Para que serve o Banco Central Europeu? Informe-se aqui.
Índice do artigo:
1. Sobre o Banco Central Europeu
2. Estabilidade dos preços na UE
3. Emissão de Euros
4. Pagamentos e mercados financeiros
5. Supervisão dos Bancos da Área Euro
6. Quem comanda o Banco Central Europeu
7. Quem toma conta do Euro
1. Sobre o Banco Central Europeu
O Banco Central Europeu (BCE) é o banco central dos 19 países da União Europeia que utilizam o Euro.
A sede do Banco Central Europeu fica em Frankfurt, na Alemanha.
No momento 340 milhões de pessoas usam o Euro para efetuar pagamentos. Abaixo o mapa dos Países cuja moeda é o Euro.

2. Estabilidade dos preços na UE
O objetivo principal do Banco Central Europeu é manter a estabilidade dos preços e garantir que a inflação permaneça baixa, estável e previsível. Desta forma as pessoas podem planejar despesas e economias.
O BCE diz que visa uma taxa de inflação de 2% a médio prazo. Considera uma inflação muito baixa tão desfavorável como uma inflação muito elevada.
Existem diversos instrumentos que o BCE usa manter os preços estáveis, como por exemplo as taxas de juros.
Um outro instrumento é a criação de dinheiro.
3. Emissão de Euros
O Banco Central Europeu é responsável por desenvolver e emitir as notas de Euro.
Isso significa que o BCE decide quanto dinheiro é necessário criar / imprimir em base a uma série de fatores que visa garantir a estabilidade dos preços na UE.
O BCE investe em tecnologias que permitam notas mais seguras e resistentes ao uso. Coordena a produção e emissão das notas de euro para os países que usam euro.
Veja aqui as notas de Euro em 3D
4. Pagamentos e mercados financeiros
Poder pagar com segurança é essencial. Por isso quando você paga suas compras de forma eletrônica ou transfere dinheiro digitalmente conta com a ajuda do Banco Central.
O Banco Central administra e apoia a rede, a infraestrutura de mercado que possibilita que o dinheiro circule sem problemas e de forma eficiente dentro e fora de cada país.
Saiba mais sobre pagamentos e mercados financeiros na área Euro aqui
5. Supervisão dos Bancos da Área Euro
O Banco Central Europeu supervisiona os bancos da Área Euro para garantir que uma situação estável.
Entre as prioridades para 2022-2024 estão garantir a saúde bancária no pós pandemia, aumentar a digitalização e as estratégias de governance e reduzir riscos, incluindo relacioandos ao clima, IT e riscos cibernéticos.
6. Quem comanda o Banco Central Europeu
No momento a presidente do BCE é Christine Lagarde.
Os bancos centrais de todos os países da União Europeia (UE) são, em conjunto, os proprietários do BCE. Estes podem ser considerados como acionistas. Cada um detém uma participação no capital do BCE.
Cada país da UE disponibilizou um determinado montante de dinheiro para que o BCE possa trabalhar no sentido de manter os preços estáveis no conjunto da área do euro.
Os bancos centrais são os únicos proprietários do BCE – não existem proprietários privados. Isso significa que (teoricamente) o Banco Central Europeu não é influenciado por interesses financeiros privados, passíveis de afetar a independência nas decisões.
As decisões sobre política monetária são tomadas a cada 6 semanas, determinando o que deve ser feito para manter a inflação em 2%.
As decisões mais recentes podem ser consultadas aqui às 13:45 (horário Europa Central) no dia de cada reunião do Conselho do BCE dedicada à política monetária.
7. Quem toma conta do Euro
Leia também a explicação da história do dinheiro por Yuval Harari


Deixe um comentário