Abertura de Empresa na Italia

Se você tem espírito empreendedor e sonha em abrir uma empresa na Italia este artigo é para você. Aqui você terá uma panorâmica com as informações mais importantes para a abertura de empresa na Italia.

Guia para abertura de empresa na Italia

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil através do Consulado-Geral do Brasil em Milão publicou uma guia sobre “Como Empreender na Itália – Orientação para Empreendedores”. 

O guia para empreendedores é gratuito e abrange em 56 páginas uma panorâmica para quem está começando a pensar em abrir uma empresa na Italia e quer conhecer um pouco da parte burocrática da Italia. 

Dos requisitos necessários para a abertura de uma empresa na Italia até definição  da forma jurídica, com tipos societários, registros e licenças, legislação trabalhista, vistos, direito do Consumidor e Sistema Judiciário na Italia… o guia contém aquelas informações básicas que você não pode deixar de saber antes de começar a investir em um novo projeto. 

É claro que este é só um primeiro passo para o empreendedorismo na Italia. Antes de abrir uma atividade qualquer é recomendável ter um bom business plan que ajude a colocar na ponta do lápis (ou da planilha) todos os seus custos e despesas necessários, calcule o mínimo que você precisa ter de faturamento para pagar suas contas antes de começar a ganhar dinheiro entre outras coisas. 

Abaixo você pode baixar ou consultar o guia:

Considerações sobre abertura de empresa na Italia

Antes de abrir uma empresa você deve estar ligado em uma série de fatores essenciais.

Custo do dinheiro

Muita gente faz um business plan calculando diversos custos, define um preço final aos produtos mas esquece de colocar o custo do recebimento do pagamento na conta. Parece óbvio para quem empreende há muito tempo, mas nem sempre é tão claro para quem está começando agora.

Como você vai receber pelos seus produtos? Dependendo das formas de pagamento que você aceitar existe um custo diferente e este custo pode variar em base a localização do seu cliente, a quantidade de pagamentos que você recebe por mês. Às vezes este custo pode chegar a quase 10% do valor do produto!

A vantagem da Italia é que os pagamentos recebidos de clientes via cartão de crédito, por exemplo, entram na conta em até 24 horas. No Brasil já vi entrar depois de 30 até 60 dias, o que aqui me parece absurdo. Se você está procurando um banco para sua empresa com um POS eu recomendo a Banca Sella que tem taxas aceitáveis.

Um novo sistema de pagamentos na Italia que começa a ganhar espaço é Satispay, leia aqui

A esse respeito recomendo a leitura de dois artigos recentes: o primeiro é sobre como os italianos efetuam pagamentos e o segundo é uma novidade que você que vai empreender não pode deixar de saber: Novas restrições para pagamentos em dinheiro na Italia a partir de 2022.

Seguros obrigatórios

Na Italia muitas atividades requerem um seguro obrigatório. Aliás dependendo da atividade podem ser necessários vários tipos de seguro. Seguro para proteção do cliente, seguro para proteção dos empregados, seguro para caso de erros do operador, seguro para proteção do local de trabalho. Informe-se bem quais os requisitos necessários para o seu setor de atividade.

Impostos

Calcule direitinho o valor dos impostos que deverá pagar ao governo italiano e também a tempística de pagamento dos impostos para evitar ser surpreendido pelo seu contador italiano (o commercialista) com um F24 para pagar de última hora. Ao final do primeiro ano os empreendedores geralmente pagam os impostos pelo primeiro ano e já antecipam os impostos para o segundo ano.

Empurrãozinho inicial

Se você precisa de um financiamento para começar e tem uma ideia inovadora pode tentar inscrever o seu projeto em redes como Kickstarter. A propósito leia essa história interessante sobre esses empreendedores que queriam arredar 17 mil e já conseguiram mais de 5 milhões de euros!

Informe-se sempre

Não deixe tudo nas mãos do seu contador. Antes de abrir a empresa consulte mais do que um contador. As regras mudam na Italia rapidamente e nem sempre os contadores conseguem seguir todas as novidades em todos os setores. Às vezes os contadores se “esquecem” de informar os clientes das novidades, bônus e benefícios que a empresa pode obter.

Na hora de vender os serviços os contadores dizem que tem um serviço personalizado, mas na prática muitos apenas preenchem formulários e, se tudo vai bem, enviam uma newsletter com informações gerais sobre o setor. Pouquíssimos enviam informações específicas para a sua empresa.

Por hoje é isso.

Se você já tem empresa na Italia e quiser dar uma dica sobre abertura de empresa na Italia para novatos, comente abaixo.


Publicidade:


Artigo escrito por:
Avatar de Barbara Bueno

Publicado

em

por

Tags:

código de indicação Binance 20% de desconto taxas spot para sempre

Abra sua conta na Binance através deste link e ganhe 20% de desconto nas taxas nas negociações spot. Certifique-se que inseriu o seguinte referral id: IX4YCBJL

CARTÃO CRYPTO.COM APP REFERRAL
https://crypto.com/app/zcjm3945gg para criar sua conta Crypto.com e ganhe USD 25,00 em CRO

Compre online na Loja Amazon Brasilnaitalia

Procurando um lugar onde se hospedar nos seus primeiros dias de Italia?

Utilidades

Seções do site

Os mais lidos

Cidades da Itália

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *