Mais do que uma provocação este artigo é quase um desabafo de uma brasileira residente na Italia que entra em crise cada vez que deve efetuar uma compra em um site brasileiro.
Sites brasileiros estão preparados para clientes internacionais?
Imagine a cena: chega a Páscoa e a pessoa pensa: “vou comprar um ovo de Páscoa de lembrança para um parente que mora no Brasil.”.
Aí a pessoa passa horas pesquisando e procurando o ovo mais bonito, colocando os produtos no carrinho.
Na hora de pagar o drama: os sites brasileiros aceitam apenas o código fiscal brasileiro. Se a pessoa insere um código fiscal emitido em outro país dá erro.
Por sorte a pessoa tem um código fiscal brasileiro e insere este dado.
Mas a operação só pode dar errado: na hora de pagar a pessoa usa cartão de crédito emitido no exterior. Resultado: erro. Porque embora o cartão esteja habilitado para pagamento no Brasil, quando o sistema de pagamentos confronta o código fiscal (brasileiro) com o cartão (estrangeiro emitido com código fiscal estrangeiro), o pagamento não processa (obviamente).
A compra não passa.
O fato se repete em dezenas de sites brasileiros.
Sites brasileiros não aceitam clientes internacionais
Os sites brasileiros não estão prontos para clientes internacionais.
A maioria aceita exclusivamente CPF brasileiro.
Será que é um problema de legislação ou de programação?
Se algum leitor do site souber a resposta por favor me ilumine.
Até hoje o único site onde é possível efetuar compras com CPF internacional é a Amazon Brasil. Uma pena que a Amazon Brasil ainda não seja tão completa e não tenha tanta variedade de produtos quanto uma Amazon Italia, por exemplo, embora tenha melhorado muito na última década.
Não consigo entender como nunca passou pela cabeça dos programadores e agências web que pessoas residentes em outros países podem querer fazer compras em um site brasileiro, com entrega no Brasil.
Ok, eu entendo que o Brasil tem mais de 200 milhões de pessoas e que aparentemente esse número já é alto. Mas por que se limitar ao poder de compra dos brasileiros?
Querido leitor, se você souber de outros sites brasileiros, além da Amazon Brasil, que aceitem CPF e cartões emitidos fora do Brasil por favor escrevam nos comentários…
Deixe um comentário