encontrando portas fechadas?

Acontece em toda parte do mundo: você passou horas preparando o seu currículo e depois de enviá-lo para dezenas de empresas… nada! Nenhuma resposta, nem positiva ou negativa. Por quê? Esta é uma clássica pergunta que recebemos dos leitores do Trabalho na Italia e hoje vamos tratar do assunto.

Apresente-se apropriadamente

Muita gente envia e-mails e mensagens dizendo apenas: “estou procurando trabalho”, muitas vezes sem anexar um CV ou uma descrição precisa da experiência que têm. Dificilmente essas pessoas obterão alguma resposta porque assim como elas, existem outras centenas de brasileiros procurando trabalho na Itália. Quem oferece trabalho a uma pessoa em geral espera obter um serviço e não fazer caridade, por isso é importante que você deixe claro que poderá ser realmente útil a quem te contrata. Como? Simples: basta dizer o que você sabe fazer. Por exemplo: “procuro emprego na Italia, tenho 10 anos de experiência como caseiro e posso dar referências.” Se possível envie também o seu currículo ou endereço web do seu portfólio, se você tiver um.

Brasileiros na Itália

Uma outra coisa: informe onde você mora atualmente. Faz toda a diferença. Uma coisa é uma empresa contratar um brasileiro que já mora na Italia, de preferência na cidade onde existe uma vaga aberta e com toda a burocracia regular para trabalhar legalmente na Italia. E uma outra é trazer um brasileiro para a Italia, cuidar da burocracia especial para um imigrante brasileiro na Italia, pagar as despesas de transferimento… Você deve ter uma qualificação especial para valer o investimento de tempo e dinheiro da empresa e se você a possui, isso deve estar claro no seu CV e na sua apresentação.

Além disso, um brasileiro que já mora na Italia tem mais facilidades do que um brasileiro no Brasil pelo simples motivo que ele já conhece a cultura italiana. Quando a gente mora no Brasil pensa que a Itália é parecidíssima com os hábitos brasileiros, mas não é bem assim. E já ter o jogo de cintura do dia-a-dia italiano em geral é um ponto a favor do candidato.

Informe-se sobre a empresa e as vagas abertas antes de se candidatar

Saber para quem você está enviando o CV também faz toda a diferença entre receber ou não uma resposta. Muita gente envia o CV sem nenhum critério. O raciocínio é: quanto mais, melhor. No entanto nem sempre a quantidade traz os resultados esperados. É mais provável que você seja contactado para uma entrevista se enviar um CV e uma apresentação que preenchem os requisitos do candidato procurado para determinada vaga.

Uma outra dica: junto com o CV escreva uma apresentação que não fale apenas de você, mas que demonstre que você abraça os valores da empresa para a qual está enviando o currículo.

Bem, agora é só começar a busca, afinal, como dizem procurar trabalho é já um trabalho. Boa sorte!

1 COMENTÁRIO

  1. Ola, sou brasileira, moro na Italia, roma e gostaria de participar do forum…

    obrigadaaa
    beijosss

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here