Brasileiros na Italia – quantos somos?

Você tem curiosidade em saber quantos são os brasileiros na Italia? Pois o Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou números através do Portal Consular do Itamaraty. Então leia o artigo que vou contar detalhes aqui.

Brasileiros na Italia - quantos somos? - tela do Ministério das Relações Exteriores do Brasil com as estatísticas 2021
Brasileiros na Italia – quantos somos? – tela do Ministério das Relações Exteriores do Brasil com as estatísticas 2021

Quantos são os brasileiros na Italia

Está curioso para saber quantos são os brasileiros na Italia? Pois saiba que somos poucos: apenas 162 mil brasileiros são residentes oficialmente na Italia de acordo com os dados oficiais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil de 2021.

Somos poucos comparados a população italiana que é de aproximadamente 59 milhões de habitantes (162 mil brasileiros representa 0,27% da população italiana).

Somos poucos comparados a população brasileira residente no Brasil que é de aproximadamente 200 milhões de habitantes. (162 mil brasileiros representa 0,081% da população brasileira no Brasil).

Abaixo um mapa que mostra os países europeus com mais brasileiros no exterior.

brasileiros na Italia e na Europa

Dos 162 mil brasileiros residentes na Italia, 92 mil estão sob a jurisdição do Consulado do Brasil em Milão e 70 mil do Consulado do Brasil em Roma. (por exemplo quem mora em Florença está no grupo do Consulado do Brasil em Roma).

Veja: jurisdição do Consulado do Brasil em Roma e jurisdição do Consulado do Brasil em Milão.

Documento oficial com os números dos brasileiros no exterior

Abaixo você pode baixar o PDF oficial com os números dos brasileiros no exterior que foi usado como fonte da informação para este artigo. O documento foi escrito em agosto de 2022.

Você pode pesquisar mais informações interessantes no site do Portal Consular do Governo Brasileiro aqui.

Reflexões sobre o número de brasileiros na Italia

É provável que na prática o número de brasileiros na Italia seja maior do que os números do governo porque muitos brasileiros não fazem a comunicação de saída definitiva do país.

Não fazem porque não sabem que é obrigatória e como funciona, porque preferem ter um pé na Italia e outro pé no Brasil, talvez por motivos de impostos (não declaram a renda brasileira na Italia e vice-versa).

De qualquer modo os brasileiros na Italia são poucos, com todas as vantagens e desvantagens que isso comporta.

Para quem pensa em eleições por exemplo, dos 162 mil residentes brasileiros na Italia, provavelmente uma parte é de crianças (não foram divulgadas as faixas etárias). Na hora de eleger um presidente de um país de 200 milhões de habitantes, o quanto os brasileiros na Italia são relevantes para o resultado das eleições? (Os brasileiros no exterior podem votar exclusivamente para eleger o presidente do Brasil através dos Consulados de Roma e Milão).

Para quem quer trabalhar com os brasileiros residentes na Italia: será que uma psicóloga/dentista brasileira teria mercado suficiente na Italia para trabalhar exclusivamente com este público? Pensei nessas categorias porque recebo muitas mensagens de pessoas que querem trabalhar na Italia como psicólogo ou dentista.

Aliás, psicólogos e psicólogas vocês já leram o artigo sobre o Unobravo?

Para quem quer ter amigos brasileiros na Italia saiba que, fora das grandes cidades, você pode ser o único brasileiro em uma cidade menor ou um dos poucos. As comunidades brasileiras na Italia ainda estão se formando e são instáveis (muitos ficam um tempo depois mudam de cidade, de país, voltam ao Brasil).

Na verdade essa reflexão quer mostrar que em termos de números, nós, brasileiros na Italia, somos pouco relevantes. Talvez por isso tenha aquela sensação de distância do Governo Brasileiro, que é pouco presente na vida dos brasileiros no exterior através de eventos, manifestações, ações para reaproximar os brasileiros do Brasil e da cultura brasileira.

Penso em um país pequeno como a Italia que promove no Brasil feiras, festivais gastronômicos, de cinema, de arte, é ativo em escolas ítalo-brasileiras.

Aliás, alguém conhece uma escola ítalo-brasileira na Italia? Talvez exista e eu desconheça. No Brasil, em São Paulo, conheço o Dante Alighieri e o Eugenio Montale, por exemplo. Na Italia não lembro de nenhuma escola que ensine português. Existem escolas de línguas que ensinam português, mas não escolas de alfabetização para crianças. Provavelmente porque somos poucos, porque não existe interesse, porque o português é uma língua “inútil”.

No ensino medio da Italia, as crianças estudam inglês e podem optar por uma segunda língua (geralmente espanhol, alemão ou francês).

A propósito de escolas sugiro a leitura dos artigos: [Estudar na Italia] Escola pública ou particular e Elenco de Escolas da Italia.

Seja como for, é sempre bom ter acesso a dados e estatísticas oficiais.

E você, fez alguma reflexão sobre o tema dos brasileiros na Italia? Quer compartilhar com a gente nos comentários? Concorda com o que eu escrevi ou tem uma opinião diferente?


Publicidade:

 

Artigo escrito por:
Avatar de Barbara Bueno

Publicado

em

por

Tags:

código de indicação Binance 20% de desconto taxas spot para sempre

Abra sua conta na Binance através deste link e ganhe 20% de desconto nas taxas nas negociações spot. Certifique-se que inseriu o seguinte referral id: IX4YCBJL

CARTÃO CRYPTO.COM APP REFERRAL
https://crypto.com/app/zcjm3945gg para criar sua conta Crypto.com e ganhe USD 25,00 em CRO

Compre online na Loja Amazon Brasilnaitalia

Procurando um lugar onde se hospedar nos seus primeiros dias de Italia?

Utilidades

Seções do site

Os mais lidos

Cidades da Itália

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *