Acordo Brasil e CERN acelera desenvolvimento de tecnologias e indústria

08/03/2022 – O Brasil assinou um acordo para tornar-se membro associado do CERN, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, um dos maiores laboratórios de pesquisa em física de altas energias e física de partículas do mundo.

O instrumento foi firmado pelo Governo Federal no dia 3 de março de 2022, em Genebra, pelo Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, e pela Diretora da CERN, Fabiola Gianotti, em cerimônia que contou com a participação do Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Genebra, Embaixador Tovar da Silva Nunes.

Abaixo o astronautra Marcos Pontes explica a importância do acordo no seu canal facebook:

Uma vez ratificado o acordo pelo Congresso Nacional, o Brasil será o terceiro país não europeu a fazer parte desse restrito grupo de produtores de ciência e tecnologia de fronteira. Atualmente 23 países-membros e 10 associados integram a CERN.

Acordo Brasil e Cern, reconhecimento da excelência da ciência brasileira

Após 12 anos de negociações, o Governo do Brasil assinou acordo de associação à Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, um dos maiores laboratórios de pesquisa em física de altas energias e física de partículas do mundo.

A associação representa reconhecimento da excelência da ciência brasileira. O novo status do Brasil permitirá a pesquisadores e empresas do País acesso ao “Grande Colisor de Hádrons de Alta Luminosidade” (LHC) e a outras áreas da CERN, incluindo participação em mercado de licitações da ordem de USD 500 milhões anuais.

A associação facilitará, ainda, o desenvolvimento de tecnologias aplicadas em novos materiais, indústria 4.0, setor aeroespacial, isótopos de saúde, entre outros.

Contribuirá, assim, para o desenvolvimento econômico por meio da inovação tecnológica, que promove incrementos de produtividade, bem como para a criação de novos mercados e de empregos altamente qualificados.

A associação do Brasil à CERN resultou de estreita coordenação entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com o apoio da academia, em particular da Sociedade Brasileira de Física, da unidade de pesquisa subordinada ao MCTI, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI) e da organização social supervisionada pelo MCTI, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM/MCTI), além do meio empresarial brasileiro.

Mensagem de boas vindas do CERN ao Brasil

O Cern publicou também uma mensagem de boas vindas ao Brasil:

Leia também: Internet Festival 2022


Artigo escrito por:

Publicado

em

por

Tags:

Abra sua conta na Binance através deste link e ganhe 20% de desconto nas taxas nas negociaçes spot. Para sempre! Certifique-se que inseriu o seguinte referral id: IX4YCBJL

CARTÃO CRYPTO.COM APP REFERRAL
https://crypto.com/app/zcjm3945gg para criar sua conta Crypto.com e ganhe USD 25,00

Compre online na Loja Amazon Brasilnaitalia

Procurando um lugar onde se hospedar nos seus primeiros dias de Italia?

Utilidades

Seções do site

Os mais lidos

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile