É uma boa hora para investir em imóveis residenciais na Italia? Hoje compartilhamos aqui um pouco de estatísticas oficiais do governo italiano.
O índice de preços de residências compradas por famílias para motivo de moradia ou investimento aumentou de 1,7% no segundo trimestre de 2021 em comparação ao trimestre precedente. A informação foi divulgada pelo Istat, o Istituto Nazionale di Statistica da Italia e tratam-se ainda de dados provisórios.
Mas nem todos os imóveis aumentaram de preço da mesma maneira: de acordo com os dados divulgados os imóveis novos foram o que mais subiram (+2%) enquanto as residências existentes aumentaram apenas de 0,1%.
Estes resultados foram registrados em um cenário de grande expansão do volume de compra-venda (+73,4% a variação registrada no segundo trimestre 2021 pelo Osservatorio del Mercato Immobiliare dell’Agenzia dell’Entrate para o setor residencial).
Esse cenário positivo confirma o contexto de uma retomada do mercado imobiliário residencial, que de qualquer modo está muito menos aquecido em relação a uma década atrás como é possível ver no gráfico abaixo:

Para saber mais consulte o documento oficial divulgado pelo Istat no dia 20/09/2021:
Hoje não temos a pretensão de responder a dúvida sobre se é o melhor momento para investir em imóveis residenciais na Italia. Vamos juntar os pontinhos em um futuro artigo.
Vale saber que o governo italiano criou nos últimos meses uma série de incentivos para facilitar a compra de imóveis como financiamentos por taxas baixíssimas (mutuo) e incentivos especiais para os jovens comprarem a “casa própria”, bônus para incentivar a reforma de imóveis usados e por aí vai.
Fica de olho nos nossos próximos artigos!
Leia também: Quanto custa uma casa na Italia em 2021


Deixe um comentário