Hoje você vai ficar conhecendo a primeira hardware wallet inventada para manter seus Bitcoins seguros: a Trezor One. Aqui vamos analisar as características da carteira para você ver se esta é a melhor opção para você e se a Trezor One vale a pena.
Índice
1. A história do Trezor One
Existem diversos tipos de carteiras para guardar seus Bitcoins. Duas das marcas mais famosas de hardware wallet são a Trezor e a Ledger.
Hoje vamos falar em específico da Trezor e do seu modelo de carteira mais popular: a Trezor Model One, que está disponível nas cores branca ou preta.
Existem vários motivos para optar pela Trezor na minha opinião e eles são principalmente a segurança e o custo acessível. O Trezor One é o modelo base e custa na faixa dos 49 dólares. Perfeito para você que quer guardar seus bitcoins por conta própria.

Uma das curiosidades que nem todo mundo sabe é que a Trezor One foi o primeiro hardware wallet de Bitcoin. Com o passar do tempo, ela se transformou em uma poderosa “carteira fria” (cold wallet, em inglês) e hoje aceita milhares de moedas e tokens.
Por trás da Trezor One está Marek Palatinus, que inventou o conceito de pool de mineração de Bitcoin lá no início da história do Bitcoin.
Marek se reuniu com outros dois feras, Pavol Rusnak e Alena Vranova para criar uma solução para armazenar criptomoedas de forma segura.
Criaram um protótipo em 2012. Já em 2013 nascia a Satoshilabs, a empresa que até hoje desenvolve, produz e vende o chamado “hardware wallet de criptomoedas original”, o Trezor One.
O Trezor One hoje é um sucesso mundial, distribuído em mais de 220 países e territórios do mundo.
Para quem procura uma cold wallet para armazenar Bitcoins de forma segura vale a pena optar por uma empresa respeitada pela comunidade Bitcoin e que tenha tanta experiência em um mundo tão novo.
2. Características do Trezor Model One
O Trezor One é razoavelmente fácil de configurar. Você só precisa seguir o passo-a-passo com calma, prestando atenção em cada etapa (especialmente no momento de configurar PIN, o Seed e a Passphrase!).

2.1 Segurança
A primeira preocupação de quem deseja comprar uma carteira fria hardware é sempre a segurança. O Trezor One vem com várias medidas de segurança:
VERIFICAÇÃO FIRMWARE
O bootloader sempre verifica a assinatura do firmware. O firmware só é executado se assinado corretamente pelo SatoshiLabs. Caso contrário, um aviso é exibido.
PIN
Todas as operações envolvendo as chaves privadas e públicas só são permitidas após uma autenticação com um PIN
SEED BACKUP
Como toda carteira privada onde você é quem detém as chaves, você será responsável por manter secretas as 24 palavras chave.
Caso você perca o seu Trezor One, ele caia na piscina e páre de funcionar ou por qualquer outro motivo você não tenha mais acesso a ele não tem motivo para se preocupar.
Você só precisa da sua “seed phrase” para recuperar suas criptomoedas.
PASSPHRASE ADICIONAL
A Trezor supora BIP39 passphrases que nunca são salvadas ou lembradas no dispositivo. Isso garante maior segurança local contra ataques ao hardware.
É claro que você deve prestar muita atenção na hora de criar a sua passphrase e salvá-la em vários lugares porque se perder a passphrase você perde suas criptomoedas.
Mas não salve sua passphrase no seu celular e nem tire uma foto dela porque esta é considerada uma prática pouco segura.
Lembre-se: a vantagem de um carteira fria é que você é o único responsável pela segurança das suas criptomoedas!
O vídeo abaixo explica mais detalhes
2.2 Criptomoedas e tokens suportados pelo Trezor Model One
O Trezor One aceita as principais criptomoedas e Tokens do mercado.
São mais de 1000 criptomoedas aceitas como Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Binance Coin (BNB) ERC20, Tether (USDT), USD Tether (Erc20) (USDT), Shiba Inu (SHIB) Erc20, Dogecoin (DOGE), USD//Coin (USDC) (ERC20), Uniswap (UNI -ERC20), Avalanche (AVAZ), Chainlink (LINK) (ERC20), Litecoin (LTC), Matic Token (MATIC) (ERC20) e Polygon (MATIC), Stellar (XLM), Axie INfinity Shards (AXS) (ERC),
Mas atenção: não suporta Cardano (ADA), Ripple (XRP), Monero (XMR).
2.3 Ficha Técnica Trezor One

Medidas: 60mm x 30mm x 6mm
Peso: 12g.
Display: 128×64 px monocromo
Conectividade: microUSB
Processador: 120Mhz Cortex-M3
Compatibilidade: com Windows 8 ou superior; macOS 10.13 ou superior; Linux LTS; Andoid 4 ou superior
3. Preço Trezor One
A Trezor One é vendido no site oficial por Euro 49,00 seja na versão escura (Black) como na versão (BRANCA).
Na loja oficial da Trezor você pode pagar inclusive com Bitcoin ou Bitcoin Lightning.
Dica: como se trata de um dispositivo de segurança, não é recomendável comprar este produto usado porque a gente nunca sabe se o vendedor mudou o software para hackerar as suas criptos, né?
Compre suas cold wallets sempre em sites oficiais dos produtores!
Quando receber a sua confecção em casa, verifique se ela tem o selo de segurança intacto e se a caixa está lacrada. Caso a embalagem pareça ter sido aberta não use o produto e peça troca.
4. Desvantagens do Trezor One
Uma pequena desvantagem do Trezor One é o cabo de MiniUSB/USB clássico.
Para quem tem os novos computadores apenas com entrada USB-C será necessário providenciar um adaptador como este.
Outra desvantagem poderia ser o fato de não aceitar algumas moedas famosas como não Cardano (ADA), Ripple (XRP) e Monero (XMR).
5. Vale a pena comprar o Trezor One?
Compre o Trezor One diretamente no site oficial aqui
A Trezor One é uma ótima opção para quem procura a primeira cold wallet ou quer fazer o back up de uma cold wallet: é segura, fácil de usar e tem um bom preço.
O importante é você saber guardar direitinho a sua seed phrase em lugar seguro porque se perdê-la, vai perder também todo o conteúdo da sua carteira.
Recomendo não usar o folhetinho oficial da Trezor para salvar as palavras. É melhor salvar em um pedaço de papel menos óbvio, de preferência em mais de um lugar por segurança.
Leia também: Bitcoin e criptomoedas: é hora de começar a se informar e 5 maiores erros que iniciantes em cripto cometem


Deixe um comentário