Trabalhar na Italia em tempos de coronavirus

Estamos em plena crise coronavirus na Italia, isso significa que neste 18/04/2020 em toda a Italia, apenas atividades “essenciais” tem autorização para funcionar.

Todas as outras atividades: de restaurantes a cabeleireiros; de museus, teatros e casas de shows a agências de viagem, de escolas até lojas de roupas, passando pelos mais variados setores… bem todas as atividades não essenciais foram obrigadas a fechar suas portas e ainda não existe data oficial de reabertura dos setores.

As empresas que podem trabalhar em forma online podem continuar funcionando, mas nem sempre a passagem de real->virtual é possível em tempo breve e nem sempre existe um mercado para isso. Resultado: a cada dia pipocam notícias nos jornais que falam sobre a queda real e estimada do PIB (em italiano PIL) para 2020.

Com a difusão da epidemia de coronavirus a partir do final de fevereiro e das medidas adotadas pelo governo impactaram de forma significativa na atividade econômica do primeiro trimestre de 2020. Com base nas informações disponíveis, a produção industrial teria diminuído em 15% em março de aproximadamente 6 na média do primeiro trimestre; nos primeiros três meses de 2020 o PIB teria registrado uma queda em torno a 5 pontos percentuais. Essa queda teria sido provocada por alguns setores na área de serviços. A continuação das áreas de contenção da epidemia impactará também no PIB no segundo trimestre que deve ser compensado com uma recuperação na segunda parte do ano.” – informa a síntese na página 5 do “Bollettino Economico” de Banca d’Italia (o banco central italiano). E continua na página 6: “a rapidez na recuperação econômica depende, além da evolução da epidemia na Italia e no exterior, do desenvolvimento do comercio internacional e dos mercados financeiros, dos efeitos nas atividades de alguns setores de serviços, das consequências da confiança e renda dos consumidores. Serão cruciais a tempestividade e eficiência das medidas políticas econômicas em curso de introdução na Italia e na Europa.”

Para quem está com planos de se transferir para a Italia

Este não é o momento ideal para arriscar uma mudança para um novo país. A menos que você já tenha um contrato de trabalho assinado que garanta que você poderá se manter pelo menos pelo próximo ano. Ou que já tenha tudo muito bem planejado e não dependa de trabalho na Italia para sobreviver. O cenário ainda é muito incerto, as limitações ainda são muito grandes e neste momento só nos resta esperar e nos preparar para a reabertura.

Imagem da famosa Fontana di Trevi deserta neste 18/04/2020 às 15:43 da tarde… Quem já esteve em Roma deve lembrar que como ela vivia lotada a uma hora dessas…

Se você já estava com tudo certo para vir morar na Italia a partir de junho, junho, agosto… bem, só resta a você fazer bem as contas, avaliar os prós e contras, esperar mais algumas semanas para ver como a situação vai desenrolar e decidir se é o momento de adiar o projeto ou não. É claro que se os seus planos de vir para a Italia não dependem de conseguir uma renda (a ideia era só ter uma vivência na Italia por um tempo limitado) neste caso: por que não? Mas se a sua vinda depende de ter uma entrada financeira na Italia através de um trabalho, prepare-se porque por aqui ainda estamos na fase de empresas fechando, outras bloqueando produção e suspendendo atividades temporariamente enquanto outras estão realmente demitindo.

Não vai ser fácil disputar uma vaga com todos os novos desempregados que vem por aí, especialmente se você ainda não fala bem italiano e não conhece a cultura italiana. Para arriscar a vinda para a Italia você precisa ser extremamente preparado e flexível e ter um bom plano B. Não basta ter apenas a cidadania italiana porque o que vai ter de cidadão italiano sem trabalho nos próximos meses…

Para quem está na Italia em busca de um plano B…

Aqui na Italia estamos todos muito preocupados com os possíveis cenários e desenrolar da pandemia do coronavirus. Em alguns grupos do facebook de brasileiros na Italia já tem brasileiros pedindo ajuda para poder comprar comida porque não se enquadravam nos requisitos do governo para os vários subsídios que estão sendo distribuídos.

Alguns setores estão praticamente parados no momento como por exemplo:

  • Hoteis e hospedagem
  • Restaurantes
  • Serviços culturais e de lazer
  • Varejo e comércio de produtos não alimentares

Outros tiveram aumento como:

  • Farmaceutico
  • Comércio Online

Imóveis

O blog do site Immobiliare.it publicou um artigo onde informa que o Covid-19 começou a influenciar as escolhas de investimento dos italianos com diminuição no investimento em imóveis de pequenas dimensões usados como casa de férias. Com a redução do fluxo turístico os proprietários preferem investir em contratos de locação a longo prazo ou colocar à venda o próprio imóvel.

Para dar uma ideia de preços, no segundo semestre de 2019 em Roma os preços tinham chegado a Euro 12 mil por metro quadrado nas áreas centrais e mais disputadas, com uma oferta reduzida em relação ao mercado. Agora vale a pena ficar ligado nas ofertas…

Como se preparar para a reabertura

Aqui algumas dicas de cursos online ou webinars para você se preparar

  • BTO Rewind 2020: a famosa feira destinada ao setor turístico que acontece anualmente em Florença colocou online o material da última edição para você consultar.
  • Rinascita Digitale: oferece formação gratuita a partir de 16 de março até outubro ou mais oferecidas por profissionais, pesquisadores e inovadores. Uma maratona non-stop de formação gratuita em live streaming dedicada a temas como desenvolvimento de empresa, administração econômica, smart working e digital transformation, comunicação digital e marketing.

Solidariedade Digital
O Governo Italiano lançou o portal https://solidarietadigitale.agid.gov.it/ com o objetivo de reduzir o impacto social e econômico do Coronavirus graças a soluções e serviços inovadores de empresas que decidem de “doar” uma parte de seus serviços a comunidade em troca de visibilidade.

Se você tem outras dicas para compartilhar com a nossa comunidade comente abaixo!



Artigo escrito por:
Avatar de Barbara Bueno

Publicado

em

por

Tags:

código de indicação Binance 20% de desconto taxas spot para sempre

Abra sua conta na Binance através deste link e ganhe 20% de desconto nas taxas nas negociaçes spot. Para sempre! Certifique-se que inseriu o seguinte referral id: IX4YCBJL

CARTÃO CRYPTO.COM APP REFERRAL
https://crypto.com/app/zcjm3945gg para criar sua conta Crypto.com e ganhe USD 25,00

Compre online na Loja Amazon Brasilnaitalia

Procurando um lugar onde se hospedar nos seus primeiros dias de Italia?

Utilidades

Seções do site

Os mais lidos

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *