29/03/2022 – O Rio de Janeiro será a primeira cidade do Brasil a aceitar criptomoedas para pagamento de tributos. A previsão é que já a partir de 2023 os cariocas poderão pagar o IPTU com criptomoedas. Leia mais aqui.
Prefeitura do Rio aceitará criptomoedas
A notícia de que o Rio de Janeiro será a primeira cidade do Brasil a aceitar criptomoedas foi divulgada na sexta-feira passada pela Prefeitura do Rio durante o evento Criptoatividade Carioca.
Organizado pelas secretarias municipais de Fazenda e Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, o evento aconteceu na Firjan e contou com a presença do Prefeito Eduardo Paes.
Os secretários Pedro Paulo e Chicão Bulhões apresentaram o relatório CriptoRio, elaborado pelo grupo de trabalhado criado para propor ações para estimular o desenvolvimento de um mercado cripto na cidade.
“Nosso esforço aqui é deixar claro que na cidade do Rio temos iniciativas oficiais que reconhecem esse mercado. Agora quem investe em criptomoeda e mora na cidade do Rio vai poder gastar esse ativo aqui pagando imposto oficial na cidade do Rio. E vamos avançar nisso rápido” – afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Para viabilizar a operação, o município do Rio de Janeiro irá contratar empresas especializadas em realizar a conversão dos ativos criptos em Reais. A Prefeitura irá receber 100% do valor na moeda corrente.
“Queremos transformar o Rio na capital da tecnologia e inovação do país. Com mais esse passo, seguimos na vanguarda e mostramos ao mundo que a cidade está aberta aos investimentos do setor. Além de já ter um forte ecossistema na área de criptoativos, a cidade tem grande potencial para crescer ainda mais, pela grande quantidade de universidades e centros de pesquisa instalados por aqui. O universo de criptomoedas é mais um importante segmento com um grande potencial de desenvolver ainda mais a economia do Rio, nessa área de inovação e tecnologia” – afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio, Chicão Bulhões.
Outra novidade anunciada é a realização de uma audiência pública para o recebimento e apresentação de sugestões da sociedade civil para o desenvolvimento de NFTs da cidade do Rio.
Entre as sugestões já apontadas no relatório, está a criação de NFTs da Prefeitura com imagens de pontos turísticos e a criação de espaços para artistas fazerem intervenções que depois virariam NFT. As artes desenvolvidas iriam para uma “wallet” de uma blockchain escolhida pela Prefeitura, que receberia uma porcentagem da alienação dos ativos.
Leia mais aqui.
O acordo com a Binance
O Ceo da Binance, Changpeng Zhao, mais conhecido como “CZ” comentou a notícia no Twitter. Disse: “Há 9 dias eu fiz um acordo com um aperto de mão com o prefeito Eduardo Paes. O Rio de Janeiro irá aceitar criptomoedas para pagamento de tributos e a Binance vai abrir um escritório no Rio de Janeiro. Ele fez a parte dele. Nós estamos trabalhando para fazer a nossa parte.”
Não perca: Código de Indicação Binance 2022 (com 20% de desconto nas taxas spot para sempre!)


Deixe um comentário