Você votou ou justificou nas últimas eleições presidenciais no Brasil? Ou simplesmente não tem idéia de quando foram as últimas eleições para presidente? Seja qual for o seu caso, o Tribunal Superior Eleitoral dá a possibilidade de consultar a sua situação eleitoral (você pode realizar a consulta apenas com seu nome completo e data de nascimento ou com o número do seu título de eleitor).

Lembrando que os brasileiros residentes no exterior são obrigados a votar (ou justificar) apenas se maiores de 18 anos e menores de 70. A votação é facultativa para quem tem entre 16 e 18, para maiores de 70 e analfabetos.
Como funciona para o eleitor no Exterior
Se você transferiu o seu título de eleitor para uma zona eleitoral no exterior (zona ZZ), você só é obrigado a votar nas eleições para presidente e vice-presidente do Brasil. Se no dia das eleições você não puder votar, deverá fazer uma justificativa eleitoral (pelo correio ou até mesmo pela internet dentro do prazo indicado pelo Consulado da sua jurisdição, nas últimas eu fiz pela internet e foi rapidinho!).
Se você não tem idéia de onde deve votar atualmente, faça um consulta do seu local de votação no site do TSE.
O que acontece se você não votar e não justificar
Se você não votar ou justificar a cada eleição para presidente da República você terá um débito com a Justiça Eleitoral e poderá estar sujeito a uma série de restrições eleitorais como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral.
Com três ausências consecutivas e não justificadas (cada turno é considerado uma eleição!) e não quitadas as respectivas multas, o seu título será cancelado (veja aqui como regularizar um título cancelado) e após seis anos excluído do cadastro eleitoral.
Leia mais no site do TSE.


Deixe um comentário