Entre os dias 12 e 17 de abril de 2016 acontece mais uma edição do Salone del Mobile em Milão: um evento que está entre os mais importantes da Europa e do mundo para quem trabalha com decoração, design de interiores e afins.

Foto courtesy Salone del Mobile.Milano/ Alessandro Russotti
Foto courtesy Salone del Mobile.Milano/ Alessandro Russotti

A feira é reservada aos operadores do setor, mas abre para o público nos dias 16 e 17 de abril. Quem vai como público e estudantes podem comprar o ingresso na recepção no dia da visita. Já os operadores do setor são obrigados a preencher um cadastro online e baixar um cupom de pré-cadastro. Com esse cupom é possível comprar os ingressos já a partir de meados de fevereiro. Atenção: os ingressos online são mais baratos do que na hora! Você encontra mais informações sobre o cadastro aqui.

O Salone del Mobile é um evento anual que nasceu em 1961 com o objetivo de promover as exportações italianas de móveis e objetos de decoração, divulgando para o mundo a qualidade dos móveis italianos. Hoje é uma vitrina das tendências e um ponto de encontro para quem trabalha no setor. Os proprietários das lojas de decoração mais badaladas do Brasil não deixam de participar do evento.

Organize sua viagem a Milão

Milão fica uma loucura na época do Salão do Móvel: além do evento principal que acontece na Fiera di Milano (Rho), sempre pipocam vários eventos paralelos pela cidade. De jornalistas a designers, de empreendedores a estudantes… você poderá encontrar gente interessante para bater papo ou ampliar sua rede de contatos.

Foto courtesy Salone del Mobile.Milano /Alessandro Russotti
Foto courtesy Salone del Mobile.Milano /Alessandro Russotti

Como a feira é bem grande – em 2015 a área expositiva era de 143.359,50m2 com 933 expositores italianos e 390 internacionais – imagino que você vá passar a maior parte do tempo dentro do Salone del Mobile e, no final do dia, estará exausto. Por isso recomendo um hotel perto de Milano Fiera em Rho.

Se você quer mais é curiosar, nesse caso um hotel no centro de Milão pode ser uma alternativa: você dá uma passadinha como visitante na feira um dia e depois vai  badalar no quadrilátero da moda de Milão, além de curtir o agito e badalação do centro da cidade.

Quem quiser unir trabalho com lazer pode aproveitar para fazer passeios com guias que falam português.

Informações práticas

Salone del Mobile

courtesy Salone del Mobile.Milano /Andrea Mariano
courtesy Salone del Mobile.Milano /Andrea Mariano

Datas: 12-17 de abril de 2016 (aberta ao público apenas nos dias 16 e 17, nos outros é exclusiva para operadores do setor que devem preencher um cadastro).

Onde: Quartiere Fiera Milano em Rho – Entradas Porta Sud, Porta Est, Porta Ovest

Horário: 
Expositores: 8:30-19:00
Visitantes: 9:30-18:30

Atenção: não é possível entrar com crianças menores de 10 anos!

Como chegar:

  • Metrô: pegue a linha vermelha (rossa) e desça na parada Rho-Fieramilano. A passagem extra-urbana custa €2,50  e é válida apenas para o metrô e também nas linhas Trenord  (não é válida chegar em Rho-Fiera com o trem). Existe também um bilhete com duração de 1 dia por €7,00 (para você ir e vir quantas vezes quiser). Para mais informações visite o site oficial da rede de transporte público em Milão: ATM.
  • Trem: para quem vem das estações ferroviárias de  Milano CentraleMilano Porta GaribaldiMilano Lambrate Milano Cadorna: pegue o Metrô Linha 1 Vermelha (rossa) em direção a Rho-Fieramilano. Quem se encontra nas estações do Passante Ferroviario Certosa, Villapizzone, Lancetti, Porta Garibaldi, Repubblica, Porta Venezia, Dateo e Porta Vittoria deve pegar a linha S5 Trevigio-Varese ou a linha S6 Treviglio-Novara, fermata Rho Fiera Milano.
    Vale saber: todos os trens Regionali Veloci da linha Torino-Novara-Milano e para Varese, Arona, Domodossola e Luino param na estação Rho Fiera Milano. Alguns trens da linha S11 Chiasso-Como-Milano Porta Garibaldi-Rho também. Além disso, durante feiras importantes como o Salone del Mobile alguns trens Frecciarossa e Frecciabianca de e para Milão, Roma, Torino, Veneza e Trieste também param em Rho Fiera Milano.
  • Carro: para quem vem das estradas  A7-Genova, A1-Bologna e A4-Torino: A 50 Tangenziale Ovest direzione Varese, pegue a saída fieramilano. Da estrada A4-Venezia: a saída é Pero-fieramilano. Da estrada  A8-Varese e A9-Como pegue a continuação pela Milano Nord em direção a A4-Veneza e saia em Fieramilano.  Quem está em Milão pode pegar a autostrada A8 direção Varese-Como saída fieramilano ou a autostrada A4 direção Torino, saída Pero-Fieramilano. Vale lembrar que existem áreas de tráfego limitado ZTL e é sempre bom checar as atualizações no site do Comune de Milão.
    Se você quiser alugar um carro eu recomendo o site da RentalCars (da mesma empresa do Booking.com que oferece sempre os melhores serviços e preços).
  • Transfer particular: você também pode reservar um transfer particular com motorista direto do seu hotel/aeroporto/estação. Aqui uma lista de empresas de transfer na Itália.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here