O Linkedin é a principal rede social para quem busca um trabalho. Mas se antigamente quando foi criada muita gente simplesmente criava um perfil, publicava o currículo online e deixava ele lá como se fosse uma simples vitrina (como eu, por exemplo hehe), hoje é recomendável usá-lo como uma verdadeira rede social para aumentar suas chances de encontrar um novo trabalho ou parceiros comerciais. Aqui algumas dicas práticas para melhorar as suas chances:
1 – Atualize o perfil
A primeira coisa a fazer é atualizar o seu perfil com uma foto adequada para uma apresentação profissional, um CV atualizado com os últimos trabalhos e cursos. Depois disso é a hora de partir de verdade…
2 – Adicione contatos e tente superar as 500 conexões
Se você tem 501 contatos ou 10 mil o Linkedin vai mostrar sempre com “500+ connections”. Ser uma pessoa bem relacionada e com muitos contatos pode fazer a diferença na hora de ser selecionado por um recruiter. Então adicione todos aqueles seus contatos de trabalho que você tinha preguiça de adicionar porque já se falavam de outras formas (facebook, whatsapp, twitter…).
3 – Dedique seu tempo para compartilhar informações relevantes para o seu setor
Mesmo que você não esteja precisando de um trabalho hoje, é recomendável manter sempre o seu perfil vivo, compartilhando informações relevantes para o seu setor profissional. Hoje o Linkedin possui uma seção para você escrever artigos como se fosse o Facebook, mas ao contrário de compartilhar pensamentos pessoais, é recomendável escrever apenas sobre coisas relacionadas ao seu setor de trabalho. Quanto mais útil forem os seus artigos, mais as pessoas vão se lembrar de você, o que pode contar pontos a favor na hora que você estiver precisando de um trabalho.
4 – Siga as empresas em que gostaria de trabalhar
Comece a seguir as empresas onde gostaria de trabalhar e fique de olho nas vagas abertas , quem sabe aparece algo que encaixe com o seu perfil. De repente ao seguir algumas empresas você vai perceber quais as características mais pedidas para poder se atualizar com cursos que servem para o tipo de vaga que você procura.
5 – Entre para a nossa nova comunidade sobre Trabalho na Italia
Foi criada agora em maio de 2020, em plena emergência coronavirus.
O objetivo é buscar conselhos construtivos para uma nova carreira, um novo trabalho, um novo business.
Vamos trocar ideias, figurinhas, cartões de visitas e construir coisas interessantes?
Entre no nosso grupo Trabalho na Italia no Linkedin!
E depois participe das conversas, sugira temas, faça suas perguntas ali!
Deixe um comentário