mais necessário trabalhar para conseguir comprar os bens de primeira necessidade, então é necessário aumentar os impostos para eliminar a liquidez exagerada em circulação.

Vale lembrar: o sistema de escassez da moeda não está mais em vigor desde 1971 quando o presidente americano Richard Nixon separou o dólar do standard do ouro (foi o fim do acordo de Bretton Woods de 1944 que impunha ao mundo o dólar como moeda standard atrelada ao ouro, ou seja, invés de acumular ouro o dólar se transformou em reserva do mundo, o que deu aos Estados Unidos uma vantagem sem precedentes na economia mundial e transformou o país em uma potência). O dólar continua a moeda de referência, mas hoje os EUA podem imprimir quanta moeda quiserem.

Abaixo compartilho o twitter do Banco Central Europeu em que eles confirmam que podem imprimir dinheiro para comprar ativos:

Ou seja, o Estado financia as despesas públicas criando moeda.

Fonte: indico o vídeo “Le balle che raccontano ai bambini sulle tasse” do canal italiano Byoblu.

Para pagar impostos é necessário ganhar dinheiro. Então vamos lá saber como ganhar dinheiro na Italia!

Me conta: você sabia que eram esses os motivos pelos quais pagamos impostos? Se você sabe mais, compartilhe o seu conhecimento!


Artigo escrito por:
Avatar de Barbara Bueno

Publicado

em

por

Tags:

código de indicação Binance 20% de desconto taxas spot para sempre

Abra sua conta na Binance através deste link e ganhe 20% de desconto nas taxas nas negociaçes spot. Para sempre! Certifique-se que inseriu o seguinte referral id: IX4YCBJL

CARTÃO CRYPTO.COM APP REFERRAL
https://crypto.com/app/zcjm3945gg para criar sua conta Crypto.com e ganhe USD 25,00

Compre online na Loja Amazon Brasilnaitalia

Procurando um lugar onde se hospedar nos seus primeiros dias de Italia?

Utilidades

Seções do site

Os mais lidos

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *