
A Toscana fará uma lei regional que obrigará as empresas a pagar seus estagiários. A notícia foi anunciada ontem pelo presidente da Região Toscana, Enrico Rossi. A iniciativa faz parte do projeto “GiovaniSì” que inicia com uma novidade única em toda Italia (sim, ao contrário do que muita gente imagina fazer estágio grátis é a coisa mais normal do mundo na Italia).
Enquanto a lei não fica pronta, os jovens “tirocinanti” receberão 400 euros de retribuição: 200 garantidos pela Região e outros 200 (como mínimo) da empresa que recebe o jovem.
Como participar
Para participar é preciso apresentar uma “domanda” (pedido) a partir do dia 1° de julho: os estágios serão retribuídos a partir do dia 1° de setembro. A iniciativa é válida para jovens entre 18 e 30 anos e o estágio deve acontecer em uma empresa. A região separou 30 milhões de euros em três anos: são 10 milhões por ano (mas o valor pode aumentar) que cobrirá 50 mil meses de estágio. Espera-se ajudar 8 mil jovens com este novo projeto.
Na Toscana os jovens “tirocinanti” são 15 mil, dos quais apenas 3 mil recebem algum tipo de reembolso. Se as empresas decidirem assumir o jovem ao fim do estágio com um contrato a tempo “indeterminato”, a Região dará outros incentivos fiscais no valor de 8 mil euros.
“Os jovens toscanos tem direito a nossa atenção porque são a nossa esperança para o futuro” – disse Rossi. O presidente da Região Toscana comentou ainda: “É justo que também em Italia os jovens possam ganhar pelo menos 400 euros ao mês em uma atividade de estágio. É uma questão de cidadania. Tem uma inteira geração que corre o risco de ser excluída.”
Mais Informações:
Site oficial: www.giovanisi.it
Tel. 800.098719 (seg.- sex. das 9.30 às 16)
Info: info@giovanisi.it


Deixe um comentário