Crescem vagas de trabalho na Italia para assistência a idosos (“badanti”)

A assistência a idosos está aumentando na Italia. Os dados são certificados pelo INPS que informa que o crescimento de assistentes familiares na Italia (chamados popularmente de “badanti“) foi de 41% passando de 310 mil para 438 mil entre os anos 2011 e 2020.

O artigo especial Luce La Nazione chama atenção para uma mudança que está acontecendo na sociedade italiana: antigamente os idosos italianos eram cuidados pela família. Mas a vida contemporânea mudou tudo: somo uma sociedade com as famílias cada vez menores, em casas cada vez mais minúsculas, habitadas por pessoas quem tem cada vez menos tempo.

E assim o trabalho de cuidar de familiares começou a ser realizado a pagamento, com uma ampla ajuda de mão de obra migrante. Trabalhadores que vem da Ucraina, Romania, Moldavia, Filipinas, Bengala para cuidar dos idosos italianos.

A novidade é que, nesse meio tempo, assistimos a um aumento de italianas e italianos que se dedicam a essa profissão. Uma antecipação do Rapporto 2021 sobre o trabalho doméstico redigido pelo Osservatorio Domina informa que se as mulheres estrangeiras representam ainda o componente principal (67,5%), nos últimos anos cresceram a quantidade de mulheres italianas que fazem o serviço e hoje representam 24,3% das “badanti“.

Especialmente se considerarmos o crescimento de badanti registrado entre 2011 e 2020 (+127 mil) ele depende principalmente das mulheres italianas (+70 mil).

Mas existem diferenças entre as badanti italianas e estrangeiras?

A primeira diferença está na idade. De acordo com os dados estatísticos as “badanti” italianas são em média mais jovens: 48,7 anos em relação a 51,8 das estrangeiras.

Outra diferença está em relação a quantidade de horas por semana: as italianas trabalham em média 22,7 horas por semana contra 38,3 horas das estrangeiras. Quase metade das estrangeiras trabalha mais de 40 horas por semana (48,2%). Apenas 12% das italianas trabalha mais do que 40 horas por semana.

Os dados estatísticos não medem a “qualidade” do trabalho. Mas uma coisa é certa: no sul da Italia e nas ilhas as mulheres italianas representam 30% do total de “badanti” (na Sardenha são 72,4%). Os fatores que explicam essa maior presença de mulher italianas no sul deve-se a uma menor presença de estrangeiros e também a menor oportunidade de trabalho para as mulheres italianas, então o trabalho doméstico acaba sendo uma oportunidade.

Você sabia desses dados? Se achou interessante compartilhe!


Publicidade:


Artigo escrito por:
Avatar de Barbara Bueno

Publicado

em

por

Tags:

código de indicação Binance 20% de desconto taxas spot para sempre

Abra sua conta na Binance através deste link e ganhe 20% de desconto nas taxas nas negociações spot. Certifique-se que inseriu o seguinte referral id: IX4YCBJL

CARTÃO CRYPTO.COM APP REFERRAL
https://crypto.com/app/zcjm3945gg para criar sua conta Crypto.com e ganhe USD 25,00 em CRO

Compre online na Loja Amazon Brasilnaitalia

Procurando um lugar onde se hospedar nos seus primeiros dias de Italia?

Utilidades

Seções do site

Os mais lidos

Cidades da Itália

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *